RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Adrenalina e inspiração na tela do Rocky Spirit 2014

A quarta edição do Rocky Spirit, o maior Festival de Cinema ao Ar Livre do Brasil, aconteceu na cidade de São Paulo no último final de semana de agosto. Praticantes e apreciadores de aventuras se reuniram no gramado do Parque do Ibirapuera para assistir aos 28 filmes selecionados. Segundo os organizadores, mais de cinco mil pessoas prestigiaram o evento este ano.

Na noite de sábado (30) o clima estava bem agradável e o gramado ficou lotado, já o friozinho e a chuva de domingo (31) atraíram um público menor, mas mesmo assim a apresentação dos documentários foi um sucesso. Tivemos a oportunidade de ver filmes sobre montanhismo, escalada, bike, canoagem, esqui, skate, etc., entre produções internacionais e tupiniquins.

Cada curta-metragem que aparecia no telão trazia aventura, adrenalina, reflexões, inspirações, com histórias de viajantes, atletas, esportistas e malucos em diferentes locais do planeta.

O escalador (e maluco) Alex Honnold marcou presença novamente, na produção norte-americana “Sufferfest”, desta vez em parceria com Cedar Wright. O projeto deles? Simplesmente escalar todos os picos com mais de 4.200 metros da Califórnia, utilizando a bicicleta como transporte entre as respectivas montanhas.

Já na maior montanha do mundo, o registro de um fato lamentável: a confusão que aconteceu entre escaladores e sherpas em uma ascensão ao cume. Saber das notícias do ocorrido e imaginar como foi a briga, já é tenso, mas ver a filmagem é algo quase indescritível! É realmente intenso e desesperador. Não quero nem me imaginar numa situação dessa, ainda mais se fosse no Everest. “High Tension” traz as lamentáveis cenas dos tapas, ofensas e até pedras voando, além dos depoimentos do suíço Ueli Steck e do italiano Simone Moro, diretamente envolvidos no fato.

Um lugar absurdo no sul da China com formações rochosas incríveis é palco do “The Karsts of China”. Escaladores do mundo todo vão pra lá tentar conquistar suas paredes e este curta-metragem mostra a rara beleza do local, com muitos desafios e aventuras.

Destaque também para “Zé do Pedal – As Fronteiras do Mundo” no qual o mineiro José Geraldo de Souza Castro passa pela África do Sul em uma inspiradora viagem a bordo de um triciclo movido com a força de suas pernas. Veja o trailer desta história incrível.

Festival de filmes outdoor

Foto da torre de projeção – Foto: Rex Andarilho

Entre os filmes que trouxeram as duas rodas pra tela, o potencial do ciclismo africano foi tratado de uma forma bem bacana no “Baisikeli – The Story of an African Cycling Team”. O projeto Kenyan Riders começou a construir uma emocionante história no Quênia, país reconhecido pelos seus grandes maratonistas.

Já o Rio de Janeiro foi palco do “Red Bull Air Force”, curta-metragem insano com atletas consagrados de base jump, saltando das montanhas da cidade e praticando o wingsuit. Realmente doido.

Filmes Outdoor

Telão do Rocky Spirit 2014 montado no Parque do Ibirapuera. Foto: Rex Andarilho

E por falar na “Cidade Maravilhosa”, em setembro será a vez dos cariocas receberem o Rocky Spirit. O evento acontece nos dias 20 e 21 na Praia de Ipanema. Preparem-se!


Leia também

12ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha – Dia 1

Primeiro dia da 12ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha Banff, no Rio de Janeiro. Lançamento de livros, mostra de

Trekking de Regularidade – Trilha Carioca

Muitas pessoas não conhecem o que é Trekking de Regularidade. A definição simples é: uma competição na qual o objetivo

11ª Mostra de Filmes de Montanha Banff Rio – 1º Dia

Como acontece todo ano nos últimos 11 anos, neste mês está rolando a Mostra Internacional de Filmes de Montanha Banff

Sr. Rex

Sr. Rex

É um andarilho que gosta de conhecer pessoas, lugares e realidades deste incrível planeta. Atualmente trabalha como Bike-Repórter e também como Educador Socioambiental na cidade de São Paulo. Seu principal veículo de transporte é a bicicleta. Siga o Rex no Caminhos do Rex - Fanpage Facebook e no twitter @rexterraqueo.


1 comentário

Deixe sua opinião

    Deixe a sua opinião