RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Travessia Transmantiqueira

Entre os dias 05 a 19 de agosto deste ano, eu (Luciana Moro), e o Tiago Korb realizaremos a Travessia Transmantiqueira entre Piquete SP e Aiuruoca MG. Esta aventura é o meu sonho desde o meu início no montanhismo. O Tiago já realizou boa parte dessa Travessia há 4 anos, na época foram 140 Km a pé.

Transmantiqueira

Não somos marinheiros de primeira viagem em travessias longas. Na verdade, faz muitos anos que estamos praticando trekking pesado, já fizemos diversas travessias longas e de grau de dificuldade elevado. Especialmente as desafiadoras trilhas entre montanhas do Paraná. Além disso, praticamos trekking todo o final de semana o ano todo e, às vezes, quando o trabalho permite, no meio da semana também. E quando se aproxima uma travessia mais longa e pesada, para intensificar os treinos, aumentando a quilometragem dos nossos trajetos, a altimetria e o peso das mochilas.

Neste ano, planejamos percorrer cerca de 250 Km com o aclive acumulado superior a 12.000 metros (aproximadamente), passando por várias trilhas/travessias clássicas e belíssimas. Iniciaremos na travessia Marins x Itaguaré SP/MG e terminando pela Serra do Papagaio em Aiuruoca MG. Essa Travessia era para ter sido realizada em 2013 pelo Tiago, mas por falta de parceria ele acabou adiando os planos. Agora sou eu a parceira, e este baita trekking vai sair do papel.

Escolhemos o mês de agosto por ser mais seco e de clima ameno. Ficar na expectativa de realizar uma grande travessia e viajar milhares de quilômetros para realizar o seu grande sonho e pegar um tempo ruim não é nada agradável, não é? Então ficamos espertos com relação à data e garantimos as passagens.

Essa experiência nos possibilita um melhor planejamento da grande Travessia Transmantiqueira, tanto quanto à logística do trajeto, como alimentação e organização de equipamentos. Como somos nós mesmos que estamos montando o próprio roteiro, nada pode dar errado, tem que pensar em todas as possibilidades para se precaver de eventuais problemas.

Em seguida fizemos um “checklist” do equipamento e vestuário que precisávamos ter. Adquirimos parte do equipamento com antecedência para nos familiarizarmos. Bem como os nossos parceiros Loja Clube Trekking, Deuter, Sea to Summit e Azteq nos cederam ótimos equipamentos para esta grande aventura.

Assim estamos nos preparando para a Travessia Transmantiqueira, além do preparo físico, planejamento do roteiro e dos equipamentos. Muita ansiedade e muita vontade para que chegue o tão esperado mês de agosto.


Leia também

Trilha em Guaramiranga – Ceará

Texto e fotos enviados por: Karol Oliveira NOTA DO TB: Recebemos este texto e resolvemos publica-lo para resumir em um

Ilhabela, São Paulo – trilhas e dicas

Ilhabela, fica situada no litoral norte de São Paulo próxima da cidade de São Sebastião, ela foi o destino de

Aventura nos Alpes Austríacos

Texto e fotos: Thiago R. Caetano Lá estávamos nós, 3 brothers tomando uma cerveja e falando sobre o que esperávamos

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


3 comentários

Deixe sua opinião
  1. Marcos Paulo da Silva Pinto
    Marcos Paulo da Silva Pinto 16 julho, 2015, 16:32

    Olá, gostaria de conhecer mais detalhes do trajeto que será feito nesta travessia. Moro em Cruzeiro/SP, bem ao lado do início da travessia e conheço as trilhas da região, inclusive do final do trecho da Serra do Papagaio em Aiuruoca/MG. Estou me planejando para fazer também a Transmantiqueira e estou recolhendo mais informações sobre o assunto.

    Responda este comentário
  2. Silvio Antunha
    Silvio Antunha 19 agosto, 2015, 14:42

    Como foi a aventura?

    Responda este comentário

Deixe a sua opinião

Seu endereço de email não será publicado aqui.
Os campos marcados são obrigatórios*