Mapa Meteorológico Rastrear embarcações RSS Facebook Google Plus Twitter YouTube Instagram Pinterest





Corrida dos Andes – Cruce de los Andes

Nesse mês de fevereiro ocorrerá a 10ª edição da Corrida dos Andes, evento da marca Columbia. O desafio teve sua primeira edição em 2002, contando com apenas 300 participantes. Hoje esse número passa dos 1500. Com 100 km, dividida em três dias – cada dia terá de 30 a 35km, com duração de 3hs a 9hs. O objetivo é cruzar os Andes entre a Argentina e o Chile. A equipes são divididas em duplas: homens, mulheres e mistas. Como regra básica a dupla tem que correr todo tempo junta.

cruce de los andes

São trilhas incríveis passando por vulcões, lagos, picos nevados, florestas, áreas rochosas. A altidude varia entre 1.100m e 2.200m.

Cruz dos andes corrida

Todo equipamento que será usado pelas duplas (barraca, saco de dormir, roupa seca, material de higiene pessoal e ainda alimentos para o café da manhã), é previamente deixado em cada base em um container de plástico. Cada equipe é responsável pela arrumação do container, montagem das barracas e alimentação.

cruce de los andes

É uma corrida que exige tanto do lado físico, quanto do psicológico. Apesar de acontecer no verão, as variações climáticas são enormes, os competidores podem encontrar: frio, neve, ventos intensos e chuvas pesadas. O Brasil contará com 80 duplas, entre elas atletas de peso, campeões de edições anteriores do desafio e do Ultraman do Havaí.

cruz dos andes corrida de aventura

 
Para maiores detahes visitem o site oficial da competição : http://www.columbiacruce.com/

Assistam o vídeo de apresentação da edição de 2010


Leia também

10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha Banff Rio – Dia 4

Último dia do Festival de Filmes de Montanha aqui no Rio. Este dia foi dedicado aos filmes da mostra Banff,

Rapel, a popularização da técnica e o prejuízo disso

Rapel – do francês “rappel” (opa, quase um curso de instrução isso aqui) – técnica desenvolvida na França em 1879

Rapeleiro??

Eu tenho recebido muitos emails solicitando explicações sobre como são os nós, técnicas e métodos de ancoragem para o rapel.

Elque Silva

Elque Silva

Apaixonada pelas coisas boas da vida: montanhas, trilhas, aventuras, viagens e amigos. Trabalha na área de Administração. Me siga no Twitter: @elquetrekking