RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Catálogos e manuais dos canivetes suíços da Victorinox

Canivetes suíços são uma pequena paixão pra mim. Tenho alguns da Victorinox e também um da Wenger. E ainda tenho vontade de adicionar ao menos um modelo da Swiza e mais algumas peças na minha pequena coleção. A ideia era escrever um texto simples com os links para os catálogos e manuais da marca, porém eu acabei indo além disso e reuni aqui outras informações e links úteis.

Meu gosto por eles começou por influência do meu pai, quando eu era criança. Além disso, devo admitir que o seriado MacGyver também tem uma certa parcela de culpa. Atualmente é muito raro eu sair de casa sem ao menos um pequeno MiniChamp Alox no bolso. E volta e meia eu uso alguma das ferramentas dele, seja a lâmina, tesoura, chave philips ou o abridor de garrafas.

Canivetes suíços

Aqui tudo começou, curiosamente, com um Wenger (presente do meu pai, que é o primeiro vermelho debaixo para cima). E aos poucos outros foram chegando.

Essa paixão não é uma exclusividade minha, uma consulta nas redes sociais e ferramentas de busca por termos como: Swiss Army Knife ou SAK, irá retornar uma série de resultados diferentes. Desde grupos, fóruns e sites dedicados ao assunto até perfis de pessoas que são verdadeiros especialistas em customizar esses canivetes. Um canal interessante no YouTube é o SAK Brasil. Existe um grupo com o mesmo nome que pode ser encontrado no Facebook. O que eu posso dizer sobre o grupo é: se você é um(a) apaixonado(a) por esses canivetes lá é um ótimo lugar para aprender mais, trocar ideias, comprar ou vender canivetes – não só os Victorinox, mas também os Swiza, Wenger e até eventualmente algum GAK – German Army Knife.

Ao longo dos anos a Victorinox criou peças que foram muito além das funções militares dos primeiros modelos. Existem canivetes voltados para diversos perfis de usuários, sejam eles fazendeiros, jardineiros, executivos, garçons, trilheiros, viajantes, campistas, bombeiros/resgatistas, pescadores, cavaleiros, apreciadores de queijos, velejadores, canivetes específicos para o ajuste de algumas armas e tantos outros mais! São vários tamanhos e modelos diferentes, alguns deles possuem apenas uma função e outros contam com até 81 ferramentas! Pequenos e discretos, com apenas 58mm ou em formato de “cartão”; ou grandes e mais robustos, com tamanhos que podem chegar até 130mm (13cm) e com trava na lâmina. Isso sem falarmos dos modelos da Wenger, com suas talas (laterais) com um desenho diferente; dos SwissTools – as multiferramentas da Victorinox; das ferramentas para esportes (bike e golfe) e da linha de faças para cozinha e facas outdoor.

Para os colecionadores as possibilidades são infinitas. Desde variações de cores e ferramentas em um mesmo modelo ao longo dos anos até modelos personalizados com marcas, brasões militares, edições especiais comemorativas, materiais diferentes nas talas (como alumínio e madeira), canivetes com nomes de cidades, etc. Uma boa opção para ampliar a coleção sem gastar muito dinheiro é comprar peças usadas em sites como o Mercado Livre ou o Ebay. Outra “vantagem” óbvia disso é a possibilidade de comprar modelos que já saíram de linha ou que possuem alguma personalização. Aqui no Brasil, eu já fiz compras e indico, este vendedor do Mercado Livre. Os canivetes comercializados por ele estão exatamente como a descrição dos anúncios e vem afiados, limpos e lubrificados.

Outras lojas interessantes são: a loja oficial da Victorinox no Brasil, a Ponto 40 (ainda não comprei lá) e Loja Alta Montanha. Além disso, para os colecionadores mais sérios, existe uma loja no México com modelos raros por aqui, trata-se da “La Navajeria“. Entretanto, não sei se eles entregam no Brasil e qual seria o custo.

Canivetes Suíços Victorinox

Guia de tamanhos do Catálogo 2015 da Victorinox

Um pouco da história da Victorinox e dos canivetes suíços

Originada em uma oficina de cutelaria em 1884, a Victorinox é sinônimo de qualidade, funcionalidade, inovação e design icônico há mais de 130 anos (completados em 2014). Hoje em dia, a Victorinox é uma empresa global com seis categorias de produtos: Canivetes do Exército Suíço, Cutelaria para uso doméstico e profissional, Relógios, Artigos de viagem, Vestuário e Fragrâncias.

1909 – Após a morte de sua mãe, Karl Elsener escolhe seu primeiro nome, Victoria, como o nome da marca e registra o emblema com a cruz e o escudo como marca comercial. Hoje em dia, ela é uma marca comercial em mais de 120 países.

1921 – A invenção do aço inoxidável foi um desenvolvimento altamente significativo para o setor de cutelaria. “Inox” é o termo internacional para aço inoxidável. A combinação das duas palavras “Victoria” e “Inox” define o nome da empresa e marca de hoje em dia – Victorinox.

1945 – O Canivete do Exército Suíço torna-se conhecido em todo o mundo. Soldados norte-americanos destacados na Europa o compram em grandes quantidades e ele começa a ser uma lembrança popular para levar para casa.

2005 – A Victorinox adquire a consagrada fabricante de relógios e canivetes Wenger SA em Delémont e a permite operar como uma subsidiária independente.

2013 – A Victorinox integra o negócio de canivetes Wenger na marca Victorinox.

(Fonte: site da Victorinox Brasil)

……

Segundo palavras do próprio CEO da empresa em um dos vídeos abaixo, após os ataques de 11 de setembro nos EUA as vendas de canivetes suíços caíram cerca de 30% por causa das proibições e impostos extras. Com isso a empresa precisou arrumar soluções criativas para realocar funcionários em outros postos de trabalho. Assim eles começaram a ampliar a linha de produtos para itens que iam além dos famosos canivetes – como perfumes, malas, mochilas e relógios, por exemplo. Outra medida foi direcionar as vendas para países emergentes, como a China e a Rússia.

Os vídeos abaixo estão em espanhol, mas agregarão muito conhecimento e informação para quem tem interesse no assunto e na marca. Dentre elas eu destacaria o processo de montagem, as falsificações chinesas, os modelos que nunca foram lançados e as miniaturas. Tudo devidamente exposto no Swiss Knife Valley Visitor Center, na Suíça.

Manuais e catálogos da Victorinox em PDF

Para felicidade daqueles que são ávidos por informação existem manuais e um catálogo para download no site da Victorinox Brasil. São dicas de cuidados, instruções de uso e detalhes sobre todas as funções disponíveis nos modelos da marca. Para baixar os documentos basta acessar: Victorinox Brasil – Downloads

Outros catálogos, como o de facas de cozinha e roupas e acessórios, podem ser encontrados no site internacional da Victorinox.

Catálogo Victorinox

SAK

As diversas funções que podem ser encontradas em um canivete suíço


Leia também

Review do LifeStraw – filtro de água portátil

Review of: Filtro LifeStrawAcessório outdoor, filtro: Elque SilvaReviewed by: Elque SilvaRating:3On 20 maio, 2015Last modified:10 agosto, 2015Summary:Veja a nossa avaliação

Lanterna de cabeça Illumis da Mormaii

Lanternas são um item obrigatório na mochila de qualquer pessoa que caminha por aí. Muita gente ignora mas existe uma

Review da CamelBak Chute 1 litro

Review of: CamelBak Chute 1 LitroProduct by: Mario NeryReviewed by: Mario NeryRating:5On 3 junho, 2016Last modified:3 junho, 2016Summary:Avaliação da garrafa

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


Sem comentários

Deixe sua opinião
Opa! Sem comentários ainda!Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe a sua opinião