Calça impermeável Climatic – Trilhas e Rumos

| 24 fevereiro, 2012 | 8 Comentários

Na nossa última viagem para Bolívia levamos alguns equipos da Trilhas e Rumos para usarmos e revisarmos lá. A Calça impermeável Climatic foi um deses itens. A função dela para nós lá na Bolívia é bem simples: proteger de vento, chuva e ser usada na neve como camada externa para as pernas, evitando problemas com a umidade e com os ventos frios das montanhas.

Calça impermeável trilhas e rumos A calça possui uma série de itens bem pensados, como a abertura da parte inferior da perna através de um conjunto de zíper, velcro e botões de pressão que facilita o ato de vestir a calça mesmo que a pessoa esteja com botas; os joelhos e outros pontos chave possuem uma camada extra de tecido ripstop para aumentar a proteção contra abrasão; os bolsos frontais são em diagonal com puxadores grandes o suficiente para serem manuseados mesmo com luvas e com uma cobertura que protege o zíper e assim evita a entrada de água em caso de chuvas mais fortes; A regulagem da cintura permite uma certa folga na numeração, existe um elástico na parte de trás da cintura e dois ajustes com velcro nas laterais que permitem um ajuste mais “fino” na cintura do usuário, e se ainda assim não ficar legal ela conta com passadores para cinto; o forro interno é feito em tela o que dá um bom conforto e permite uma eliminação do vapor caso o usuário deixe os bolsos abertos; na parte de baixo da perna o forro interno é em nylon, melhorando o aquecimento, item importante em situações de frio mais pesado; para finalizar as costuras são todas seladas por fitas, o material usado é o tecido chamado comercialmente de Dry Tech e a coluna d’água é de 1200mm.

O material usado na Climatic é o mesmo usado em um anorak da Trilhas e Rumos que eu tenho há uns 6 anos mais ou menos e que nunca me deu problemas ou precisou de algum tipo de manutenção, por isso mesmo eu já tinha uma ideia de como seria a Climatic em termos de desempenho e ela cumpriu muito bem a função dela lá na Bolívia.

Vale citar que calças impermeáveis não devem ser usadas em clima quente ou elas vão funcionar como uma sauna para o usuário. As calças impermeáveis – e a Climatic não foge desta regra – são feitas para climas mais frios ou para situações onde você não vai se mover tanto, ou seja, onde você não vai caminhar com essa calça ao ponto de suar. Eu uso calças impermeáveis em duas situações: acampamentos em montanha no inverno brasileiro (principalmente para dormir caso esteja muito frio) e alta montanha.

Outro ponto muito positivo da Climatic é que ela não é volumosa ou pesada! Uma ótima opção de calça impermeável para reduzir o peso na mochila sem abrir mão da segurança. Realmente eu gostei bastante dela. Confiram mais detalhes da Climatic no vídeo abaixo:

Avaliação e Nota final – 4.5 (No total de 5 pontos)

Produto: Calça Impermeável Climatic
Uso: Climas frios, acampamentos em locais frios, alta montanha (até uns 5 mil ou 6 mil metros, em conjunto com outras camadas de calças)
Fabricante: Trilhas e Rumos
Site da marca no Brasil: www.trilhaserumos.com.br
Preço médio: entre R$ 186,00 e R$ 210,00

Ponto positivos: pouco peso, pouco volume, boa coluna d’água, ajuste flexível na cintura, abertura na parte de baixo permitindo a passagem da calça mesmo com botas e reforços com tecidos ripstop.

Pontos negativos: até o momento não detectamos.

Perfil de usuário: pessoas que vão para ambientes frios e com neve (montanha e ski), pessoas que fazem travessias e trekkings mais longos em montanha nos períodos de inverno no Brasil.

Avaliações e Nota Final

Visual★★★★★ 
Acabamento★★★★★ 
Resistência★★★★★ 
Conforto★★★★★ 
Multiuso★★½☆☆ 
Facilidade de uso★★★★★ 
Nota Geral★★★★½ 

Comentários e Extras

A perda de pontos no quesito multiuso é somente pelo fato de que a calça não se adapta a qualquer ambiente (o que acontece com esse tipo de produto normalmente), de maneira alguma essa perda de pontos invalida ou prejudica a nossa avalização do produto, a Climatic funciona muito bem no que ele se propõe a fazer.

Medidas dos Tamanhos:
PP – Altura: 96cm, Cintura: 76 cm
P – Altura: 99cm, Cintura: 84 cm
M – Altura: 104cm, Cintura: 88 cm
G – Altura: 107 cm, Cintura: 92 cm
GG – Altura: 111cm, Cintura: 96 cm

Para comprar a Calça Climatic:

Tags: , , , ,

Categorias: Equipamentos e Reviews, Vestuário

Mario Nery

Publicado por Mario Nery ()

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking

Comentar este artigo:



Comente usando o Facebook ou se preferir use o formulário mais abaixo


Comentários (8)

Trackback URL | RSS dos comentários

  1. Camila disse:

    Sempre achei essa calça bacana, mas acho que não fazem feminina. Aliás, a T&R tem esse problema. Até onde eu sei, não fazem calças femininas.

    • Mario Nery disse:

      Isso mesmo que a Elque comentou abaixo… Nem todas as marcas se preocupam com o público feminino. Claro que existem diferenças de corte, mas devemos lembrar que modelos ajustados, cintura baixa e afins também não são itens que devem ser pensados por parte dos fabricantes, não no quesito de roupas técnicas para ambientes complicados, como o gelo/neve. Roupas pra montanhismo na minha opinião devem se manter longe desse quesito de corte fit ou afins. Agora casacos e calças para uso em clima frio mas que não são para uso técnico aí sim, acho que essas poderiam ter cortes modelados. Para uso urbano em viagens ou algo equivalente.

  2. Elque Silva disse:

    Oi Camila

    A grande maioria das marcas( não só a Trilhas & Rumos) não tem modelos femininos de vestuários/calçados muito técnicos.

  3. Cissa disse:

    Essa linha é ótima como corta vento, porém perde a impermeabilização muito rápido, mesmo lavando direitinho. E não recomendaria pra climas muito frios nem altitude de 5-6 mil como dito, mesmo com mais camadas por baixo, a não ser que você esteja em ambiente interno e insulado. Acho que essa linha da Trilhas e Rumos segura bem o frio brasileiro, e só.

  4. Paulo disse:

    Galera vocês estão de parabens, sempre curti ler o site. sempre deu varios macetes para minhas trips.
    apos alguns anos de experiencia estou começando a escrever o meu.
    se puderem ajudem a divulgar

    abraços

  5. Paulo disse:

    Galera vocês estão de parabens, sempre curti ler o site. sempre deu varios macetes para minhas trips.

    apos alguns anos de experiencia estou começando a escrever o meu.
    se puderem me ajudem a divulgar

    abraços

    http://feijaodelatinha.blogspot.com.br

  6. Fernando Bueno disse:

    depois de ler um dos comentários negativos, peguei a minha e testei como ainda não havia feito; vesti e fui para o chuveiro, deixei a água fria cair apartir da parte superior das coxas, por alguns minutos, e gostei do resultado; não molhei nada, a calça ficou toda molhada por fora, mas eu fiquei sequinho, com exceção é claro dos pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *