RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Review da Mochila NTK Nazca 40

Product by:
Mario Nery

Reviewed by:
Rating:
4
On 7 setembro, 2017
Last modified:17 novembro, 2017

Summary:

Avaliação da mochila NTK Nazca 40L, um modelo ideal para uso urbano ou em pequenas viagens, mas que também funciona para trilhas curtas.

A Mochila NTK Nazca 40 funciona muito bem para quem precisa de uma mochila versátil que pode ser usada em situações diferentes, tais como: pequenas trilhas, uso diário e viagens – seja como mochila principal ou como mochila de mão. A Nazca 40 é espaçosa e bem dividida, isso faz dela uma mochila perfeita para o uso urbano ou para viagens rápidas – duas situações em que ela funcionou muito bem durante os testes.

Mochila Nazca 40 NTK

A Nazca 40 cheia com tudo que foi usado para fazer as fotos deste review

Bolsos e compartimentos da Nazca 40

São 4 espaços diferentes fechados por zíperes – alguns deles possuem zíperes duplos e todos contam com puxadores. Estes espaços possuem formatos diferentes, o que facilita o uso de cada um deles para uma função diferente. Por exemplo: o bolso frontal vertical pode ser usado para guardar mapas durante um passeio urbano ou trilha, mas também pode ser usado para acomodar um par de chinelos durante uma viagem. Já o bolso menor que vem logo após pode ser usado para acomodar um fone de ouvido dobrável, durante o meu uso esse bolso transportou com folga meu fone de ouvido supra auricular da Philips.

Bolso frontal da mochila

O bolso vertical pode ser usado para muitas coisas, dentre elas guardar um mapa ou um par de chinelos!

NTK Nazca 40

Esse bolso pode ser usado para itens menores, mas ele tem espaço de sobra para um fone de ouvido dobrável!

Os outros bolsos são mais espaçosos e irão servir para separar seus objetos menores, inclusive um deles conta com pequenas divisões onde você poderá colocar canetas, pendrives, cartões de memória, um bloco de notas, etc. Este mesmo bolso ainda tem espaço de sobra para você transportar uma necessaire, uma bolsa organizadora para cabos ou até mesmo um par de calçados extra!

Divisões da mochila

Esse bolso tem espaço suficiente para acomodar um par de calçados extras e outros objetos menores nas divisões.

O compartimento principal oferece espaço suficiente para algumas mudas de roupa e conta com um bolso para notebook – testei com o meu de 14 polegadas e coube perfeitamente, inclusive com a capa de neoprene. Esse bolso também pode ser usado para acomodar um reservatório de água, porém o reservatório não fica muito bem nele, já que não existe nenhuma alça para pendurá-lo. Outro comentário importante: a fita vermelha que fecha este bolso deveria ser maior ou ficar posicionada um pouco mais acima. Na posição atual ela não funciona para prender um notebook de 14 polegadas, infelizmente. Mas isso não impede o uso do bolso para transportar o note.

Mochila Nazca 40 Nautika

Compartimento principal da Nazca – espaço para um notebook de 14 polegadas, algumas roupas, uma necessaire pequena e outros itens menores.

O compartimento principal também oferece espaço suficiente para transportar uma bolsa com equipamentos fotográficos, incluindo uma câmera DSLR, lentes, filtros e outros acessórios. A Nazca 40 se encaixa bem nessa função de mochila para uma saída fotográfica, tanto em uma trilha mais curta quanto na cidade. Se o seu tripé for compacto e leve será melhor ainda!

Mochila Nazca 40

Em uso durante uma caminhada na Ilha do Mel – Paraná. Neste dia ela estava carregada com meu equipamento fotográfico.

Além disso, a Nazca 40 conta com dois bolsos na barrigueira – um de cada lado – e dois bolsos em tela nas laterais, que podem ser usados para transportar garrafas ou algum outro objeto.

Na trilha a Nazca se saiu bem, mas as divisões internas e o design da mochila não são os melhores para este uso, mas ela funcionará dependendo do percurso/ambiente. Fiz várias trilhas de um dia na Ilha do Mel e em Florianópolis usando a Nazca, e nessas situações ela não decepcionou. Porém, para trilhas longas com pernoite e mais equipamentos ela não será tão funcional e nem tão confortável.

Em uso na Ilha do Mel

Nazca com a capa de chuva durante um dia chuvoso na Ilha do Mel – Paraná.

Na foto abaixo a Nazca aparece com tudo que ela pode levar para uma viagem curta de trabalho ou de final de semana. Substituindo um ou outro item seria possível encaixar um casaco nesta arrumação, principalmente se a pessoa usar roupas menores.

Mochila Nazca 40 NTK

O espaço na Nazca é perfeito para o uso urbano e para pequenas viagens!

Mochila Nazca

Sendo usada como mochila de mão em um voo nacional.

Costado, barrigueira, alças, fitas de compressão e capa de chuva

O costado da Nazca 40 é composto de duas faixas acolchoadas, permitindo a ventilação na área central. A barrigueira é simples, mas cumpre o seu papel quando o usuário precisa dela. As alças são acolchoadas e largas. No primeiro uso as alças parecem duras, mas aos poucos o material vai cedendo e elas ficam um pouco mais confortáveis. Somente duas coisas me desagradaram nesta mochila: a ergonomia das alças e o material interno que divide os bolsos.

Mochila Nautika 40 litros

Detalhe do costado, alças e barrigueira

As alças são costuradas retas no costado, isso faz com que elas não tenham o melhor caimento nos ombros – ao menos em mim que sou mais magro. Esse detalhe faz com que a carga da mochila não seja distribuída quando a alça passa pelo ombro, ficando concentrada no lado da alça mais próximo do pescoço. Se você usar a barrigueira fechada isso não será um problema, pois a mochila aliviará a carga das alças na barrigueira. Porém, se você não fechar a barrigueira – o que é comum durante o uso urbano – as alças poderão incomodar seu ombro se a mochila estiver mais pesada. Um detalhe: alguns amigos que experimentaram ela não reclamaram disso, porém eles não eram magros como eu sou.

As fitas de compressão laterais auxiliam muito na compactação da mochila quando você não está usando todo o espaço dela. Além disso, a mochila conta com fita de peito com apito, alça de mão e uma capa de chuva embutida. Por falar na capa, ela funcionou muito bem quando precisei, mas tem um pequeno problema: não existe nenhuma fivela ou gancho para fixar a capa de chuva na mochila quando ela está em uso, nem mesmo por dentro do bolso onde ela fica guardada. Isso pede uma certa atenção do usuário já que ela pode ser arrancada e sair voando durante uma ventania…

Outro detalhe: a Nazca veio com um par de fivelas extras para substituição das fivelas das fitas de compressão. Até hoje eu não precisei usar, as fivelas originais estão perfeitas até o momento (ela tem cerca de um ano de uso – setembro de 2017).

A mochila também conta com loops para fixação dos bastões de caminhada ou piolets.

Conclusões

A Nazca é uma boa mochila para para uso urbano ou em viagens. Ela também funcionará sem problemas em trilhas mais rápidas, mas seu espaço não será tão bem aproveitado quanto no uso urbano onde os bolsos e compartimentos farão a diferença na hora de organizar seus pertences. Note que ela não é uma mochila para grandes cargas!

Essa mochila demonstra claramente a evolução da Nautika (NTK) em relação aos modelos anteriores, mas a Nazca 40 ainda não é perfeita, ela pode melhorar no conforto das alças e na qualidade do tecido usado internamente. Se a NTK fizer essas melhorias eu acredito que esta mochila poderá ser o modelo favorito de muita gente, seja para o dia a dia ou para as viagens rápidas, ainda mais se levarmos em conta a relação custo x benefício dela.

Avaliação da mochila NTK Nazca 40L

  • Produto: Mochila NTK Nazca 40
  • Uso: trilhas curtas, uso urbano e viagens
  • Fabricante: NTK (Nautika)
  • Site da marca/representante: http://www.nautikalazer.com.br
  • Peso: aproximadamente 1,05kg
  • Capacidade: 40 litros
  • Cores: amarelo com detalhes em vermelho ou preto com detalhes em cinza

Pontos positivos e negativos

  • Pontos positivos: muitas divisões úteis, bolso para notebook e um ótimo espaço geral, fitas de compressão funcionais e capa de chuva embutida.
  • Pontos negativos: as alças não são muito confortáveis, principalmente quando a barrigueira não está em uso. O material interno usado para separar as divisões da mochila poderia ser mais resistente, o que permitiria um uso melhor dela para transportar livros ou outros objetos com “quinas” que podem machucar o tecido interno mais facilmente. Capa de chuva não possui nenhum recurso que evite que ela saia voando por causa do vento quando está em uso.

Para comprar a Nazca 40

Explicando a pontuação:

Materiais: o item perde pontos por causa do tecido usado na parte interna da mochila que poderia ser mais resistente. Bem como os zíperes, que poderiam ser de uma marca melhor – ainda que não haja problema algum com eles atualmente.

Conforto: a ergonomia das alças faz com que a Nazca perca pontos neste quesito.

Acabamento: nada muito grave neste quesito, apenas algumas linhas sobrando e o tamanho da fita que faz o fechamento do bolso para notebook, que poderia ser maior. Além disso, a falta de uma fivela para prender o reservatório de água também foi levada em conta aqui.

Facilidade de uso: perde um ponto por causa do detalhe da capa de chuva.

Visual
20no total de 5
Materiais
12no total de 5
Acabamento
15no total de 5
Conforto
12no total de 5
Multiuso
16no total de 5
Peso
20no total de 5
Facilidade de uso
16no total de 5
Capacidade / Espaço
20no total de 5

4.19

4.19 no total de 5
no total de 5 pontos

Leia também

Colchão Inflável Sleep – Guepardo

Hoje vou falar de mais um produto da Guepardo : Colchão Inflável Sleep para Casal. Eu, sinceramente, não gostava desses colchões

Tracklog Travessia Transmantiqueira

Travessia da Transmantiqueira realizada em 2015 pelo Tiago Korb e Luciana Moro, durante 13 dias. Informações gerais: Trilha: Transmantiqueira Dificuldade:

Pote e Squeeze de silicone com tampa – Guepardo

A Guepardo lançou o pote e squeeze dobráveis de silicone. O que diferencia de outros no mercado é que esses

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


2 comentários

Deixe sua opinião
  1. Castro
    Castro 10 novembro, 2017, 20:11

    Muito bom review Mário, mas em termos de versatilidade vc acha que a Nazca perde para a Crampon 44?

    Responda este comentário
    • Mario Nery
      Mario NeryAuthor 11 novembro, 2017, 13:12

      Oi Castro, depende do perfil de uso! Na minha opinião a Crampon 44 é mais robusta e melhor para viagens curtas e uso em trilhas – e funcionaria melhor com mais carga. Já a Nazca tem um perfil bem mais “urbano”, ela também faria umas trilhas menores e com menos peso, mas não se sairia tão bem quanto a Crampon nesta situação. E o contrário também acontece, isto é: a Nazca é mais funcional para uso urbano do que a Crampon 44! Ou seja, faça a sua escolha baseando-se no uso mais comum que você dará para a mochila! Abs.

      Responda este comentário

Deixe a sua opinião