RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





12ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha – Dia 2

Segundo dia da 12ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha Banff Rio e mais 7 filmes no “cardápio” deste dia! Vamos aos comentários!

Banff Rio Filmes

1. My First Mountain

O filme conta a aventura de um grupo de brasileiros em busca do primeiro cume de uma alta montanha deles. As escolhas recaíram sobre o Pequeño Alpamayo e o Huayna Potosi – montanhas acessíveis – mas nem por isso fáceis – localizadas na Cordilheira Real na Bolívia (cenário bem conhecido aqui no TB). O filme contou com uma produção bem feita, com boas imagens e fotografia. Poderia ter sido um pouco menor e mais dinâmico. Mas no final das contas agradou.

2. Free BASE en Riglos

Na medida entre narração e ação! Um filme que prendeu a atenção dos espectadores e que na minha opinião só vem a mostrar que filmes com duração entre 15 e 25 minutos com boas cenas são o ideal para a Mostra. Empolgou bastante e chama atenção pelo belo cenário espanhol de Riglos. Confira o trailer!

3. Fitz Roy – A grande aventura

Perguntar se um montanhista quer ver filmes bons de montanha é como perguntar se o macaco quer banana! Mas é claro! Fitz Roy – A grande aventura foi assim, um filme de escalada para uma platéia composta de muitos escaladores e montanhistas e com um cenário especial, a Patagônia. Agradou demais, tanto nas imagens quanto no tempo e na edição! Passou a ideia do prazer em atingir o topo de uma montanha. As produções nacionais estão melhorando a cada festival, definitivamente.

4. Expedição Rio do Poncho – Primeira Descida

Fechando a sessão das 19h tivemos um filme sobre canoagem em corredeiras. Filmes de caiaque e paraglider costumam me desanimar quando não são feitos sob medida, quando não tem a duração e a levada exata.. Rio do Poncho foi uma grande diversão por parte dos integrantes do filme. Arrancou gargalhadas da platéia e divertiu na medida! Mostrou os perrengues de alguns dias de expedição durante a descida do Rio do Poncho – que só agora eu descobri que fica em São Bonifácio, SC! Rsrsrsrs! A diversão foi garantida com o Rudnei Ribeiro narrando alguns trechos da trip! pena que o trailer não tem cenas assim!

5. Espírito de Liberdade

Esse decepcionou, um filme sobre diversos esportes de aventura mas que adicionou o motocross de exibição na lista, o que ficou fora de sentido de certo modo na minha visão. Filme com 41 minutos deixou a desejar. De certo modo eu já esperava isso, é complicado fazer um filme multsports sem perder o foco na ação, a direção e edição tem que funcionar como um relógio suíço, ou a coisa perde o foco e a diversão. E isso aconteceu com o Espírito de Liberdade na minha opinião.

6. Harmatan

Perrengue em algum lugar isolado, montanha e ralação! Fórmula mágica para um bom filme de montanha, e assim foi com Harmatan. O filme retrata a escalada de um grupo de brasileiros no Mali (África). Impedidos de escalar a montanha que desejavam por causa da falta de segurança o grupo se vê obrigado a mudar a escolha para não perder a viagem e não se arriscar sem necessidade. Agradou por causa do cenário, dos contrastes e da medida exata! Gostei bastante!

7. O mais jovem brasileiro no Everest

Agradou, não foi longo demais (21 min) e mostrou bem o que é estar na montanha, principalmente uma montanha complicada como o Everest. O filme relata a escalada de Carlos Santalena (24 anos), o brasileiro mais jovem a atingir o cume do Everest até agora. Boa edição, boa história e um equilíbrio entre narração e ação.


Leia também

12ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha – Dia 3

O grande dia da mostra de filmes de montanha é o último, dia de cinema cheio e filmes top de

Mulheres na Montanha – Invasão Feminina 2012

Esse ano o Trekking Brasil.com estará apoiando a Invasão Feminina. Para quem não conhece, o Mulheres na Montanha é um

Rio Mountain Festival 2014

Entre 31/10 e 02/11 acontecerá no Cine Estação Botafogo I, no Rio de Janeiro, mais uma edição do Rio Mountain

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


Sem comentários

Deixe sua opinião
Opa! Sem comentários ainda!Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe a sua opinião