RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





12ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha – Dia 3

O grande dia da mostra de filmes de montanha é o último, dia de cinema cheio e filmes top de linha na telona. O último dia é o dia dedicado aos filmes da Mostra Internacional Banff, produções estrangeiras de alta qualidade nos mais diversos segmentos. Vamos às críticas!

Cold Corry Richards

Cena do Filme Cold

1. Blue Obsession

Oito minutos apenas e uma sequência de boas imagens que vão levar um tempo para sair da cabeça! Assim é Blue Obsession. O filme conta a história de um jovem que se mudou para o Alaska com os pais quando ainda era criança e assim descobriu uma paixão por escalar blocos de gelo em um glaciar. Simplesmente lindo! Imagens incríveis e uma boa edição. Confira um pouco no trailer:

2. Kadoma

Kadoma é um filme que emociona e mostra a linha tênue entre a aventura, o prazer e as possíveis consequências que nos sujeitamos quando resolvemos encarar algo mais arriscado. O filme mostra a história de um canoísta (Hendri Coetzee) que foi atacado por um crocodilo no rio Lukuga, no Congo (África) após semanas de expedição cruzando com hipopótamos e outros crocodilos. Não foi tão empolgante – até por que algumas pessoas já conheciam a história, mas prendeu a atenção dos espectadores e nos mostrou o quanto somos fracos perto da natureza…

3. Miller’s Thriller

Assim como o primeiro filmes desta seção, Millers Triller, com apenas 6 minutos, se concentra em cenas de ação com saltos incríveis de esqui com paraquedas. Empolga pelas boas cenas e edição. Pena que não tem um trailer bom para ser publicado aqui.

4. Towers of the Ennedi

Mais uma grande produção falando sobre a escalada em locais remotos. Filme com grandes nomes do montanhismo internacional, lindas imagens e uma boa edição como a grande maioria dos filmes que são exibidos nos dias da mostra internacional. Um cenário diferente que me agradou bastante! Curta o filme compelto!

TOWERS OF THE ENNEDI from Camp 4 Collective on Vimeo.

5. Sketchy Andy (Reel Rock Tour)

Esse ano a Banff exibiu dois filmes do Reel Rock Tour – um outro festival de filmes de montanha que acontecerá em breve no Brasil. Sketchy Andy é um filme que mostra a paixão de Andy Lewis, escalador e highliner amaericano que curte fazer algumas loucuras a bons metros de altura. Cenas de pêndulos, highlines de 110 metros de altura sem segurança, highline pelado e mais! 22 minutos que prenderam a atenção do público e arrancaram boas risadas no final com uma cena engraçada de um erro em um pêndulo. Muito bom!

6. Whitewater Grand Prix

Um evento de corrida de caiaque que reuniu em 4 minutos boas imagens e edição. Não me agrada tanto pois eu acho que foge do tema da Mostra, mas por ser um filme bem feito acabou sendo melhor do que o esperado. Sem maiores comentários.

7. Grand Libre au Grand Cap

Outro filme na medida de tempo e qualidade de imagens. Os 8 minutos mostram um casal francês – Arnaud Petit e Stéphanie Bodet – em uma escalada nos Alpes – uma torre de 3.900 metros que se projeta do maciço do Mont Blanc – Grand Capucin. Agradou bastante! E reforça a minha ideia de que filmes curtos bem editados e com boas imagens são uma ótima fórmula!

8. Cold

Eu já tinha falado sobre Cold aqui no TB. O filme mostra a escalada do Gasherbrum II por Cory Richard, no inverno! Ele é o único americano a ter enfrentado um 8.000 no inverno. Ótimas imagens e a verdade sobre o extremo da montanha! Foi escolhido o melhor filme de escalada pelo Clube Alpino do Canadá. Agradou demais!

9. Hanuman Airlines

Um filme sobre sherpas! E o melhor, sobre sherpas que quebraram um record mundial de voo de altitude saltando do cume do Everest de parapente! Fantástico, divertido e mostrando a realidade: esse povo nepalês é incrível quando se trata de altitude! Filme muito bom mesmo!

10. Reel Rock: Race for the Nose

Mais uma produção que vem com o selo do Reel Rock Tour. O filme mostra a corrida que acontece a mais de 50 anos para ver quem consegue a escalada mais rápida do “The Nose”, via de escalada no El Captain no parque de Yosemite nos EUA. No mínimo eu poderia dizer que o filme é eletrizante! Muito bem editado, ágil e agradável! Ótimo filme!

Neste último dia da 12ª Mostra internacional de Filmes de Montanha os filmes agradaram e muito. As produções internacionais servem para nos mostrar que precisamos evoluir muito e que ainda temos mais espaço para eventos assim no nosso país. Um exemplo disso é o Reel Rock Tour que acontece agora em novembro nos dias 06 e 08 no Rio e em São Paulo e exibirá somente filmes top de linha. Os ingressos para o reel Rock são limitados e NÃO serão vendidos na bilheteria do evento! As vendas acontecem somente nos postos de venda antecipada.

O TrekkingBrasil.com irá cobrir o Reel Rock Tour no Rio de Janeiro e em breve estaremos lançado uma promoção para sortearmos 2 ingressos para a sessão do Rio, que acontecerá em Botafogo no Espaço Itaú de Cinema. Aguardem e enquanto isso confiram a programação:

Reel Rock Tour 7 Brasil – programação – http://mountainfilms.ca/reel-rock


Leia também

10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha Banff Rio – Dia 4

Último dia do Festival de Filmes de Montanha aqui no Rio. Este dia foi dedicado aos filmes da mostra Banff,

Campanha de Doação de Sangue – Montanha na Veia

Galera do Rio ou quem estiver pela cidade. Que tal nos unirmos para ajudar ao próximo? O Trekking Brasil.com está

Mulheres na Montanha – Invasão Feminina 2012

Esse ano o Trekking Brasil.com estará apoiando a Invasão Feminina. Para quem não conhece, o Mulheres na Montanha é um

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


2 comentários

Deixe sua opinião
  1. bruno
    bruno 13 Fevereiro, 2013, 12:02

    alguns desses filmes estiveram no Festival de Filmes de Montanha, promovido pela revista go outside, de graça no parque do ibirapuera.

    Responda este comentário
  2. joao
    joao 21 Fevereiro, 2013, 19:06

    Copiando o amigo q postou no facebook
    “E quem mora longe e não tem como ver esses filmes, onde q acha pra baixar?”

    Responda este comentário

Deixe a sua opinião