Roupas para frio e neve

| 10 novembro, 2008 | 173 Comentários

O Projeto Mochilão Machu Picchu 2009 anda de vento em popa. A equipe já se conheceu e o roteiro e custos já foram definidos. Agora estamos na fase de comprar os equipamentos necessários, com atenção especial para o material de frio como roupas, botas e sacos de dormir. Vamos ver como funciona o sistema de roupas para neve que faz a proteção do montanhista durante a caminhada/escalada.

Nosso mochilão é um pouco diferente da maioria dos outros mochilões para Machu Picchu, isso porque temos uma dose razoável de montanhas e passeios em locais frios. Iremos entrar na Bolívia e nosso primeiro desafio será o Salar de Uyuni, um deserto de sal onde as temperaturas podem atingir até -20 graus durante o inverno (período do nosso mochilão). Depois do Salar teremos uma escalada ao vulcão Licancabur, com 5916 mts de altitude. Uma escalada que começa de madrugada, no escuro. Depois do Licancabur iremos continuar nosso caminho sem grandes montanhas, até atingirmos a trilha Salkantay para Machu Picchu. Serão 4/5 dias de trilha com até 4700 mts de altitude.

Após conhecer a cidade sagrada dos incas iremos continuar nossa viagem até La Paz. Na capital boliviana teremos mais duas montanhas para fazer: Chacaltaya (5400 mts) e se tudo correr bem Huayna Potosí­ (6088 mts). Chacaltaya é uma montanha tranquila sem maiores dificuldades além da altitude. Já o Huayna Potosí­ é uma montanha mais técnica, ela é o nosso maior desafio. Uma escalada de 7 horas para atingir o seu cume. É nela que todo o equipamento disponí­vel e mais alguns materiais extras serão usados.

Basicamente o sistema de isolamento de calor para montanha funciona em camadas, em geral três camadas ou mais dependendo da necessidade e do frio local. Todas as camadas são importantes.

Sistema de camadas para roupas de frio e neve

1. Underwear, a primeira camada

A primeira camada é conhecida como “underwear” ou como “segunda pele”, trata-se se uma roupa de tecido sintético bem justa semelhante as usadas pelas mulheres para malhar e que aqui tem a função de eliminar o suor da pele e manter o corpo aquecido. Usaremos um conjunto completo, que inclui blusa, calça, luvas e em alguns casos meias.

Blusa e calça underwear

2. Fleeces, a segunda camada

A segunda camada é composta por um ou mais casacos de tecido polar. Este tipo de tecido que recebe vários nomes diferentes (Polartec, Windstopper, Polarwarm, Microfleece, Pile, Thermotex…) tem a função de reter o calor do corpo. Isso acontece devido a estrutura deste tipo de tecido. Essa camada pode ser composta de mais de um casaco, aumentando ainda mais o isolamento. Eu costumo recomendar o uso de duas camadas de fleece para locais muito frios. No meu caso eu vou levar um fleece de 300 e um de 200. Essa numeração indica a eficiência dos casacos, quanto maior o número mais eles aquecem. A escala vai de 100 até 500 – que eu saiba.

Casacos de fleece

3. Anoraks, a terceira camada

De todas as camadas essa é a mais técnica, principalmente quando se vai fazer esforço em alta montanha. Os anoraks para este tipo de situação tem que ser projetados cm membranas especiais que permitam a passagem do suor para fora mas não deixem a água e o vento entrar. É o que chamamos de anoraks impermeáveis/respiráveis. A principal membrana usada nesses tipos de anoraques é a Gore-tex. O custo desses anoraks é bem alto se comparado com os casacos criados para a realidade brasileira, que em geral não são respiráveis. Mas qual é a importância deste detalhe em alta montanha??

Os anoraks comuns (não respiráveis) podem funcionar como uma sauna e acumular o suor dentro da roupa, esse acúmulo de suor irá gerar gelo dentro da roupa e o resto eu não preciso nem explicar… Hipotermia e uma aventura estragada.

A função do anorak não é esquentar mas proteger da umidade e do vento. Impedindo esses de entrar e permitindo ao suor sair. Esses anoraks respiráveis são importantes quando existe movimento que gere calor, agora, se o seu caso for apenas um trekking leve ou uso dentro de um acampamento/abrigo os anoraks não respiráveis podem funcionar. Já vi relatos de pessoas usando anoraks não respiráveis em acampamentos base de 4700 mts sem problemas e inclusive no cume do Aconcágua…

Anoraks impermeáveis e respiráveis

E nas pernas como funciona o isolamento?

Exatamente como na parte superior do corpo. As pernas são protegidas por trás ou mais camadas de roupa, incluindo uma segunda pele, uma calça de fleece e uma calça impermeável. Além disso em locais de muita umidade ou neve recomenda-se o uso de polainas que cobrem a região que fica entre o cano da bota e a boca das calças, isso evita a entrada de umidade e vento.

Mãos e pés, o que usar?

Para as mãos o ideal é um sistema de camadas de luvas assim como acontece no resto. Usaremos uma camada de segunda pele, uma de fleece windstopper e uma impermeável. Essa camada impermeável em geral só é usada em alta montanha. Outra possibilidade para alta montanha é o uso de luvas sem dedos, por cima de todas as outras. Isso prejudica um pouco o manuseio das coisas, mas ajuda na retenção de calor.

luvas para neve

Nos pés o ideal são meias de camadas duplas e uma meia sintética ou no mesmo tecido da segunda pele.

Alguma coisa especial para a cabeça?

Para a proteção da cabeça também podemos usar sistemas de camadas com gorros e balaclavas (um tipo de touca ninja mais ou menos).

Balaclava e gorro

Casacos de alta montanha

São casacos extremamente técnicos e caros. São uma camada externa de Duvet (penas de ganso) que funcionam para proteger em montanhas muito frias, como acontece na cordilheira do Himalaia. Se for necessário usar este tipo de equipamento no Huayna Potosi iremos alugá-lo por lá. Ou comprá-lo caso o preço esteja bom, afinal de contas temos planos futuros para a Patagônia e o Aconcágua.

Jaqueta alta-montanha

Conclusão

Basicamente é isso. Um detalhe interessante é que em montanhas devemos evitar qualquer material de algodão ou tecidos não-sintéticos. Isso acontece por que ele retêm a umidade e demora para secar, o que facilitaria a condensação e a criação de gelo nas roupas, levando a um caso de hipotermia. Montanha é sinônimo de material sintético.

Tags: , , , , , , ,

Categorias: Equipamentos e Reviews, Vestuário

Mario Nery

Publicado por Mario Nery ()

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formato em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking

Comentar este artigo:



Comente usando o Facebook ou se preferir use o formulário mais abaixo


Comentários (173)

Trackback URL | RSS dos comentários

  1. Estéphanie disse:

    Muito bom seu blog! já sou fã e sempre visitarei…
    pois eu adoro aventura e minha primeira será agora dia 8…Pico da Bandeira, na divisa do Espirito Santo e Minas Gerais!
    =]

  2. Julio Cesar disse:

    Eu vou escalar o Aconcagua gostaria de umas dicas de o que levar, onde comprar os equipamentos, roupas…moro em SP…Obrigado

  3. Mario Nery disse:

    Então Júlio, essas roupas podem ser compradas na Decatlhon (tem umas 8 lojas aí em SP, uma delas no Lar Center, ao lado da rodoviária do Tietê). Mas se você puder comprar na Argentina você encontrará maios opções e marcas de melhor qualidade.

    Muita coisa você usará somente lá, como grampos para neve e botas de gelo. De resto o que você precisa é exatamente o que tem no artigo acima. Além de mochilas e material de camping, obviamente. Existem empresas que podem ser contratadas para te auxiliar durante a aventura, isso você contrata lá mesmo na Argentina. POde ser uma boa opção também, caso você nao tenha muita experiência em alta montanha.

  4. waldez disse:

    Mas aonde comprar esse material?

  5. Mario Nery disse:

    Olá Waldez, depende muito de onde você mora. Mas em geral aqui na região sudeste e no sul existem nas principais capitais lojas de material de montanhismo onde você pode enontrar esses materiais. Todo meu equipamento de frio foi comprado em lojas aqui no Centro do Rio de Janeiro, em São Paulo tem várias, em Minas algumas e já ouvi falar de algumas na região sul também. Mas se você não mora em nenhuma destas áreas a melhor opção é comprar online. Na página de links aqui do blog existe uma relação de lojas online de material de esportes de aventura. Lá você encontra estas roupas de frio. Abraços.

  6. SUSANA disse:

    Olá …..gostei muito das informaçoes q vc passa sobre roupas para neve. Estou indo para a Patagonia em novembro (a estudos),ficarei em Ushuaia, nada de escaladas claro; gostaria que me diga os endereços aqui no Rio de Janeiro para esse tipo de roupas. E o q me sugere para essa época por lá. Vale a pena comprar este material na Argentina? Obrigada.Boa sorte!

  7. Mario Nery disse:

    Olá Suzana, você deverá comprar exatamente tudo que está nesta lista com excessão da balaclava. Existem casacos de pena de ganso (como os últimos deste texto) que são bonitos e impermeáveis e podem vir a substituir o anorak, já que você não pretende escalar ou fazer trilhas por lá. No Rio de Janeiro você encontra esse material nas seguintes lojas: Equinox, AS Divers e SubSub (para achar o endereço visite o site das lojas basta colocar os nomes delas e depois o “.com.br”). Todas são no centro do Rio.

    Comprar na Argentina vale muito a pena!! Primeiro por causa do preço e depois por causa da qualidade, lá você encontrará grandes marcas que não são comuns no Brasil.

    Verifique a temperatura e os ventos em Ushuaia e use isso para se basear na compra de roupas, essas informações podem ser obtidas com uma busca no Google. Se o vento for forte eu recomendo calças impermeáveis pois elas não deixam o vento passar, caso contrário, basta usar uma calça de segunda pele e uma de fleece por baixo do seu jeans ou similar. Lembre-se que o vento dá uma sensação térmica de temperatura menor, e realmente seu corpo vai sentir essa queda. Preocupe-se com isso. E lembre-se que no inverno a Patagônia é um dos lugares mais hostis do planeta… Se você for passar o inverno por lá prepare-se.

    Qualquer dúvida escreva. Abraços.

  8. ana paula disse:

    Ola,

    Vou passar o fim de ano em Nova York e nunca vi neve na vida. Estou pesqusando rupas de frio no Rio de Janeiro mas estou achando absurdamente caro. Como minha viagmfo planejada e ecnomizada a muitos anos gostaria de saber se consigo comprar mais barato la e aonde,ja que nao conheco nada la.

    Muito obrigada.

  9. Márcia disse:

    Mario …

    Nao pretendo fazer escaladas ….oq vc acha que devo levar ??

  10. Mario Nery disse:

    @Márcia – Pra onde você vai? Em que período? Qual o roteiro? Preciso saber disso pra saber o que te recomendar.

  11. Anne Luizze disse:

    poxa meu amigo vc me ajudou bastante pois tenho um trabalho da faculdade no qual tenho que elaborar uam rouba para suportar o frio na neve e vc deu altas dicas principálmente em relaçao aos tecidos !!!valeu!!!

  12. MARIA HORTENSIA DE OLIVEIRA VEIGA disse:

    Gostaria de saber endereços de lojas de inverno no Rio de Janeiro. Vou para uma estação de ski na Suíça, em janeiro, e preciso resolver tudo pois antes ainda vou passar uns dias na Bahia.
    Obrigada
    Hortensia

  13. Mario Nery disse:

    Olá Hortensia, procure no Google por: AsDivers, SubSub, Montcamp e Equinox – todos .com.br

    São os sites das principais lojas do Rio e em cada um deles você encontrará endereços, telefones de contato e até mesmo pode comprar pela internet. Se quiser reduzir o seu trabalho, existem links para todos eles (e muitos outros que vendem online)na página de Links aqui do blog – http://trekkingbrasil.com/links/

    Boa viagem!

  14. Eliane disse:

    Ola Mario,td bem? Vou em Novembro para Bariloche vc acha q é necessario levar roupas para neve? Nao sei como é o clima la nessa época.
    Mto obrigada.

  15. Deborah Rodrigues disse:

    Olá Mario,

    Li o artigo sobre as roupas… mas ainda tenho uma dúvida do que comprar.
    Irei fazer a trilha clássica de machu picchu em 29 de março. Já comprei a segunda pele da solo, mas tenho dúvidas sobre as camadas de cima e tb quantas roupas irei usar nesses dias… quantas e quais camadas usar para fazer a trilha e tal. São quatro dias de caminhada e três noites de acampamento.
    Você pode me ajudar com algumas dicas?

  16. Mario Nery disse:

    Então Deborah, eu fiz a pior trilha para Machu Picchu, Salkantay. Pegamos muita chuva, ventos e dias de sol. Eu fui com uma mochila de 42 lts para 5 dias de trilha! Claro que não precisei carregar nada além das minhas coisas. Nessa mochila, as roupas que eu tinha eram:

    - 1 anorak
    - 1 calça impermeável
    - 1 fleece
    - luvas e gorro
    - meias extras
    - segunda pele
    - uns conjuntos de calças de tactel e blusas de dryfit (uns 3)

    Fui no inverno e não passei frio. Você estará indo no período mais quente e que chove mais, pode levar a mesma coisa.. Não descuide dos itens impermeáveis. Se não tivesse eles chegaria ensopado no acampamento base perto do Salkantay.

    Abraços, obrigado pela visita e pelo comentário!

  17. Renata disse:

    Olá Mário,

    estou indo para a Patagônia argentina daqui 2 dias e estou com umas dúvidas: compensa pagar 330 reais num anorak com fleece da Conquista em pleno verão? Ou fazer aquelas combinações de fleece e anorak da Decatlhon (uns 150 reais os dois, ambos nacionais)?

    Comprei underwear (calça e blusa da Curtlo) e uma daquelas calças que secam rápido.

    Na parte de cima minha idéia era: colocar uma casaco com uma espécie de forro que lembra um fleece (bem mais light que o fleece da Curtlo) que tenho e que aqui em Sampa me deixa com a sensação de ter uma sauna ambulante e uma blusa de neoprene que uso pra viajar de moto e colocar por baixo desse casaco.

    Na parte inferior: colocar mais uma calça entre a underwear e a calça que comprei. Mas uma calça comum, de algodão.

    Mas cada vez que vejo num blog que o vento lá é trash fico com medo de passar frio. O problema é que todo mundo que escreveu posts sobre o assunto foi pra lá no inverno ou outono. Sei que não vai nevar lá agora, mas dizem que chove e venta em qualquer época do ano. Estou confusa. A temperatura parece oscilar muito pelo que vi na internet, mas não deve chegar a zero.

    Também pensei em procurar roupas em Buenos Aires, já que ficarei dois dias lá antes de ir pra El Calafate (3 dias) e Ushuaia (2 dias). Só não sei se o preço lá compensa.

    Ah, pretendo só fazer os passeios de barco e as caminhadas leves, como visitar Perito Moreno, o Canal Beagle e ver alguns pinguins. Nada de caminhadas longas e montanhas. Ainda não amaciei a bota e não tenho experiência em trekking, vou mais para conhecer e planejar outro mochilão pra quando tiver neve lá.

    Obrigada!

    PS.: se achar o meu comentário muito longo e confuso, pode responder por e-mail… rs

  18. Mario Nery disse:

    Olá Renata! Seja bem vinda ao blog. Bem a coisa na Patagônia é complicada mesmo, o vento lá é muito forte. Uma combinação de anorak e calça impermeável pode ser muito bem vinda nessa situação. O material da Decatlhon dá conta do recado numa boa! Principalmente por que você não vai para alta montanha nem nada assim. Quanto aos preços de roupas em Buenos Aires, eles compensam mas seriam mais válidos para roupas mais técnicas, pois essas são caras aqui. Eu escalei na Bolívia em 2009 e pegamos -30ºC em uma das montanhas, estava com roupas nacionais – um anorak T&R e uma calça impermeável da Conquista, dois fleeces (um Kailash e um North Face comprado no Peru), um conjunto de underwear da Curtlo e uma calça de fleece da Curtlo, além de luvas da Quechua. Não senti frio nenhum! Foi tranquilo. Pro seu passeio umas roupas da Decatlhon dão conta do recado. Apenas siga a regra – underwear + Fleece + anorak (por causa do vento/chuva – lembre-se que estamos em época de chuvas!), a mesma regra vale pras pernas se estiver muito frio. Ahhh. evite algodão, ele rouba o calor do corpo ao invés de aquecer! Prefira tecidos sintéticos. Abraços, boa trip e obrigado pela visita!

  19. Diógenes Augusto disse:

    Prezado Mario Nery

    Gostaria de saber onde devo tomar aulas e treinamentos para escaladas de altas montanhas? Existe alguma escola em S. Paulo capital?
    Depois de quanto tempo estarei apto a fazer uma escalada dessas?
    Desde já meu muito obrigado.

    Diógenes Augusto.

  20. Mario Nery disse:

    Olá Diógenes, não sei se você já escala (e quando eu digo escalar me refiro a usar cordas e técnicas em paredes verticais, não apenas trilhar), mas a melhor preparação para alta montanha (acima dos 4000-5000 mts de altitude) é um conjunto de esportes, tais como: corrida, natação, bicicleta e muita escalada. Não existem escolas que ensinam técnicas de alta montanha no Brasil, não que eu saiba, e outro fator é que essas técnicas precisam ser aprendidas em montanhas de verdade, cobertas de neve e gelo. Muitos cursos acontecem nas montanhas da Bolívia por causa do baixo custo do país. Um montanhista responsável e competente que dá aulas por lá é o brasileiro David Marski – http://www.marski.org/gelo-e-alta-montanha

    Mas antes de ir até o Marski procurando informações sobre escalada alpina recomendo que você, caso não tenha formação ainda, faça um curso de escalada em rocha primeiro – o que nós chamamos de Curso Básico de Montanhismo ou CBM e escale algumas paredes para ganhar experiência e confiança em si próprio e no equipamento.

    O tempo que você vai levar para ficar apto a escalar uma montanha com neve/gelo é relativo. Depende da sua capacidade de aprender, da sua coragem e, principalmente, da sua capacidade de querer se manter vivo. Muitos morrem por que tentam montanhas que não possuem capacidade técnica para realizar, cuidado com este detalhe. No montanhismo a linha de evolução depende do tempo disponível para escalar e aprimorar mais a mais as técnicas, isso vale para a escalada de um bloco de pedra (boulder) ou para uma expedição ao Everest. Preste atenção nesse detalhe. Abraços e boa sorte!

  21. Vivian disse:

    Olá Mario
    Primeiramente, parabéns! encontrei muitas dicas uteis aqui.
    Gostaria que me ajudasse.
    Vou à Bariloche pela primeira vez em Julho/2010.
    2 adultos e uma criança de 6 anos.
    Não faremos grandes escaladas. Apenas aulas basicas de snow e ski.
    Precisaremos de todas as roupas citadas?
    No caso de criança, precisa de algum cuidado especial?
    Vc me recomendaria algum passeio??
    Desde ja agradeço.
    Obrigada!!

  22. Mario Nery disse:

    Olá Vivian,

    Não conheço Bariloche, prefiro subir as montanhas ao invés de descer voando, por isso o ski e o snow não me interessam muito… Rsrsrs. Ok, quanto as roupas você vai precisar de tudo, menos o casaco mais grosso (o último que aparece no texto para alta montanha) e a balaclava. Uma questão interessante é que existem luvas próprias para snow que subistituem as outras indicadas aqui – elas são iguais a esta branca que está no texto. O lugar mais barato para comprar esse tipo de roupa é em São Paulo, nas lojas da Decathlon.

    Obrigado pela visita e pelo comentário. Boa viagem!

  23. Leonardo Marinho disse:

    Prezado Mário,

    Achei suas dicas muito úteis. Estarei viajando para Ushuaia em Junho próximo e pretendo fazer algumas caminhadas curtas na neve. Tenho algumas dúvidas com relação a botas. Uma bota de trilha impermeável já atenderia? Ou seria recomendável algo mais específico?
    Você saberia informar se seria mais interessante adquirir em Buenos Aires?

    Obrigado.

    Leonardo

  24. Lia disse:

    Oi Mario:

    vou a Johannesburg neste inverno e as suas dicas me ajudaram a visualizar melhor o guarda-roupa da viagem… obrigada. Lá é muito alto e venta muito!
    Uma dúvida: essas roupas eu encontro fácil na Decathlon o ano todo ou depende da demanda? Vou ter que pegar o vôo em SP e quero comprar lá, pois é mais barato, mas tenho medo de não achar na loja…
    Outra coisa: a temperatura média lá é -4ºC à noite, que tipo de saco de dormir vc recomenda? Tem que aguentar até que temperatura?

  25. Mario Nery disse:

    Leonardo Marinho: O que seria uma caminhada leve na neve para você?? Vai chegar a subir em algum local? Se for usar uma bota de trilha usae uma de couro, impermeável mas com membrana respirável e use meias duplas ou meias de lã. Se for ficar muito tempo exposto a neve sugiro que alugue por lá botas plásticas de montanha. Se for necessário usar grampões (aqueles grampos nos pés) opte direto pela bota plástica – mas no seu caso vale a pena alugar. Abraços e desculpe pela demora na resposta.

  26. Mario Nery disse:

    Oi Lia, -4º não precisa de casaco pesado para temperatura muito baixa, NADA de Duvet ou penas de ganso, ok? Bastam os fleeces e um casaco que corte o vento, se for pra outdoor pode ser um anorak, se for pra centros urbanos pode usar um de couro. Você encontra essas roupas o ano inteiro na Decathlon. Quanto ao saco de dormir você pode pegar um que tenha temperatura média em 0/-1º e extrema por volta dos -5/-8º – lembre-se que não dormimos como se estivéssemos em casa, é muito comum me ver dormindo com mais de uma calça e até mesmo de roupa impermeável dependendo da situação. Escolha um saco de dormir do tipo “múmia”, ou seja, que deixe apenas seu rosto de fora, eles conservam melhor o calor interno. Leve em consideração o peso dos sacos, isso é importante e faz muita diferença na sua mochila. Obrigado pela visita e pelo comentário.

  27. Julia disse:

    Oi Mario, tudo jóia?
    Eu to indo subir o Licancabur mês que vêm.
    Já comprei a primeira camada X-Thermo da Solo. Mas, como eu vou passar em La Paz antes, eu vou comprar lá a Polartec PowerStrech. Também vou comprar lá um fleece 200.
    Mas estou com dúvidas em relação a 3 camada, pois não sei se compro o anorak ou casaco pena de ganso. Eu sou muito friorenta e, nessa época do ano, acho que lá e no Salar de Uyuni pode chegar a uns -10 né?
    Obrigada desde já.
    Um abraço,
    Julia

  28. Milena disse:

    Ola Mario! Primeiro, parabens pelo site e dicas. Segundo, parabens pela coragem! rsrs… Estou indo, no final de Julho pra Argentina. Ainda não finalizamos o roteiro porque minha prima mora la e não sei se vou ficar os primeiros dias na casa dela. O importante, e o que tenho dúvidas, é que ficarei 3 dias em El Calafate e 7 dias em Ushuaia, para prática de snow. Sei que não é sua área, pelo que li por aqui, mas acho que você pode me ajudar com o que comprar, porque é a primeira vez que vou pra neve…rsrs… Agradeço a ajuda e deixo meu e-mail para dicas de roteiro, caso tbm as tenha! Tks. Milena

  29. Mario Nery disse:

    Acho que pena de ganso não tem necessidade. Fomos pro salar e não passamos tanto frio assim. Quanto ao Lican, é um belo vulcão, cone perfeito, coisa rara. Eu subi usando um anorak, um fleece 300, segunda pele e uma camisa de dryfit. Na perna eu estava usando uma calça impermeável e a segunda pele somente. Nas mãos duas camadas de luva. Na cabeça um gorro e nos pés meias duplas e botas impermeáveis de couro. Só senti falta de uma balaclava, meu nariz ficou com a ponta insensível por causa do frio. Fui no meio do ano junho-julho. E pegamos o que parece que foi o dia/noite mais frio da Bolívia em 2009. A previsão era de -20º no abrigo da Laguna Blanca. Abraços e obrigado pelo comentário no blog!!

  30. Mario Nery disse:

    Olá Milena, realmente snow não é a minha mesmo. Mas posso te ajudar nas roupas. O importante é um jogo se segunda pele para eliminar o suor da pele, uma calça de fleece e uma impermeável e um bom anorak e fleece. Para as mãos existem luvas próprias para snowboard, em geral impermeáveis, se quiser é possível usar mais uma camada de luvas por baixo, uma fina como uma segunda pele e uma de fleece, dependendo da sua luva externa – algumas já vem com uma camada de fleece. Gorro e dependendo do tempo uma balaclava são fundamentais. Não se esqueça dos óculos para snow, a neve cega se você ficar sem eles por muito tempo.

    A camada de cima tem que ser impermeável, pois você vai pegar vento e eventualmente levar uns tombos na neve, o que te molharia. Duas dicas com relação a anoraks: os melhores são respiráveis feitos de materiais como o Goretex que deixam o vapor do corpo sair e impedem a entrada de água e vento; além disso escolha um modelo com capuz. Isso ajuda a proteger a cabeça nos dias de mais vento. Ah outro detalhe, o gorro DEVE tapar as suas orelhas ou você pode se arrepender depois. Abraços e obrigado pelo comentário.

    PS.: fico te devendo os roteiros, pois não fiz essa região ainda, mas tenho um aqui de uma amiga que está por lá, se você quiser te mando por email.

  31. Gisele disse:

    Olá Mario

    Assim como o Leonardo e a Milene, tb estou de malas prontas para ir em Junho/Julho à Argentina, mais especificamente para Ushuaia, Elcafate e outras cidades da Patagônia… Suas dicas são ótimas… Apenas uma dúvida, em Buenos Aires, você pode indicar uma loja (rua) para comprar as roupas adequadas ?

    Abraços
    Parabéns !!!

    Gisele

    • Mario Nery disse:

      Olá Gisele, não conheço lojas em Buenos Aires. Mas vou te dar uma dica, olhe no fórum dos Mochileiros (mochileiros.com). Busque por lojas de roupas e equipamentos que você vai encontrar os endereços de algumas lojas em Buenos Aires.

  32. Lorena disse:

    Mario..

    Vou para Bariloche e Buenos aires no final de junho oq levo para esquiar e para andar pela cidade ?

    • Mario Nery disse:

      Olá Lorena, para esquiar eu já respondi antes, dá uma olhada nos comentários anteriores aos seu. Quanto a roupas para cidade pode levar jeans (mas com uma calça mais quente para usar por baixo (eu uso a segunda pele), lã, luvas, gorros, cachecóis e casacos de couro.

  33. helen moreira disse:

    Olá estou na dúvida se compro uma bota impermeável para ir a bariloche e sant martin em 18/06/10 ou tem para alugar ou comprar lá ou se levo uma bota de couro.
    Helen.

  34. Mario Nery disse:

    O que faz uma bota ser impermeável não é o fato dela ser de couro simplesmente. Botas impermeáveis tem tratamento nas costuras e em geral possuem membranas internas especiais que são capazes de eliminar o suor deixando os pés secos e evitando as bolhas. Lá você pode comprar sem dificuldades – existem muitas lojas em Buenos Aires (caso você passe por lá). Alugar também é uma opção, principalmente se você não pratica esportes que necessitem deste material aqui no Brasil. Se seu passeio é ocasional e se você não faz trilhas em ambientes extremos aqui no Brasil considere alugar a bota, caso contrário compre. Lembrando que a bota impermeável que eu estou falando é a bota de couro mesmo (para caminhadas em ambientes frios/úmidos) e não as botas plásticas de alta montanha ou ski. Abraços.

  35. Mauricio disse:

    Olá estou indo para bariloche em julho tenho 14 anos e moro em são paulo quero saber umas boas lojas para comprar roupas pra neve pro meu tamanho(1,60) e quais roupas devo usar

    • Mario Nery disse:

      Em SP você pode olhar na Decathlon – procure na internet tem várias lojas deles em SP. Já em Bariloche eu não sei te dizer pois não conheço a cidade, não gosto de ski/snow… As roupas que você irá usar são as mesmas que estão aqui no texto, somente o casaco de pena de ganso/duvet pode ser desnecessário. Deixe pra comprar por lá se você achar necessário. Aliás em Buenos Aires é tudo bem mais barato e com mais qualidade, em Bariloche deve ser bem mais caro.

  36. Gabriela disse:

    Bom dia!!

    Estou indo para New York dia 21 de dezembro e gostaria de saber onde comprar roupas para o frio de lá. Vou passar 5 dias lá, 5 em Miami e 4 em Cancun. O problema é que meu marido está indo apenas por minha causa. Ele não gosta de muito frio. Então eu preciso comprar roupas de frio, principalmente pra ele não ficar me culpando pelo frio que nos espera. Preciso de lugares que vendam roupas de neve, mas não pra montanhas e sim pra cidade mesmo. Eu sei que a decathlon vende mas será que vale a pena comprar láh (pergunta). Ou a qualidade é ruim (pergunta).
    Espero que vc me dë uma luz. Muito Obrigada.

    • Mario Nery disse:

      As roupas da Decathlon valem a pena sim, mas são roupas esportivas, para escalada ou snowboard. Passe por lá e veja se tem alguma coisa que te interessa, é sempre válido dar uma olhada. Roupas normais pra neve mas em ambiente urbano se resumem a casacos de couro, lã, cachecóis, luvas, meias de lã, sapatos (botas) de couro, gorros e em casos de frio extremo casacos de material sintético semelhantes aos casacos de alta montanha que aparecem aqui no texto. Esses casacos você pode comprar lá mesmo quando chegar. Boa viagem.

  37. Lorena disse:

    Olá Mário!

    Vou para Bariloche ver neve pela primeira vez na vida!! Não tenho interesse em fazer ski ou snow pelo pouco tempo na cidade, então meu contato com a neve seria ir na montanha, andar um pouco, talvez (muito talvez) descer naquelas bóias (famoso ski bunda). Precido de roupa especial para neve para realizar essas atividades?
    Se não, que calçado devo usar?

    Muito obrigada!!

  38. veronika disse:

    gostaria de saber preços, se vc tem para crianças de 5 e 10 anos onde consigo comprar

  39. Mario Nery disse:

    Veronika eu não vendo roupas, apenas estava comentando sobre como funciona o vestuário em alta montanha/frio. Você encontra roupas para crianças na Decatlhon em SP ou então fora do Brasil, na Argentina principalmente. Não tenho idéia d preços pois nunca precisei comprar roupas para crianças… Obrigado pela visita e pelo comentário no blog.

  40. Olá Mario, tudo bem?

    Gostei do seu site, e da sua iniciativa de estar dando essas dicas.

    Então… Estarei indo para Moscou, na Russia provavelmente em Abril/2011, mas já quero comprar as roupas, para não ficar muito caro para mim, pois vou ter outros grandes gastos próximo a viagem.

    E em Moscou nesse período as temperaturas geralmente variam entorno de -10°C a 0°C, e eu gostaria de saber o que eu tenho que comprar para me proteger do frio, tenho muita sensibilidade ao frio, e nunca na vida peguei uma temperatura menor que +18°C (Moro na Região Norte).

    Bom, se possível me indica o numero de peças de cada tipo de roupa, preferencialmente para eu ficar apenas uns 2 dias, pois chegando lá eu vou comprar o restante das roupas. Não entendo NADA de roupas de frio.

    Obrigado. Aguardo resposta.

    Se possível por email, leonardo_may@hotmail.com

  41. jamilly disse:

    boa tarde mario.
    sou do interior do parana e estou indo com a minha familia para o ushuaia. tenho um bebe de 2 anos e nao tenho a minima ideia de onde comprar roupas.poderia me ajudar onde posso comprar em ushuaia.obrigada

  42. Marcelo disse:

    Mario boa tarde,

    Vou esquiar em Bariloche agora em Julho/2010 e gostaria de saber os locais que posso comprar roupa para esqui camada intermediaria e anorak com preço e qualidade justas.

    Grato

  43. Carolina Kohler disse:

    Olá, Mario. Boa Noite.

    Gostaria de saber se você conhece lojas(preferencialmente não virtuais) que vendam roupas que aguentem o frio londrino. Eu estou indo para Londres em janeiro do ano que vem, e preciso comprar roupas. Eu fui na Loja de Inverno, que fica perto da minha casa, porém as roupas são muito caras (UM casaco corta vento é 1.200,00).

    Obrigado.

  44. Mario Nery disse:

    Olá Carolina, dá uma olhada na página de links aqui do blog – http://trekkingbrasil.com/links/ – lá tem uma série de lojas que vendem esses materiais que eu mencionei no texto. Algumas online e outras físicas, só escolher. A maioria fica no eixo Rio-SP, infelizmente. Espero que te ajude. Abraços.

  45. Mario Nery disse:

    Marcelo, se a compra for aqui no Brasil o melhor lugar é a Decathlon em SP, preços excelente e um material bem legal. Procura no google pelo site deles, mas se não estou enganado eles não vendem online. Se a compra for grande até justifica uma ida até SP, dependendo de onde você mora… Abraços

  46. Mario Nery disse:

    Olá Leonardo, essa questão sua é bem complicada, já que pra você -10 seria um inferno de frio… Eu levaria 2 casacos de fleece, uns 2 pares de luva, gorro, um casaco impermeável – pode ser um de couro se você quiser algo menos esportivo – uma calça de fleece para ficar por baixo de alguma outra (jeans em geral, já que é uma viagem normal) e um jogo de segunda pele. Lá você vai encontrar roupas normais para frio. Se quiser pode levar bastante lã também, mas lembre-se que ela não segura o vento, então você precisa de um casaco que impeça a entrada dele na sua roupa – daí o uso de um casaco de couro ou mesmo um anorak. Uma dica, blusas de dryfit – essas de futebol ou similares – esquentam bem mais que as de algodão… Boa viagem! Abraços.

  47. Zaine disse:

    Olá Mário!

    Andei visitando o seu blog e gostei muito da ajuda que você proporciona para as pessoas. Parabéns.
    Eu também preciso da sua ajuda.
    Estou indo passar um mês no Canadá, em Vancouver em Janeiro de 2011. Sei que será inverno lá e estou perdida.
    Moro em Salvador-Ba e não consigo achar uma loja para comprar roupa de frio. E também não sei o que comprar!!!! Por favor me ajude.
    Obrigada.

  48. Thiago disse:

    Opa Mario, tudo bem?

    Estou indo ao Canadá em Fevereiro de 2011, as médias de temperatura la nesse periodo sao de -10, -15 .. porem as sensações as vezes chegam a -25 graus por causa do vento…

    vc me recomendaria me vestir do jeito que vc recomendou no topico? 3 camadas… segunda pele, fleece e jaqueta impermeavel?

    pra mão vc acha que sair com uma luva x-thermo da solo aguenta? ou meus dedos congelam? rs …

    outra duvida, o protetor de orelha eh necessario qndo se usa o gorro?

    ah.. so uma observação.. terão dias que vou para a estação de snowboard e ski…

    Obrigado.

  49. Marco Antonio disse:

    Poxa… estou na maior dúvida. Compro roupas em Buenos Aires ou ElCalafate/Ushuaia?

    Assim… já ouvi muitas opiniões divergentes… alguns dizem que a diferença de preço pode ser simplesmente pela qualidade do material.

    Diz um amigo que as roupas mesmo são mais baratas em Buenos Aires e os acessórios (botas, goggles e afins) em Ushuaia… outros dizem que tudo é mais barato em um dos lugares…

    Tô bem perdido agora.

    Abçs.

  50. Boa tarde Mario!
    Estou indo para o Atacama de carro… saindo do RS e to pensando em subir o Licancabur. Havia pensando em comprar roupas mais técnicas em La Paz, mas só vou pra lá no meio do ano que vem. Tenho underwear, estou comprando as camadas térmicas de polartec e vou comprar um anorak nacional não de gore (isso quero pegar fora do país). Mas minha preocupação é com a bota… a que uso para trilhas no brasil não é impermeável. Qual você usou ou recomenda para o vulcão?
    abraço.

  51. Mario Nery disse:

    Leonardo, se for nacional pode ser qualquer modelo da Nômade ou da Snake, desde que seja impermeável e preferencialmente de couro, já que ele resiste mais que as botas que são só de tecido com membrana impermeável. As Nômade são hiper confortáveis. Eu uso botas das duas marcas que citei. Se você for no inverno sugiro que pense em boas luvas e uma balaclava também, o frio no Lican é bem forte, mesmo não tendo neve em grande volume lá. Peguei um frio forte lá em julho de 2009.

    Abraços e boa viagem!

  52. Beleza Mario!
    Valeu pela dica. Eu uso uma Snake para as trilhas aqui no BR e até hj nao tive problemas. Estou sim pensando em uma da Nômade para encarar a viagem e outra importada deixar para comprar quando for a La Paz ou Santiago. To pensando em ir para o Lican agora no final do ano… passar o natal e ano novo no atacama e bolívia… em 10 dias eu consigo fazer alguma coisa. Comprei uma luva x-power da solo e a balaclava de mesmo nome. Mas pelo que li acho que vou precisar de outra luva. Me recomenda alguma? Obrigado. Abraço.

  53. Mario Nery disse:

    Leonardo, o Lican pode chegar a -20 no inverno. Costumo dizer que investir em material de frio nunca é ruim. Eu costumo andar com 3 luvas: uma de segunda pele, uma de fleece com proteção para vento e uma mitene impermeável para quando o coisa está fria mesmo. As extremidades são sempre um ponto preocupante em alta montanha. Abraços.

  54. Italla disse:

    Mario, li suas recomendações… vou fazer um mochilão para a argentina, passando pelo ushuaia, torres del paine, bariloche e muitos outros, moro em BH, e os preços aqui estão bem puxados, voce axa que vale a pena deixar para comprar na argentina?!

    Obrigadaa!!

  55. Mario Nery disse:

    Se você passar antes em Buenos Aires sim, apesar de que se você levar alguma coisa para encarar o frio assim que chegar e for logo comprar umas roupas mais técnicas também não tem problema, os preços em Ushuaia são bons também. Obrigado pela visita e pelo comentário!!

  56. Izabella disse:

    Oi Marioo Adoreii suas recomendações , Vou viajar para Madri ,como eu posso fazer minha mala botos 2 ou 3 roupas completas ,casacos, causas, luvas e etc, ouu comproo tudo aq onde que onde eu morroo..
    Bjãooo :*

  57. Mario Nery disse:

    Você pode levar apenas um conjunto de roupas de frio e comprar o resto lá se precisar, chega a ser mais barato, principalmente roupa técnica. Não sei se seria melhor comprar aqui ou lá caso você escolha comprar roupa de frio em lojas de grife e etc. Se você morar em SP tem muita coisa boa nas lojas da Decathlon e com um preço super legal. Qualquer coisa escreva. Obrigado pela visita e pelo comentário. Bjs.

  58. Potiguar disse:

    Perfeito!!! Se mais pessoas pudessem ter acesso a estas informações nas lojas não veria tanta insatisfação por parte de quem se aventura apenas nas férias… A teimosia as vezes supera a experiência dos vendedores… Muito bom o artigo!!!

  59. Mario Nery disse:

    Obrigado! Nossa idéia aqui no Trekking Brasil é manter o pessoal informado! Facilitar a vida dos outros!

  60. Bianca disse:

    Mario,

    Olá!Seu site caiu como uma luva para mim!
    Estou indo para o Deserto do Atacama em julho e lá é calor durante o dia e já li muitos relatos sobre o frio à noite,que no tour por El Tatio pode chegar à -15.
    Estou super na dúvida quanto às roupas que vou levar,principalmente para à noite.
    Alguma dica?
    Abs,
    Bianca

  61. Mario Nery disse:

    Olá Bianca, leve tudo que está no texto, você só não vai precisar de casaco de pena de ganso, balaclava e luvas impermeáveis, de resto pode levar tudo. Anorak, um ou dois fleeces, segunda pele, luvas e gorro. Abraços!!

  62. Bianca disse:

    Mario,

    obrigado pela rápida resposta!Já vou começar a dar uma olhada nas lojas aqui no Rio,li aqui no seu blog sobre algumas,mas a faixa de preço não muda muito.
    Vc acha que vale comprar alguma peças em Santiago ,já no Chile?

    abraços!!!!

    Bianca

  63. Mario Nery disse:

    Vale sim, Bianca! Não sei como funciona a taxação deste tipo de material no Chile, pois passei por lá muito rapidamente, mas na Argentina, Bolívia e Peru os equipamentos/roupas tem ótimos preços. Uma loja no Chile onde você pode comprar sem medo: http://cl.tatoo.ws/ – material legítimo de grandes marcas, se for isso que você busca, claro. Abraços!

  64. Bianca disse:

    Valeu a dica Mario!Como tenho tempo até a viagem vou dar uma pesquisa pessoalmente nas lojas aqui no Rio e se ficar caro,deixo para ver algumas peças lá.
    só de ter uma loja indicada por Santiago já ajuda!
    Obrigado!!!
    Abs,
    Bianca

  65. Maria Clara Freitas disse:

    oi bom dia Mário, estou indo para Santiago em agosto irei passar 6 dias, tem alguns passeios progamados na neve, estou em dúvida sobre o que levar, até o momento só comprei a primeira camada.

  66. Fabio disse:

    Mario bom dia!
    Estou indo pro Peru em uma escursao com pasagens pela Argentina, Paraguai,Bolivia e Peru.Estamos indo em abril esta é uma época de frio por lá?Que tipo de roupa tenho que levar?Posso comprar na Argentina ou na Bolivia onde seria melhor?por enquanto muito obrigado..

  67. Paulo Henrique disse:

    Caro Mário,

    vou para o Deserto do Atacama em junho, Bariloche em julho e pretendo ir à Europa em janeiro de 2013. O que acha que devo adquirir e que pode servir para as três viagens? Pode me sugerir marcas e passar idéia de preço, pra eu não pagar mais do que valem? Acha que valeria a pena ir a Buenos Aires ou Santiago antes, só pra comprar essas roupas?

  68. Mario Nery disse:

    Olá Paulo. Para Bariloche, se você for para montanha, o vestuário pede um pouco mais de cuidado (balaclava e calça de fleece, são itens a se levar em conta). Nos outros locais leve: fleeces (2 ou 3 no máximo), anorak (escolha um com um design legal aí você pode usar na cidade e na montanha), luvas, gorro e segunda pele. No geral você pode levar as peças que estão no post sem a necessidade do casaco de pena de ganso, que é quente demais e caro demais por aqui. Ir antes para essas cidades só pra comprar não compensa, comprar lá durante a viagem pode ser uma boa. Os preços variam demais dependendo de marca e tecnologia empregada por isso não dá pra te orientar. Quanto as marcas:

    Nacionais: Trilhas & Rumos, Conquista, Curtlo e Solo. Importados: Marmot, Outdoor Research, Mountain Hardware e North Face (os importantos são top de linha então não se assuste com os preços – comprar eles lá fora é bem mais barato).

    Qualquer coisa escreva. Abraços e boas trips.

  69. Adorei o seu blog, muitas pessoas que comprar malhas térmicas nem sabem sobre a importancia de usar essas roupas.

  70. Douglas disse:

    Olá Mário.

    Eu quero porque quero fazer o caminho de Santiago, mas meus compromissos de estudante e de trabalho não me permitem fazer isso em outra época que não seja em fevereiro, quando é inverno na Europa…

    Eu já comprei praticamente todo o material que você indicou aí em cima, mas morro de medo de me aventurar a caminhar quase 800km na neve (pouco mais de 30 dias), mesmo com todo este equipamento. Sei lá, eu acho que não se brinca com neve e uma vez conversei com um médico a respeito e ele me mandou tomar todo o cuidado do mundo, porque é muito fácil para extremidades do corpo congelarem e dependendo da gravidade, ter de amputar dedos ou mesmo mãos e pés.

    Na sua opinião, você acha que este equipamento protegeria alguém suficientemente durante 30 dias de exposição excessiva à neve? Para os pés, eu importei uma bota de frio que acredito ser fodona,

    http://www.amazon.com/Mens-Merrell-Thermo-6-Waterproof/dp/B000BXZ0LU

    e tenho meias de lã merino e também liners, mas queria sua opinião.

    Para piorar, eu não conheço neve e seus efeitos, daí o motivo de toda a paranóia…

    Obrigado!

  71. Mario Nery disse:

    Olá Douglas, realmente não é a melhor época, principalmente se estiver nevando mesmo. Use duas camadas de luvas, sendo uma de fleece e uma de material impermeável, gorro, óculos escuros, duas camadas de meias nos pés, sendo uma de liner e uma por cima de lã merino com boa capacidade de aquecimento e eu trocaria a bota, usaria algo um pouco mais forte e quase na mesma faixa de preço – http://www.amazon.com/Mens-Merrell-Isotherm-8-Waterproof/dp/B003UEUH4C/ref=pd_sbs_shoe_2

    Essa é uma bota para caminhadas em neve, caminhadas de aproximação em montanha. Tem isolamento contra água e forro interno em Primaloft. Vai te aquecer melhor. Se houver possibilidade de afundar o pé na neve (não acredito nisso, mas é bom pesquisar) pense em comprar um par de polainas (gaiters) e calças impermeáveis – as calças seriam recomendadas de qualquer jeito, as polainas só em caso de afundar o pé! Boa peregrinação e qualquer dúvida entre em contato! Abraços!

  72. Douglas disse:

    Mário, muito obrigado pela resposta tão rápida e pela dica da bota! Valeu mesmo pelo toque!

    Abraço!

  73. Andrey Antunes disse:

    Olá mario, estou programando uma ida às torres del paine no fim do ano e gostaria de te pedir conselhos em relação a botas impermeaveis (marcas, conforto etc…)
    obrigado e bons ventos!

  74. Elaine disse:

    Ola Mario

    Vou pra Patagonia agora em junho (ElCalafate e Ushuaia) tenho ainda algum dúvidas sobre as roupas. Voce falou bem da DECATHLON , estou em SP e já fui lá algumas vezes. Penso em comprar lá , mas vejo algumas pessoas dizendo que pro inverno patagonico não encontro nada na DECATHLON, o que pensa?? A minha idéia era underwear, fleece 300 ou 400 , qual você recomenda??E um corta vento forrado, vi na DECATHLON um impermeável e forrado da marca TRIBORD. Será que preciso de um casaco com pena de ganso??

    Valeu!!!

  75. Mario Nery disse:

    Andrey, você vai usar essas botas na neve ou vai apenas fazer trilha lá em Torres?? Se for fazer trilha somente você pode usar botas nacionais da Nômade ou Snake – que sejam de couro e respiráveis! Se tiver a chance de comprar alguma coisa lá fora você pode pensar em botas da Merrel, Vasque, Asolo e Salomon. Botas para frio tem que ser impermeáveis e respiráveis, para caminhadas curtas em terreno gelado (sem afundar na neve)dê preferência a botas com solado mais grosso e com uma boa palmilha e não descuide das meias, de lã é uma boa. Se for caminhar na neve por muito tempo pense em alugar botas plásticas assim seus pés ficarão mais seguros – elas não são nada confortáveis, mas seus dedos vão agradecer por voltar intactos. Abraços!

  76. Mario Nery disse:

    Elaine, pena de ganso deixe pra comprar lá fora, se você achar que precisa… Na Decathlon tem roupa pra encarar a Patagônia numa boa… Mas nem tudo você vai achar lá! As marcar boas de lá para Neve são a Quechua e a Wed’ze – a Tribord é uma marca para equipamento náutico!! Eu peguei uns -20/-30 nos Andes, usando segunda pele Quechua, calça de fleece da Curtlo, calça Alta Montanha da Conquista (impermeável), um fleece 100 da quechua e um 200 da Kailash e por cima um anorak da Trilhas e Rumos – pra você o Andes da Trilhas é uma boa pedida, bem quente e confortável. Luvas (3 camadas), gorro, máscara e 2 meias! É isso, e fiquei numa boa! Se quiser investir em material (só se vc for escalar ou fazer trilha em montanha) pode comprar esse material lá fora, a vantagem é que será mais barato e com melhores opções de grandes marcas, porém você só vai comprar lá, e até comprar vai ter que encarar o frio… Abraços, Mario

  77. Nilson disse:

    Olá Mario

    Estarei encarando, no final do ano, o La Misión Race, na Patagônia Argentina – San Martin de Los Andes, e há relatos de que durante o percurso haverá várias travessias de vários rios decorrentes de geleira com profundidades diversas. Ainda assim você recomendaria calçados impermeáveis que seriam eficazes na neve mas talvez não nos rios? Outra dúvida: você acha que o saco de dormir deuter atmosphere 750 (conforto -3º, limite -13º, extrema -32º) é adequado ou exagero? Grande abraço. Nilson.

  78. Mario Nery disse:

    Nilson, as botas impermeáveis – qualquer uma delas – vai deixar água entrar a partir do momento que o nível da água ultrapasse o cano da bota! Sendo assim elas vão proteger o seus pés mas não vão ajudar em nada! Situações assim são comuns em travessias em regiões mais frias, inclusive em travessias polares, nestes casos existe uma roupa impermeável (que vc não deve encontrar aqui no Brasil)que cobre a bota, a calça e parte do tronco (em alguns casos cobre tudo). Essa seria a melhor recomendação para você, mas será difícil de encontrar aqui. Outra opção seria uma roupa de neoprene grossa, porém você teria que tirar as botas, poderia manter as meias por baixo para aquecer os pés e usar algum calçado para não machucar os pés no fundo dos rios. Quanto ao saco de dormir, ele vai dar conta do recado muito bem! Atente para a questão deste saco ter o modelo L (large) e um normal, o normal é para até 1,85 de altura! Se vc for menor prefira o normal já que são uns 200gr a menos! Abraços e boa prova!

  79. David disse:

    Oi Mario;

    Estarei no Peru em agosto. Estou em dúvida se compro fleece + anorak aqui ou lá. Vc conhece alguma marca e modelo legal que seja mais barata la no Peru?
    Abço!!

  80. Mario Nery disse:

    Tanto faz David, se você vai comprar muita coisa ou quer marcas muito top compre no Peru, mas lembre-se que você pode sentir frio antes de chegar lá (dependendo de qual for o seu roteiro e de como vc vai). Pode comprar um fleece e um anorak aqui, mas se quiser esperar e comprar lá basta levar alguma roupa de frio daqui para aguentar até achar uma loja lá. Em Cusco as lojas ficam próximas da Plaza de Armas. Abraços e seja bem vindo ao Trekking Brasil!

  81. Jair disse:

    Mario,

    Irei com minha namorada p/ Santiago no Chile, passaremos apenas 3 dias e pretendemos ir ao Valle Nevado (apenas para conhecer não iremos esquiar).
    Nos indicaram a segunda pele, e não indicaram que levássemos jeans pois além de não esquentar disseram que a sensação é que o jeans quebra com o frio. Essa informação procede?
    Somos bem friorentos, o que vc indicaria que comprássemos de roupa p/ levar?
    Além calça e blusa como segunda pele, tem algum tipo de meia e luva específico? E o calçado, qual mais indicado?
    Aguardamos retorno.
    Abs

  82. Mario Nery disse:

    Jair, jeans não esquenta mesmo, isso eu posso lhe confirmar. Quanto as roupas você pode comprar um casaco de fleece e uma calça no mesmo material e é recomendável uma camada de roupa impermeável para segurar o vento, um anorak (casaco) e uma calça. Luvas de fleece e se vc quiser uma de couro ou impermeável por cima. Meias de lã e calçados de couro com solado mais grosso se forem andar na neve, esse “andar” significa apenas uma passeio rápido… Caminhadas longas exigem botas e equipamentos mais específicos. Se vocês não forem afundar o pé na neve podem ir com sapatos de couro normais (desde que sejam mais fechados – estilo bota), caso contrário botas impermeáveis e se forem andar muito na neve aluguem botas especiais lá! Abraços e boa viagem.

  83. Shirlei Zonis disse:

    Mario,
    Meus filhos irão para Bariloche e ler seu blog foi o que convenceu a eles da necessidade de proteção – não estavam acreditando!!!
    Procuro roupas térmicas segunda pele para os dois – têm 14 anos; você pode me indicar algum(s) lugar(es) aqui no Rio para adquirir a bom preço?

    Grata,
    E um grande abraço,
    Shirlei

  84. Mario Nery disse:

    Shirlei dá uma olhada na página de links aqui do site – http://trekkingbrasil.com/links/ – tem os links dos sites das lojas lá. O complicado vai ser encontrar o tamanho deles talvez, dependendo do tamanho que vistam. Quanto aos preços eles são sempre os mesmos mais ou menos! Abraços. Mario

  85. Natalia Peçanha disse:

    Ola Mario,
    Em agosto irei fazer um passeio em Buenos Aires e Bariloche ficarei 3 dias em cada lugar, em Bariloche o que tenho programado sera uma ida a estaçao de Ski.Queria que vc me desse uma ajuda em quais roupas sao realmente necessario levar…pois nao tenho a menor experiencia em temperatura baixa..sera que em buenos aires ja irei pegar mt frio?moro no centro do RJ..seria melhor comprar nestas lojas que vc indica ou la em buenos aires?!!? Mt obrigado pela ajuda..aguardo pela sua resposta!!Seus comentarios sao otimos!Parabens!

  86. Mario Nery disse:

    Natalia, a relação custo-benefício se você comprar em Buenos Aires é melhor, contudo recomendo que você saia daqui com pelo menos gorro, luva e um fleece. Isso você encontra nas lojas que indiquei. Além disso compre um conjunto de segunda pele (ou lá ou aqui)e uma calça de fleece. Calça impermeável, anorak e luvas impermeáveis você pode alugar na estação de ski, a menos que queira comprar isso. O anorak pode ser útil na sua viagem fora da estação de ski… O cojunto mais básico possível é: luvas, gorro, anorak, fleece e segunda pele. Obrigado pela visita e pelos elogios.

  87. Renata disse:

    Olá!

    Estamos indo pra Bolivia agora em julho. Pretendemos ficar uns 15 dias viajando, saindo de Sta Cruz de la Sierra e chegando a La Paz, passando pelo Salar no meio do caminho. Roupas da Decathlon são o suficiente? Qual o tamanho da mochila e a quantidade de roupas suficiente para esse período? Será nosso primeiro mochião…
    Muito obrigada!

    Renata

  88. Mario Nery disse:

    Eu vou estar lá no mesmo período Renata e no mesmo roteiro que vocês, quem sabe não nos esbarramos… Leve roupa para uma semana, umas 3 calças de tactel, um jeans, 3 ou 4 pares de meia, roupa íntima para 7 dias e 7 blusas (dryfit ou tecidos de secagem rápida). As roupas da Decathlon dão conta sim. Compre um ou 2 fleeces (prefira os escuros que sujam menos), um corta vento (anorak), segunda pele (só vai usar mesmo no salar ou se você for pra montanha), luvas e gorro. Ahhh, de dia é impossível ficar no salar sem óculos escuros!! Não fique pois a claridade pode prejudicar a retina! Quanto ao tamanho da mochila uma de uns 60 litros deve dar tudo, mas a litragem varia muito de fabricante pra fabricante, compare! Não esqueça um kit básico de remédios e a câmera fotográfica, o salar é lindo! :) Boa trip e se você ver um baixinho com uma mochila verde enorme nas costas pode dar um alô pessoalmente! :))

  89. Renata disse:

    Olá!
    Obrigada pelas dicas!
    Que bacana que vc estará por lá… Quem sabe a gente não se encontra!
    Estamos ansiosos e ao mesmo tempo um pouco tensos, por ser o primeiro mochilão. Sou muito friorenta!
    Rola de lavar roupas no meio do caminho?
    Sairemos de Corumbá, vamos de trem até Sta Cruz…
    Obrigada de novo! E boa viagem pra ti também!
    Bjo!

  90. Mario Nery disse:

    Rola sim, pequenas peças ou peças de dryfit vc lava até no banheiro do quarto, agora, se tiver pressa ou não quiser ter esse trabalho é possível encontrar lavanderias nas cidades maiores ou mesmo nos hostels! :) Boa viagem também! Bjs!

  91. Mariana disse:

    Oi Mario adorei teu blog, queria te perguntar como devo me proteger pois vou ao Polo Sul no começo do proximo ano e já estou me preparando pra a viagem, li que lá a temperatura chega a -50ºc não sei se o site era confiavel, mas queria por favor dicas sobre a quantidade de camadas de roupas e em relação ao saco de dormir… preciso de um saco bem quentinho pra eu não congelar… rsrsrs
    Antecipadamente obrigada!!

  92. Mario Nery disse:

    Mariana, para esse tipo de situação extrema só casacos e calças de penas de ganso vão lhe proteger enquanto estiver exposta ao frio. O problema é que no Brasil você não vai encontrar esse material e mesmo que encontre vai para uma fortuna. Uma dica seria ir em lojas de montanha na Argentina, vá com tempo para procurar isso e não pense em pisar lá sem esse tipo de roupa. Nas camadas inferiores você pode usar as combinações que eu mencionei no texto, basta remover o anorak e usar o duvet (penas de ganso) por cima. Mesmo removendo o anorak desse conjunto leve um com você, bem como uma calça impermeável também! Abraços e boa viagem!

  93. Rafaela disse:

    Olá Mario,

    Vou para Bariloche em agosto(se o vulcão deixar, é claro..rs), vou ficar 4 dias apenas. O que você me aconselharia a levar de roupa de neve. Não queria comprar muita coisa, pois vou ficar pouco tempo ….mas tenho que ter o básico para não morrer de frio né. Vou passar em Buenos Aires antes, acha melhor comprar por lá do que no Rio de Janeiro? O que me indica?

    Desde já agradeço,

    Rafaela Meirelles

  94. Mario Nery disse:

    Rafaela, o básico é segunda pele (calça e blusa), fleece (calça e casaco), luvas, gorro e um anorak. Se for esquiar pense numa calça impermeável. Fleece você consegue usar depois no Brasil, bem como o anorak. Comprar em Buenos Aires sai mais barato, procure em lojas de esportes de montanha. Boa viagem!

  95. Felipe disse:

    Ei Mario

    Então somos eu, você e a Renata no Salar em Julho. mas eu darei uma esticada até Salkantay. Por mais que leia, marinheiro de primeira viagem fica sempre com um pé atrás.

    Ainda estou com algumas dúvidas. Vale a pena deixar pra comprar tudo em La Paz? Olhei o site da loja Tatto e não vi muitas opções. É realmente necessário que a bota seja impermeável? Será que minha “bota-tênis” da Bull Terrier daria conta?

    E para completar, pela falta de grana, é realmente necessário usar segunda pele + fleece + anorak? Para as penas também é necessário segunda pele + fleece?

    Valeu!

  96. LUANDA disse:

    Mario, estou super confusa…
    Estou indo no final de agosto para o chile (ficarei em santiago) somente 4 dias. E em 1 dia visitarei as estaçoes de esqui. Fui pesquisar o preço das roupas e quase cai pra tráz, nao imaginava q fosse td tao caro. Vc acha q para ficar somente esses dias e nessa epoca é necessario essa roupa td? Acha q em santiago consigo compra-las mais barato? e sabe se consigo aluga-las la, pois serao usadas mt pouco para o preço q custam… me de uma dica please. desde ja agradeço.

  97. Mario Nery disse:

    Olá Luanda. A maioria das estações de Ski alugam a roupa, mas não alugam a segunda pele em geral, por ser uma coisa mais pessoal. Você pode deixar para comprar a roupa por lá se quiser, será um pouco mais barato, porém só vale a pena comprar se você for voltar a viajar para algum local assim, caso contrário nem tudo você vai usar aqui (dependendo de qual parte do Brasil vc mora nada será usado…). Procure as estações de ski que você vai na Internet, veja se tem site e se tem email e mande um email para elas se informando sobre o aluguel de roupas e sobre que peças eles alugam ou não, assim você já saberá se tem que chegar lá e comprar alguma coisa logo ou se deixará para alugar na estação.

  98. Vitor nascimento disse:

    Caro amigo, preciso de sua ajuda.
    estou indo para Bariloche ( primeira viagem internacional) não sei o que comprar para passar o frio. Pode me dizer o que devo levar? A roupa para esqui a agencia vai me dar.

    Abraços

  99. Mario Nery disse:

    Luvas, gorro, segunda pele, 2 fleeces e, se quiser comprar aqui, um anorak, se não pode comprar lá mesmo ou usar um outro casaco, já que o anorak vai te deixar esportivo e nem sempre as roupas esportivas servem para todas as ocasiões que podem aparecer numa viagem. Leve bons pares de meia também. Abraços e obrigado pela visita e pelo comentário.

  100. Sergio Dornelles disse:

    Olá Mario! Descobri o seu blog na internet, procurando por casacos de duvet e já peguei o nome desta loja, no Rio que trabalha com este tipo de jaquetas. Conheçi uma pessoa aqui em Porto Alegre que trabalhava com artigos de tênis, tipo construção de quadras, redes e tudo mais a respeito, que também gostava muito de escalar, não sei se ainda pratica esse esporte,faz muito tempo que não o vejo, porque comprava muito material dele, André Nery. Não é teu parente? Me chamou a atenção o sobrenome! Bem! Legal o teu blog! Grande abraço

  101. Mario Nery disse:

    Olá Sergio, seja bem vindo ao Trekking Brasil! Obrigado pelo elogio ao blog e quanto ao parentesco, pode até ser, mas eu não sei! rsrsrsrs! Tem alguns Nery no mundo da montanha aqui no Brasil. Grande abraço e volte sempre!

  102. Bruna disse:

    Que dicas de quantas camadas de roupa eu uso para subir o pico da bandeira minas gerais nesse dia 20/08/11

  103. Mario Nery disse:

    Bruna, lá venta bastante, o que reduz bem a temperatura no topo do Bandeira. Recomendo que você use um anorak, fleece e roupas por baixo como uma segunda pele ou outras peças de roupa. Depois do amanhecer e fora do cume o sol aquece bastante e você irá começar a retirar camadas de roupa, atente para isso e deixe espaço na mochila para guarda-las. Não deixe de levar gorro e luvas também.

  104. Rodolfo disse:

    Olá Mario

    Parabens pelo site e por sua atenção com todos os leitores.

    Estou indo para a Patagonia em dezembro, vou para Ushuaia, El Calafate, El Chalton e talvez até Torres del Paine, ficarei 15 dias por lá.
    então a duvida.
    uma camisa e uma calça segunda pele é suficiente?
    02 Fleece é suficiente?
    eu realmente preciso de uma calça impermeavel/corta vendo?

    alias está no roteiro muito trekking.

    Abraço

  105. Mario Nery disse:

    Olá Rodolfo, obrigado! Vamos às respostas – sim um conjunto de segunda pele dá – eu ando somente com um, mas dependendo da duração da viagem preciso lava-lo no meio do caminho; 2 fleeces são conta do recado sim; sim, repito, SIM, você deve comprar uma calça impermeável e um anorak – mesmo que seu passeio fosse urbano eu recomendaria o anorak. Tudo bem que você está indo no verão, mas na Patagônia venta muito e esse vento vai jogar a temperatura no chão e os fleeces não vão impedir você de sentir frio se ventar… Outro detalhe é que se chover você não corre o risco de molhar os fleeces e de ficar no frio e molhado… Abraços e boa trip!

  106. Marcelo Ribeiro disse:

    Olá Mario, em primeiro lugar parabéns pelo blog, muito bacana
    Sou de TI também ! (empresa Tecmaster)

    Irei para USHUAIA agora em Setembro, esquiar.

    Ja tenho as duas primeiras camadas para corpo mas nao comprei a jaqueta (o tal do ANORAK).
    Comprei a calça na Decatlon (que seria a 3.camada e vou comprar as duas primeiras).
    Comprei a Luva mais grossa que vc chamou ai também de 3.camada.
    As duvidas >
    preciso comprar mais alguma luva?
    preciso comprar a tal da balaclava?
    tenho duas jaquetas aqui que comprei para inverno, que sao impermeaveis, mas na epoca que comprei nem estava pensando em esqui.
    Uma é uma jaqueta 2×1, da Timberland que tem o Fleece e por fora é impermeavel e meio corta vento. Mas ela é tipo dessas de caras de nautica. Sera que serve?
    Outra que fiquei bem na duvida comprei numa loja totalmente comercial. Da TNG. É amarela, impermeavel, e fiquei na duvida se serveria para o ski. Como posso descobrir se serve?
    Ainda pensei em simplesmente comprar na Decatlon uma das baratinhas ou ainda alugar por la na estação.
    A duvida na jaqueta é nao sei quando volto a esquiar e a jaqueta (bem como a calca ja comprada ) ficar mofando no armario (fato que ja acontecee com a amarela).
    Obrigado pela atençao
    Abraços
    Marcelo

  107. Mario Nery disse:

    O seu problema é o mesmo da maioria das pessoas – as roupas vão ficar penduradas no armário depois… Estações de ski costumam alugar todas as peças, menos a segunda pele. Pense nisso também, pode ser que no seu caso seja melhor alugar lá, informe-se com a estação de ski! Além da luva externa é sempre bom ter um par de fleece, a menos que a sua externa já tenha fleece. Eu costumo usar uma de fleece e a externa por cima, quando estou na cidade por exemplo ando somente com a de fleece, e na montanha dependendo da situação ando com as duas. Luva na Decathlon é barato.

    Quanto as jaquetas, é complicado falar de um material que eu não conheço, se vai servir ou não só testando realmente, o perigo delas é fazer você suar demais, o que pode gerar gelo por dentro da roupa (é difícil isso numa estação de ski, na montanha é mais comum, mas…). Quanto a Balaclava eu não compraria – mas por que eu não gosto delas. E isso você encontra lá fácil se achar que precisa! Abraços e boa trip.

  108. Marcelo Ribeiro disse:

    Mario, muito obrigado pela resposta!!
    vou entrar em contato com a estação , ou já garantir a jaqueta na Decatlon.

    Um abraço

    Marcelo

  109. Marcelo disse:

    Ola Mario sou de novo fiquei com uma duvida em relacao a jaqueta. Fui na decatlon e la tem jaquetas numa sessao propria para a ski. Como ja tenho segunda pele e o fleece pensei em compra la. Ai vi a mais barata mas ela nao tem a tecnologia respiravel. Isso para o esqui impacta muito? As outras jaquetas com essa tecnologia sao uns 200 a mais , vale o custo beneficio? Agora existe as opcoes que sao mais finas e estao nas sessoes de caminhadas e nao de ski. Mas neste caso sao respirantes e impermeaveis. Seriam estas segundo os caras da loja as anoraks. Por como disse anteriormente tenho uma jaqueta que comprei da Timberland 3×1 que ja tem o fleece e a parte externa e impermeavel e respirante ( certeza pois estao escritas na jaqueta). A duvida eh essas jaquetas 3×1 que pelo vi eh igual ao conjunto anorak e fleece servem para ski? Pois as jaquetas de esqui na decatlon parecem possuir um forro mais grosso alem de parecerem mais esportivas do que o cj anorak fleece. Obrigado mais uma vez. Abracos Marcelo

  110. Mario Nery disse:

    Compre um anorak respirável, com um bom fleece e a segunda pele ele vai dar conta do recado! Não conheço a jaqueta da Timberland como tinha falado antes, por isso mesmo não vou dizer se ela serve ou não para o que você vai fazer. A linha de Ski que vc vai encontrar na Decatlhon, da Wed’ze se não me engano, funciona muito bem também, agora, elas vão ficar encostadas no armário com mais facilidade que um conjunto de anorak e fleece, eu volta e meia saio com um fleece ou um anorak por aqui quando está chovendo muito (anorak) ou mesmo quando está um pouco mais frio para vestir o fleece… Abs!

  111. Marcelo Ribeiro disse:

    Legal Mario…
    entao a jaqueta da Timberland é aquela 3×1 . Dentro tem um fleece grosso e a parte de fora é parecida com um nylon com umas redinhas por dentro e possui as etiquetas respiravel e impermeavel. Acredito ser um anorak…(rs)… agora só fiquei na duvida na su frase que vc veste um anorak “mesmo quando está um pouco mais frio para vestir o fleece”… vc quis dizer que quando esta mais frio ai coloca o fleece, correto? pois pelo que estou ententendo o anorak sozinho nao esquenta quase nada se estiver muito frio, correto?
    Por fim, vc disse que as jaquetas da Wedze (sao essas mesmo na Decatlon) servem, mas tem dois tipos de jaquetas deles.. Uma mais baratinho de uns 150,00 que NAO é RESPIRAVEL e mais simples, e uma outra que é uns 350,00 mais completa, que é RESPIRAVEL. Essa nao respiravel posso ter problemas?? tipo de transpirar muito? e por fim, optando por uma dessas jaquetas da Wedze, teoricamente nao uso o fleece correto? nesse caso seria 2.pele e a jaqueta de weeze direto (estou entendendo que ela ja tem um camada junto).. ou nao?
    Obrigado pela paciencia.

  112. Mario Nery disse:

    Marcelo, quis dizer que em dias de chuva uso o anorak – que realmente não esquenta nada (a menos que vc esteja em movimentação constante) e em dias mais frios uso um fleece leve eventualmente. Ultimamente tenho andado com um soft shell (que mistura mais ou menos as funções de fleece e anorak) e é leve. As jaquetas servem, mas eu não sei o quanto você sua, eu já fiz montanha de uns 5600m usando anoraks não respiráveis, mas eu suo pouco neste tipo de ambiente. Uma respirável lhe dá mais conforto, isso é fato, além de evitar que seu suor vire gelo, mas acho muito difícil isso acontecer numa estação de ski (qual a altitude de lá??). Se a jaqueta mais pesada da Wed’ze tiver fleece por dentro em geral não é necessário usar mais um – mas pode ser bom ter um de reserva na mochila -no caso da jaqueta mais leve (anorak mesmo) o uso do fleece é obrigatório. Abs!

  113. Marcelo Ribeiro disse:

    Mario, mais uma vez obrigado.
    A Altitude lá é baixa (Cerro Castor: está a apenas 195m sobre o nível do mar e tem uma altitude de 1050m. Isto permite uma melhor condição aeróbica para quem sobe as pistas. Apesar da baixa altitude, é o único centro de Ski da Argentina que assegura 4 meses de neve do topo à base).
    Media que vi la de temperatura (una temperatura de -5º en la cumbre y -3º en Cota 480 que peguei no site).
    O que acha? To pensando em ir no esquema anorak + fleece mesmo ao inves da Wedze. É possivel usar dois fleeces? Eu por exemplo tenho um mais grosso e mais fino, posso colocar um em cima do outro certo?
    Abraços

  114. Mario Nery disse:

    Nessa altitude e com essa temperatura eu estaria de camiseta! rsrs Brincadeira, mas enfim é bem capaz que vc use somente o anorak e um fleece, seria o que eu estaria usando neste caso, mas não descuide e leve o segundo com você. E sim, você pode colocar um sobre o outro!Abs!

  115. Marcelo Ribeiro disse:

    Mario, muito obrigado por todas as respostas!
    Grande abraço

  116. Vania disse:

    Olá Mário!

    Parabéns pelo ótimo blog!

    Já li muitas dicas interessantes, mas ainda estou com algumas dúvidas: vamos pra Patagônia Chilena em outubro, e ficaremos 10 dias. Ficaremos em Puerto Montt, Puerto Varas (Vulcão Osorno, somente o passeio e visita à estação de esqui, sem esquiar) e vamos pra Torres del Paine apenas para passear pelo Parque, fazendo pequenas trilhas (não vamos acampar nem escalar) e gostaria de saber se mesmo assim tem necessidade de comprarmos as botas impermeáveis (já li que lá chove bastante), se sim, qual a mais indicada, para o nosso caso já que provavelmente não faremos outro passeio num lugar frio tão logo? E quanto às roupas, pensamos na segunda pele, e uma blusa anorak, com alguma blusa grossa por baixo (ainda não sei de bem de que tipo). As calças de tactel com uma segunda pele dão conta do frio? Desde já, obrigada!!!

  117. Bianca disse:

    Olá..
    Gostaria de algumas dicas, estou indo em Janeiro para o Canadá, vou estudar, será inverno lá e me falaram que as temperaturas abaixam bastante, ficarei em Vancouver e irei a Toronto e Montreal passear, qual tipo de roupa de frio neste caso devo levar, estes casacos são bem caros e ao mesmo tempo me falam que devo comprar..Qual será que irá me atender e ao mesmo tempo será barato?? Valeu!!!!

  118. Mario Nery disse:

    Vania botas impermeáveis são usadas normalmente aqui no Brasil, tenho duas e sempre ando com elas aqui no país. Compre alguma da Nômade ou da Snake – duas boas marcas nacionais. Dê preferência para modelos de couro. Em geral quando vou pra neve eu levo comigo um anorak, um ou dois fleeces (um mais fino e um mais grosso), segunda pele, calça impermeável e uma calça de fleece, em geral essa calça de fleece eu só uso em montanha, mas o resto eu uso inclusive na cidade, quando o local é muito frio. As calças de tactel e uma segunda pele não vão aguentar se estiver frio demais ou se estiver ventando! Pra vento só uma calça impermeável! Uma amiga da minha irmã foi para o salar de Uyuni na Bolívia e quando estava comprando a roupa dela me perguntou se precisava de anorak, eu disse que sim, mesmo ela não querendo comprar, logo depois eu recebi uma mensagem dela pelo Facebook agradecendo pela dica e avisando que ela usou tudo! Então cuidado com roupas de frio, melhor ter a mais do que a menos! Aliás uma vantagem destes lugares é que eles tem lojas que vendem esses materiais caso você esteja lá e precise. Boa trip!

  119. Mario Nery disse:

    Em Vancouver no inverno a temperatura deve beirar entre 0 e 6 positivos, isso se nao cair abaixo de zero… Um anorak ou um casaco de couro, fleeces ou casacos de lã grossos e um conjunto de segunda pele são obrigatórios para você, bem como luvas e gorro. O problema é encontrar esse material fora das grandes capitais, pra ser mais exato fora da região sudeste e sul acho que não será tão fácil achar material de frio pesado… Os casacos para uso urbano geralmente são caros, você até acha em lojas de grife, mas realmente vai pagar uma fortuna neles… Mas você não tem pra onde fugir, é isso ou então você vai sentir frio lá. Abraços e boa trip!

  120. Ana disse:

    Olá Mario! Vou pra Toronto em pleno inverno, pensando em ir máximo ate início de Dezembro onde começa a nevar. Tenho uns casacos de poliester e uns outros do tempo de avós que na verdade nem sei que material é tipo forrado por dentro é um tecido meio brilhante e por fora parece lã mas não é… Bom enfim gostaria de saber se da pra chegar la e nao morrer de frio com blusas de lã e estes casacos que te falei e deixar pra comprar o essencial por lá? Ou tu acha que vou morrer de frio? sou de Belo horizonte aqui tem até loja euroblazer que vende essas roupas de inverno mas como todos dizem sao caras!! casacos em torno de 280 reais ou mais e as lojas que vi no site tbe achei carissimas!! O máximo que poderia comprar seria 2 pele e comprar no Canadá assim que chegar, outra pergunta onde acho bota pra neve? e conjunto de moleton pra usar por baixo vc acha válido? Quanto ao casaco externo o que recomenda pra neve esse de pena de ganso ou casacos de couro? Enfim é isso e obrigada!

  121. Mario Nery disse:

    Ana, as blusas de lã vão te ajudar, quanto aos casacos eu não faço a menor ideia, já que não os conheço e ainda que visse eles não poderia lhe dizer o quanto frio suportam só pela imagem… Os casacos lá serão mais baratos que aqui, e acredite, casacos de R$ 280,00 estão baratos para a realidade brasileira – dependendo do casaco, claro. Segunda pele eu acho bom você levar daqui, fica muito bom por baixo da roupa, mantem bem o calor! Bota de neve é uma coisa bemmmmmm cara, mais de 1000 reais aqui no Brasil, dependendo do caso é possível usar uma bota de couro com um solado grosso e impermeável, além de bons pares de meia. Mais de um par em alguns casos… Casaco externo não precisa ser de pena de ganso, até por que eles custam mais de 1000 reais também (os bons), em média. Use um casaco de couro ou um anorak impermeável. Ah moleton você pode usar em casa, na rua não é bom, a segunda pele é melhor. Boa viagem.

  122. Mauricio disse:

    Caro Mario,

    Parabéns pelo site.
    Sou do RJ e estou viajando com a minha família para a Suiça em Dezembro. Já compramos as botas impermeáveis na Timberland, temos os casacos e algumas luvas (acho que vamos comprar lá), com a segunda pele. Porém, agora estamos pensando em comprar as calças impermeáveis, pois não sabemos se vamos pegar frio extremo. Não vamos esquiar e ficaremos somente 1 semana, viajando pelas cidades.
    Estamos com dificuldade de encontrar estas calças. Na Decathlon e na Benevento tem poucas opções e na Casa de Pedra, estão muito caras. Existe alguma casa no RJ, sem ser a loja de inverno (mto cara)?
    Conhece algum site, além destes que eu falei?
    Qual a sua sugestão?

    Valeu.

  123. Mario Nery disse:

    Olá Maurício, obrigado! Então, na nossa página de links (olhe o menu no topo do site) tem uma seção só com links de lojas, inclusive algumas parceiras aqui do TB. Agora, tente saber qual é a temperatura por lá, é muito raro eu usar uma calça dessas se eu não estiver na neve pesada ou debaixo de chuva. Elas esquentam bastante, como você me disse que não vai esquiar eu sinceramente não compraria – menos que vocês venham a visitar alguma montanha… Compraria uma segunda pele, luvas, fleece e gorro se fosse só pra ficar nas cidades. Um casaco de couro ou impermeável é uma boa opção também, recomendo. Agora as botas impermeáveis talvez não sejam necessárias. Mas não vão lhe prejudicar também. Qualquer duvida escreva. Abraços e boa viagem!

  124. Cláudia Rezende Morales disse:

    Olá!

    Estou indo a Nova Iorque no dia 21 de dezembro. Não costumo viajar muito para áreas tão frias, assim, acho um desperdício comprar roupas de frio que não me servirão aqui no Brasil. Você conhece algum lugar lá onde eu possa alugar as roupas que você indica?

    Obrigada.

  125. Mario Nery disse:

    Olá Claudia, infelizmente para alugar eu não conheço, sempre preferi ter as roupas pois volta e meia vou a lugares frios, então… Mas deve existir, acredito!

  126. Mauricio disse:

    Mario,

    Obrigado pela resposta anterior. Já fui comprar na Makalu e falei do seu blog.
    Em relação as luvas, qual o modelo que devo comprar para andar pelas cidades da Suiça. Não vamos esquiar, somente passear pelas cidades. Já vi que em Dezembro, há chuva e neve. Qual seria a mais indicada?Devo comprar lá?
    Já vi várias, mas nunca sei qual é a melhor.

    Valeu.

  127. Guilherme disse:

    Fala Marião! Sou eu de novo te pentelhando!
    Cara, vou fazer Santiago, Vale Nevado, Atacama, Uyuni e MP em junho do ano que vem. O pessoal recomenda comprar tudo no Chile. Porém, eu entrei nos sites chilenos e não achei nada barato as roupas indicadas pelo pessoal. Do jeito que eles falam, parecia que eu ia gastar 20 reais num ótimo fleece e 10 reais num undewear, porém não foi isso que constatei. Tenho a possibilidade de comprar essas roupas (fleece e underwear) na Decathlon da Europa (cujos preços são metade em relação aqui). Bem, pergunto: vale mais a pena comprar o underwear e o fleece na Decathlon eruopeia ou devo mesmo comprar em Santiago? Se for Decatlhon, que fleece vc me recomenda pra agüentar o -20º? (obs: já tenho uma jaqueta (anorak) Arpenaz 300). Grande abraço. Guilherme

  128. Mario Nery disse:

    Maurício, uma luva de segunda pele e uma de fleece já devem dar conta do recado, se precisar de mais alguma você pode comprar lá na hora. Abraços

  129. Mario Nery disse:

    Guilherme, na Decatlhon você não vai encontrar marcas top como no Chile, mas o que você encontra na loja vai lher atender muito bem. COmpre um fleece mais fino e um mais grosso, assim você pode fazer camadas. Procure fleeces que abram por completo na frente. Um fleece 50 ou 100 e um 200 está bom. Abraços

  130. Marcia disse:

    Olá, estamos indo para Maccgu Picchu de 10-17/12/2011. Que tipo de vestimentas vc aconselha para esta época?
    Grata!!!!! Parabéns pelo blog!!!

  131. Mario Nery disse:

    Marcia, leve um anorak e calça impermeável! Nesta época costuma chover muito por lá! Mas ainda assim você deve levar um fleece, luvas e gorro por causa do frio que ainda pode aparecer.

  132. Cristiane disse:

    Oi Mario,

    parabéns pelo site e por esse post. Ele me ajudou muito na hora de decidir o que comprar para a viagem que farei para a Patagônia Argentina no mês que vem.
    Aliás, achei o post tão bom que coloquei um link dele na postagem que fiz hoje lá no blog, ok?!

    Um abraço

  133. Paula disse:

    Olá
    estou indo para vancouver agora em dezembro e vou passar 2 meses.. fiquei sabendo que lá vai estar muito frio! gostaria de saber se você poderia me indicar alguma segunda pele(tipo essas de alpinista) que seja muito boa para esse frio, porque nao gosto de ter que ficar botando várias roupas, uma por cima da outra!

  134. Fernanda disse:

    Mario,

    O que preciso vestir para conhecer o Salar de Uyuni no começo de fevereiro?

    Precisa todo esse conjunto underware, fleece e anorack?
    Ou comprando um underware pra 10 graus negativos resolve?

    Outra coisa, casaco de Nylon tipo japona substitui o anorack?

  135. Mario Nery disse:

    Fernanda o salar nesta época do ano é quente durante o dia e frio a noite, como qualquer deserto… No inverno é normal andarmos de camiseta e fleece, ou até de segunda pele durante o dia e ao cair do sol estamos todos encasacados. No seu caso será verão, sinceramente é capaz de você andar de camiseta e calça ou até bermuda. Atente apenas para o frio a noite e para o sol que é muito forte! Aliás leve óculos escuros, nem pense em ir lá sem óculos e um bom protetor solar! A japona de nylon não substitui o anorak pois ela não é impermeável, ela até pode segurar melhor o frio, mas se ventar ou se chover ela não vai evitar nada… Eu costumo sempre viajar com a segunda pele, um fleece e o anorak – pelo menos… Mas isso é uma mania minha, prefiro carregar alguma coisa a mais do que passar frio…

  136. Eliza Inez disse:

    Olá, estarei indo para Patagônia em Dezembro, irei fazer o circuito completo do Torres del Paine, não tenho as roupas que sugeriu, gostaria de adquirir em Punta Arenas na Zona Franca, vc acha que lá o preço é melhor???? é necessário todas camadas para o trekking??? pelo verifiquei as temperaturas não são tão baixas em dezembro… pode me ajudar, obrigada.
    Eliza

  137. Mario Nery disse:

    Eliza, mesmo no verão a Patagônia costuma ser bem fria isso sem mencionar o fator vento, que ajuda a derrubar ainda mais a temperatura, por isso mesmo recomendo que você tenha na mochila um conjunto de anorak e calça impermeável, fleece, um par de boas luvas de fleece (ou dois pares), uma calça de fleece para dormir a noite, um bom par de botas impermeáveis, meias adequadas para trekking e um gorro. Não precisa levar balaclava e nem casacos de pena de ganso. Qualquer dúvida nos escreva! Boa viagem!

  138. Eliza Inez disse:

    Obrigada Mario.
    Underwear vc não citou, devo comprar???
    Vc Tem conhecimento se os preços em Punta Arenas são bons??? Ouvi falar da Zona Franca e que os preços são legais, devo deixar para comprar lá mesmo??? estarei 2 dias em Punta Arenas e depois vou à Ushuaia, qual cidade é melhor para adquirir essas roupas??
    Obrigada novamente

    Eliza

  139. Mario Nery disse:

    Sim deve comprar a segunda pele (under) também! Quanto aos valores eu não tenho como te orientar pois nunca comprei nada em nenhuma das duas cidades, mas sei que em Ushuaia a oferta é grande. Mas lembre-se que Usuhuaia já é um local frio, portanto chegar lá com um fleece, segunda pele, anorak, luvas e gorro pode ser uma boa opção…

  140. Eliza Inez disse:

    Obrigada Mario, suas respostas ajudaram muito
    boa semana
    Eliza

  141. RAPHAEL DIAS disse:

    Olá Mário
    Estou com certas duvidas e dificuldade quanto ao que comprar e usar no caso de frio, aqui no Brasil, considerando temperaturas máximas aí de -5 graus acredito eu.
    Pretendo fazer a travessia petro tere, e queria saber qual o tipo de casaco comprar, e aproveitar esse casaco posteriormente em outras viagens não de frio extremo, mas de baixas temperaturas com gramado e canela que acredito chegar até -5 ou pouco mais que isso. Queria comprar um único casaco que fosse impermeável respirável e confortável!!!! Isso é possível? Ou um casaco 3 em 1 é exagero? Gostaria de uma dica aí do melhor e mais adequado para os lugares mais frios do nosso pais com proteçao de vento e chuva e as melhores marca, lafuma,deuter, nort face, salomom ou nacionais.
    Desde já obrigado pela consultoria e se um dia nos encontrarmos pagarei uma cerveja hehehehehehmas valeu!!!!!

    • Mario Nery disse:

      Compre um casaco 3 em um ou as camadas separadas. Para um travessia e outras coisas similares em montanhas no Brasil basta um jogo de segunda pele, um fleece não muito fino (100 a 200), um anorak, luvas e gorro. Calças de fleece e impermeáveis são extras e podem ser úteis em locais mais frios. Um casaco só não lhe permite ajustar as camadas de acordo com a variação de temperatura, por tanto não recomendo, trabalhe sempre com camadas! Quanto as marcas, Conquista, Solo, Curtlo e Trilhas e Rumos dão conta do recado muito bem. Se quiser algo com mais qualidade verifique os anoraks da Hi-Tec e Marmot. North Face, Mountain Hardware e afins são muito técnicas pra uso geral, a Marmot também é, mas é mais acessível… Abs!

  142. Gustavo Martins disse:

    Mario eu li todos as perguntas e respostas e gostarai que confirmasse esse resumo que irei montar abaixo, se tiver algo errado me avise segue tb dúvidas de opções para centros urbanos.

    Primeira camada segunda pele (sempre material sintético)
    Blusa e Calça
    Dry Fit usado em ginástica ou própria, vendida na Decatlhon como Underwear

    Segunda camada
    Blusa Fleece ou como segunda opção para quem vai ficar mais em centro urbano Blusa de Lã ( além da lã tem outro tipo de material que substitui o Fleece)
    No caso da calça se não for uma Fleece qual o tipo que substitui??? Não conheço calça de lã rsrs

    Terceira camana
    Anorak (Pref. respiravel impermeável) pode ser substituido em centro urbano por jaqueta de couro, tem outro material que faz o mesmo papel q o couro e pode susbstituir o anorak?
    No caso da calça para centros urbanos para substituir o anorak teria que ser uma calça de couro? tem outra opção??

    • Mario Nery disse:

      Não é dry fit na primeira camada, são tecidos sintéticos específicos, mas você pode substituir por suplex caso não vá pra neve efetivamente. Achar blusa de suplex vai ser bem difícil.

      Calça de fleece só em montanha, em geral para uso urbano uma calça de segunda pele por baixo de um jeans já dá conta. A blusa de lá substitui o fleece para uso urbano, para montanha não!

      Para centros urbanos que eu saiba não existe outra opção de calça impermeável – eu desconsidero a calça de couro por não ser confortável e por não gostar mesmo. Raramente você vai usar calça impermeável na cidade… Jeans e segunda pele já resolvem.

  143. Maria Evelise Araujo disse:

    Preciso de informações sobre tecnologia para confecção de artigos para treeking, tipo, mochilas, saco para dormir, etc, onde possso encontrar esse tipo de informação?

    • Mario Nery disse:

      Só pesquisando na internet para conhecer melhor os materiais, contactando usuários (montanhistas se esse for o público), comparando produtos… Não existe manual sobre isso que eu saiba. Mas se você pesquisar os sites de fabricantes irá achar os nomes dos produtos e aí terá como buscar os fabricantes de tecidos especiais e afins.

  144. Mario já consertei sobre o autor desse artigo lá no meu blog “maismontanha”, Parabéns pelo Trekking Brasil, Ótimo site, ótimas dicas.
    Há coloquei no meu blog um link pra o seu site….

    Abraços

  145. Suane Araujo disse:

    Preciso comprar roupas e bota p/ neve…
    Encontrei numa loja a marca Quechua. Alguém conhece os produtos, são de qualidade?

  146. martha pereira disse:

    Bom dia Mario,

    Irei fazer a Trilha de Salkantay 5D/4N no início de setembro e a minha grande dúvida é sobre que marca de botas que devo comprar comprar. Será a minha primeira viagem trekking. Já me desaconselharam a comprar da marca Timberland, mas sim uma Salomon, só que estas são muito caras aqui no Brasil. Também sei que não é aconselhável usar botas novas para realizar a trilha, portanto tenho uma certa urgência para efetuar a compra, o que você me sugere? Além disso, será que vc poderia especificar uma lista de roupas necessárias para tal. Como não sou praticante de trekking, gostaria que esses itens fossem, de fato, essenciais e com bom custo/benefício.
    Agradeço desde já a sua ajuda e atenção!

    • Mario Nery disse:

      Boa noite, vamos lá.

      Botas – Salomon, Hi-Tec, Snake e Vento (as últimas duas são nacionais e um pouco mais baratas, as duas primeiras são importadas e tem mais tecnologia, mas todas te atendem, eu hoje uso uma Buxton da Hi-Tec.

      Roupas – todas as deste post, menos o casaco de pena de ganso, balaclava e a terceira camada de luva. De resto leve: uma luva de fleece ou lã, gorro, segunda pele, anorak e fleece. Setembro é quase transição entre o período seco/frio e o mais quente e chuvoso, por isso mesmo é bom não descuidar. E todo esse material pode ser usado aqui no Brasil caso você continue praticando trekking nas montanhas daqui, principalmente se for de Minas Gerais para baixo.

      Abs e boa trip!

      Mario

  147. Edilane Rubim disse:

    Olá Mário!

    Gostaria, primeiramente, de parabenizá-lo pelo site! Pretendo subir o P ico da Bandeira em julho/2013 e sua dicas para se usar as camadas foram 10! Minha dúvida é quanto à compra destes produtos pela internet que ficaria muito mais barato do que comprando aqui em Vitória/ES. Então, os preços da Decatlhon estão bem mais em conta do que outras lojas. Mas eles são confiáveis? Você sabe se quem comprou pela net recebeu direito?
    Um abraço! Aguardo seu conato, ok?

    Edilane

    • Mario Nery disse:

      Olá Edilane, os produtos da Decathlon são bem legais sim, porém não posso falar sobre compras via internet com eles, meus amigos sempre compram direto na loja, ou aqui no Rio ou em SP.

      Abraços, Mario.

  148. martha pereira disse:

    Olá Mario, primeiramente gostaria de te agradecer pelas informações prestadas e dizer que o seu site, de fato, foi o que mais me esclareceu sobre como se vestir para um trekking. Além disso, gostaria de informar a Edilane Rubins que realizei compras através dos site da Decatlhon e foi tudo perfeito!

  149. Nathalia disse:

    Boa Noite,
    Irei para o deserto do atacama e a noite, em 2 dos passeios,pegaremos -10 graus. Comprei um anaroque da conquista ,um fleece thermo pro da solo e uma segunda pele x thermo tbm da solo.Acha que dá pra aguentar a parte de cima?
    GRATA,
    Nathalia

  150. Nathalia disse:

    Boa Noite,
    Irei para o deserto do atacama e a noite, em 2 dos passeios,pegaremos -10 graus. Um simples gorro de lã resolve pra cabeça?

    Para as mãos,comprei uma luva x thermo da solo e estou pensando em comprar uma de fleece. A dúvida é: Eu preciso de uma luva impermeável tbm?

    Grata,
    Nathalia

    • Mario Nery disse:

      Olá Nathalia. Um bom gorro de lã resolve sim. E quanto as luvas, a impermeável nós só usamos em situações de frio extremo e neve, mas recomendo fortemente que você leve uma boa luva de fleece ou mesmo de lã também!

      Abraços e boa trip!

  151. Nathalia disse:

    Mais uma vez obrigada….
    Última dúvida,rs!

    A parte debaixo para – 10 graus!O que devo usar?
    Comprei uma calça x thermo da solo como segunda pele.
    Preciso da calça de fleece e da impermeável tbm?

    • Mario Nery disse:

      De nada! Não vai precisar da calça impermeável não, mas seria bom ter uma calça de fleece se você for muito friorenta, em todo caso uma boa calça de moleton serve – para este seu uso apenas, nada de montanha e afins, mas pra usar em um ambiente mais “tranquilo” como o Salar e o Atacama um bom moleton dá conta também.

      Abraços e boa trip!

  152. luciane cruz barros disse:

    estarei viajando para o chile com meu filho em 11 de agosto de 2014, gostaria de saber se é mais economico alugar segunda pele , meias e luvas em Santiago, ficaremos 3 dias, 2 em santiago e 1 em valle nevado, numeração de sapato brasil meu feminino 37 meu filho brasil masculino 43, altura minha 1,70m , meu filho 1,87m, manequim meu brasil 40/42 peso de 64 kg , meu filho tamanho M ou g adulto peso aproximado 75kg. agradeço a atenção e aguardo a resposta , peço ainda que valor aproximado irei gastar para as informações. Luciane Cruz Barros, email: barros.luciane@gmail.com

    • Mario Nery disse:

      Luciane, segunda pele é uma roupa bem pessoal digamos assim, acredito que vale mais a pena compra-la – ainda que lá – do que aluga-la. É mais comum ver as camadas superiores para alugar – casacos de duvet e anoraks mais técnicos – do que segunda pele. Não temos noção dos valores, já que eles variam de acordo com o local. no caso de compras aqui no Brasil um jogo de segunda pele pode variar entre uns 150 a 250 reais (calça e blusa). Mas como disse, por ser um item pessoal eu acho melhor você já sair com ele daqui na sua mala ou buscar em uma loja do local onde você irá. Abraços e boa viagem!

  153. luciane cruz barros disse:

    Obrigada Mário, estou fazendo pesquisa em site apropriados para comprar a segunda pele, grata pela informação
    luciane Cruz Barros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *