RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Trilha de Ratones à Costa da Lagoa – Florianópolis

Florianópolis é uma cidade recheada de trilhas, algumas delas você encontra aqui na seção de tracklogs do TrekkingBrasil.com.

A trilha que vamos relatar hoje é a que leva de Ratones até a Costa da Lagoa. A trilha é de nível fácil e possui uma linda vista panorâmica da parte norte da Lagoa da Conceição.

A trilha inicia no final da Estrada Bento Manoel Ferreira, no Bairro Ratones.

Para quem está de carro há um local para deixar o carro (veja no mapa o ponto do Estacionamento 1), onde fica a placa de início da trilha. Nesse local tem espaço para o estacionamento de cerca de 10 carros. Se você for bom motorista e tiver um carro fortinho, pode tentar seguir um pouco mais pela estrada, que é uma ladeira com piso de terra bem ruim e estacionar um pouco mais para frente, em um local que tem espaço para apenas 4 carros (estacionamento 2). Indo de carro até esse segundo ponto você economiza cerca de 650 m de subida a pé.

Se quiser, outra opção é chegar no início da trilha de ônibus. No terminal TISAN pegue o ônibus circular Ratones (verifique a tabela pois há poucos horários) e desça na última parada da Estrada Bento Manoel Ferreira. A última parada fica um pouco antes do estacionamento 1. É bacana ir de ônibus se, além de fazer a trilha, você quiser curtir um passeio mais longo indo até o centro da Lagoa da Conceição ou voltando por outro caminho.
Início da trilha (no estacionamento 1)

Início da trilha (no estacionamento 1)

Informações da Trilha

Informações da Trilha

Estacionamento 2 (apenas 4 carros)

Estacionamento 2 (apenas 4 carros)

A trilha em si é toda bem visível, não há como se perder. Há placas de conscientização ambiental elaboradas pelo projeto Rumo Certo ao longo de todo o caminho. Não há mesmo como errar e nem é preciso GPS. Toda a primeira parte da trilha é uma subida pela mata. Um ambiente lindo e muito úmido.
Ao chegar na parte de cima do morro se tem a primeira vista da Lagoa. É lindo ver o azul ao fundo, no final da trilha. Na parte mais alta, tem uma pequena saída, à direita da trilha, que leva para umas pedras onde é possível subir para ter uma visão ainda mais linda da Lagoa e da paisagem em geral, vale a pena conferir a vista.
Trilha em meio à mata

Trilha em meio à mata

Trilha em meio à mata

Trilha em meio à mata

Chegando na parte mais alta

Chegando na parte mais alta

Vista da Lagoa

Vista da Lagoa

Vista da Lagoa

Vista da Lagoa

Depois desse ponto é só descida e rapidamente já se está perto da lagoa em uma estradinha de pedra que leva a todo o caminho da Costa da Lagoa. A trilha não tem um ponto final exatamente, ela termina na região da Costa da Lagoa. Caminhando um pouco pela estrada, após passar algumas casas você chega no ponto 19 do terminal de barcos.

Trilha Ratones à Costa da Lagoa (8)

“Termino” da trilha na Costa da Lagoa

Trilha Ratones à Costa da Lagoa (10)

Na Costa da Lagoa

 

Vale comentar que a Costa da Lagoa é um caminho que margeia a porção noroeste da Lagoa da Conceição é um local de colonização açoriana, com vários restaurantes (turísticos), igrejinha, arquitetura colonial, ruínas, artesanatos, e cachoeira. Se tiver tempo passeie e aproveite o local.
Bom, ao chegar na Costa da Lagoa você tem 3 opções:

 

1. Voltar pela mesma trilha e pegar os carros lá no início onde eles ficaram estacionados. Mas não volte sem antes caminhar um pouco pela Costa da Lagoa e curtir seus atrativos.

 

2. Pegar um barco para o centro da Lagoa da Conceição (são cerca de 40 min) em qualquer um dos pontos fluviais. São linhas regulares de barcos (como se fossem ônibus) você espera na parada e desce no ponto final no Terminal Lacustre da Lagoa da Conceição. Assim que chegar na costa da lagoa informe-se (nos restaurantes) sobre os horários, pois fora de temporada a frequencia e amplitude de horários é menor.

 

3. Pegar um barco para o Terminal Lacustre do Rio Vermelho (são cerca de 10 min).  Assim que chegar na costa da lagoa informe-se (nos restaurantes) sobre os horários, pois fora de temporada a frequencia e amplitude de horários é menor. Saiba que não há transporte público (ônibus) ali junto ao terminal de forma que essa alternativa é interessante se alguém vai lhe buscar ali.

 

4. Seguir caminhando pela “trilha” da Costa da Lagoa até  Canto dos Araçás (na Lagoa da Conceição). Essa é a nossa sugestão, de você não estiver muito cansado. O Caminho é longo (cerca de 2h), mas fácil, bonito e interessante. :)
 

Nessa trilha contei com a presença do meu primo Lucas e dos amigos o Blog Destino Algum.

Com os parceiros de Trilha!

Serviço

Trilha de Ratones a Costa da Lagoa
Início da Trilha: -27.524083, -48.467065
Nível: Fácil
Desnível: 150 m
Distância: 2,5 km
Duração: 1 h aproximadamente (parando para fotos!)
Atrativos: Vista panorâmica, restaurantes, possibilidade de banho de lagoa e de cachoeira

 


Leia também

Karina Oliani – A mais jovem brasileira a escalar o Everest

A multiesportista Karina Oliani,chegou ao cume do Monte Everest nesta madrugada! Karina Oliani partiu para sua maior e mais difícil

Em busca da Dona Aurora

Em 2014 me encontrarei com a Dona Aurora, pelo menos é isso que eu espero! Apesar dela morar bem longe

Travessia de Urubici até Bom Jardim da Serra – SC

A TRAVESSIA CONGELANTE, entre Urubici e Bom Jardim da Serra Nossa equipe KOT (Keep on Trekking) partiu no último dia

Luiza Campello

Luiza Campello

Mochileira e Campista que adora viajar e descobrir novos destinos especialmente se for em meio à natureza! Gosta tanto de fazer trilhas que participa da Web Série Pelo Caminho. Além disso é a responsável pelo Site FuiAcampar.


5 comentários

Deixe sua opinião
  1. Luiz Henrique Manica Cardoso
    Luiz Henrique Manica Cardoso 11 maio, 2015, 15:14

    Já fiz a trilha saindo de ratones e indo até o centro da lagoa,depois peguei um ônibus e fui de volta até carro em ratones,e uma bela trilha, vale muito a pena!!!

    Responda este comentário
  2. Lucas
    Lucas 12 maio, 2015, 00:15

    Essa trilha é muito linda! Obrigado pelo convite Luiza, é sempre um privilégio descobrir os cantos e encantos dessa ilha! Floripa sempre me surpreendendo ;)

    Responda este comentário
  3. Aurelliano Natarája
    Aurelliano Natarája 31 julho, 2016, 06:28

    Valeu galera. Ótimas informações. Estou indoooooo… a ratones!

    Responda este comentário

Deixe a sua opinião