Apps para GPS e trilhas – iPhone IOS e Android

| 25 março, 2013 | 6 Comentários

Algumas pessoas tem me perguntado sobre aplicativos para smartphone/tablet que sejam capazes de marcar e exportar o tracklog das trilhas que eles venham a fazer por aí. Então eu resolvi buscar alguns programas que possuem essas funções de fazer o track das trilhas, bom como outras funções – tanto no Android quanto no IOS. Uma coisa que é importante citar é que nem sempre os telefones conseguem receber bem o sinal do GPS quando estão sob vegetação mais fechada ou mesmo em dias de tempo ruim, o que pode inutilizar o app dependendo do local onde você vai caminhar.

Separei alguns apps que encontrei em pesquisas no Google e nas app stores. Alguns eu conheço, como o Maverick, GPS Essentials e o My Topo Maps para Android – inclusive já usei alguns deles. Não sei como são os apps para IOS (iPhone), mas escolhi os que tinham boas funções e avaliações positivas.

O destaque, na verdade “os destaques”, para iPhone são os três apps – todos com funções boas. Já para Android os que merecem destaque são o GPS Essentials, o Maverick e o My Topo Maps. Outra opção interessante para quem já usa o site é o app do “Wikiloc”, também para Android.

1. Apps para tracklog/GPS iPhone

Como eu citei antes os apps para o IOS não foram testados, me baseei apenas na avaliação e funções úteis deles.

1.1 – GPS KIT

O app trabalha com arquivos KML, KMZ e GPX o que permite uma integração com o Google Earth e o TrackMaker, bem como permite compartilhamentos no Facebook e Twitter. Tem bússola digital, permite segir de um waypoint para outro usando a bússola, informações sobre velocidade média, ritmo e distância, entre outras informações. Segundo o desenvolvedor o GPS Kit usa a máxima precisão do GPS para um track mais eficiente, mesmo em locais onde o sinal da operadora de telefonia não existe.

app para trilha no iPhone

Custo: U$ 9.99
Mais informações e download: https://itunes.apple.com/us/app/gps-kit/id287909017?mt=8

1.2 – Maps 3D

O Maps 3D, como o nome já diz, tem o diferencial de mostrar a rota sobre uma imagem em 3D – o que do ponto de vista da navegação e do planejamento da trip pode ser muito interessante! O app permite descarregar os mapas através de wi-fi ou 3G e usá-los posteriormente sem a presença de uma conexão de dados, o que é o normal em ambiente outdoor. Ele permite compartilhar os tracks via Twitter e Facebook, marcar waypoints e pontos de interesse (POIs), mostra informações sobre distância, velocidades, altitude e o quanto falta percorrer, entre outras funções!

mapas 3D de trilhas pro iPhone

Custo: U$ 1.99
Mais informações e download: https://itunes.apple.com/us/app/Maps-3d/id391304000?mt=8

1.3 – Trails

Exporta e importa GPX, exibe informações sobre distância, altitude e velocidade, faz a gravação do track sem precisar de internet (porém para exibir o mapa é necessário uma conexão – ponto ruim do app), exibe as distâncias em kilômetros ou milhas, permite editar waypoints diretamente no mapa, etc. O ruim dele é esta questão de não trabalhar com mapas offline, infelizmente!

app Trails

Custo: U$ 3.99
Mais informações e download: https://itunes.apple.com/app/trails-gps-tracker/id289190494?mt=8

2. Apps para tracklog/GPS Android

2.1 – My Topo Maps

Esse foi um app que eu gostei muito! Principalmente por ajudar no planejamento de trilhas mostrando o mapa topográfico do local e por marcar com latitude e longitude um ponto qualquer no mapa. A versão PRO (paga) permite armazenar mapas para consulta offline. Um diferencial interessante é que ele permite sobrepor o mapa topográfico com um com imagens de satélite, permitindo uma melhor “leitura” do terreno, como mostra a imagem abaixo:

Trimble Outdoors app

Note que existe um cursor em forma de cruz que pode ser posicionado para determinar a latitude/longitude de um ponto no mapa

É possível marcar e identificar waypoints no mapa, bem como localizar um ponto através da sua latitude/longitude, bem como marcar dois pontos e determinar a distância entre eles (em linha reta). O mesmo desenvolvedor tem outro app chamado “Trimble Outdoors Navigator“, igualmente gratuito e que permite a gravação das rotas usando o GPS do aparelho celular/tablet.

Custo: gratuito
Mais informações e download:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.trimble.outdoors.mapviewer&feature=search_result

2.2 – Maverick (versão gratuita)

O Maverick é um dos melhores aplicativos para mapas e GPS do sistema Android, pelo menos na minha opinião, ele permite a gravação de tracklogs em GPX, compartilhamento da posição atual ou planejada nas redes sociais, informa uma série de dados (altitude, dados de velocidade, latitude/longitude e bússola), possui uma série de mapas diferentes com um destaque para o mapa de transportes urbanos que pode ajudar os viajantes a se acharem e o mapa para ciclistas que mostra as lojas de bike por perto. É um app bem completo realmente, vale um teste!

Mapa de transportes Maverick

Mapa de transportes públicos do Maverick, marcando algumas linhas de ônibus da orla carioca e as estações de metrô

Maverick  mapa para ciclistas

Detalhe interessante um mapa para ciclistas que mostra as ciclovias e lojas de bike ao redor (ícones amarelos).

Custo: gratuito
Mais informações e download:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.codesector.maverick.lite

2.3 – Wikiloc

Útil para quem já usa o site do Wikiloc.com, este app de mesmo nome permite acompanhar sua trip no mapa, incluir fotos e gravar o tracklog da trip no seu aparelho, bem como compartilhar o material no Facebook ou no Wikiloc.com. Vale o teste para quem curte o portal, eu não usei.

Wikiloc

Custo: gratuito
Mais informações e download:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wikiloc.wikilocandroid&feature=search_result

2.4 – GPS Essentials

Outro canivete suíço do Android quando o assunto é GPS, tracklog e afins. Disponibiliza uma série de informações úteis – latitude, longitude, velocidades, número de satélites, horários do nascer e pôr do sol, fase da lua e muito mais! Permite marcar waypoints, gravar tracklogs, ver gráficos, adicionar fotos… A interface é bem simples, mas funcional – permite exportar os dados para KML ou GPX e inclusive fazer o upload para o Dropbox. Aceita a importação de arquivos em KML. Vale muito um teste.

Custo: gratuito
Mais informações e download:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mictale.gpsessentials

Tags: , , , , , , , ,

Categorias: Geral

Mario Nery

Publicado por Mario Nery ()

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking
  • Ademir A. Jeronimo

    Tem também o Oruxmaps,muito bom utiliza mapas on e off line, recomendo.
    http://www.oruxmaps.com/

  • Pingback: Apps para GPS e trilhas – iPhone IOS e Android | Mundo Tecnológico()

  • Pingback: Como utilizar o GPS | Trekking Ambiental()

  • http://www.extremeecoadventure.com.br marcelo

    Olá, tenho uma agencia de turismo na chapada diamantina e estou precisando de um programa que marque as trilhas, mostre mapa de terreno ou similares e principalmente funcione em locais sem internet nem sinal de telefone….

    obrigado,
    Marcelo

  • Aleomar de Lima Santana

    Oi. Moro na região amazonica, no esta do de Roraima, região de muitas serras e selva, gostaria que alguém me indicasse um app gps mais adequado para trilhas na selva. Obrigado.

    • http://trekkingbrasil.com Mario Nery

      Aleomar neste caso o melhor é comprar um GPS de verdade, os receptores de celular são bons em alguns aparelhos mas caso você entre em áreas de floresta densa eles irão te deixar na mão… Por isso mesmo o único uso que eu faço do GPS no celular é na estrada ou na corrida. De resto eu vou com um Garmin 60CSx que eu tenho faz alguns anos.