RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Barraca Mormaii Biak 4 – Review

Product by:
Mario Nery

Reviewed by:
Rating:
3
On 28 Fevereiro, 2014
Last modified:19 julho, 2015

Summary:

Review da barraca Mormaii Biak 4, um modelo básico e de custo baixo, que tem alguns problemas mas que pode atender a um determinado grupo de campistas.

A Mormaii é conhecida pelas roupas para uso em esportes aquáticos, roupas na linha de surfwear, pranchas, óculos escuros, etc. De um tempo pra cá a marca começou a comercializar produtos em diversas outras áreas, inclusive alguns destinados para camping. Entre os itens desta linha de camping está a barraca Biak 4, um modelo básico de barraca que iremos ver agora.

Barraca Mormaii

A barraca Biak 4 Montada

A Mormaii não é uma marca especializada em camping então é bom ficar claro que a linha de equipamentos deles nesta área não foi feita pensando em usos extremos, mas sim em condições comuns de acampamento – em praias, campings estruturados e afins. A Biak 4 não foge deste perfil, ela é uma barraca básica com uma coluna d’água de 800mm (abaixo do mínimo que costumamos recomendar – 1000mm), um mini avanço que não cabe muito mais que os calçados, algumas panelas e garrafas d’água (nada de mochilas volumosas do lado de fora ou de cozinhar neste espaço). A estrutura é feita em varetas de fibra de vidro de 7,9mm (padrão para este tipo de barraca mais simples e barata).

Barraca Mormaii

Barraca somente com o quarto montado

Mormaii Biak 4

Detalhes da porta e da tela.

O espaço interno é bom e para quem precisa de uma barraca simples e básica ela se mostra uma opção mais interessante do que aquelas com o “telhadinho amarelo e sem sobreteto” que vemos nos supermercados por aí. Ela conta com costuras seladas, bolsos internos para objetos e porta feita em tela mosquiteira com abertura em T invertido. Internamente, no alto do teto, ela apresenta duas fitas para que seja possível prender alguma coisa, como uma lanterna, por exemplo. A Biak 4 possui ventilações laterais no sobreteto e a parte superior do quarto (vestíbulo ou habitáculo) feita em tela para auxiliar na ventilação interna.

barraca da Mormaii

Abertura em T invertido na porta de tela

Tela anti-mosquito barrraca

Detalhe das telas da Biak 4

As varetas de vibra de vidro (são duas) se cruzam no teto e encaixam em peças plásticas em cada canto da estrutura do quarto – típica estrutura de duas varetas das barracas iglu básicas. Estas mesmas peças plásticas recebem os espeques que fixam a barraca no solo. Esse desenho padrão dos modelos iglu permite que a Biak 4 seja montada sem a necessidade de especar, ou seja, ela é autoportante. Além disso ela tem passadores para fixar cordeletes e espeques extras, estabilizando mais a barraca e ajudando a afastar o sobreteto da estrutura do quarto – uma nota importante é que esse afastamento não se mostra tão eficiente em casos de chuva e vento forte, assista a este teste dela nestas condições: http://www.youtube.com/watch?v=a_c7bJlGXNQ

Mormaii Biak 4 especagem

Peça plástica que encaixa as varetas e os espeques.

Barraca Mormaii

Detalhe dos espeques na frente da porta da Biak

Costuras seladas

Costuras seladas da barraca

Ventilação lateral da barraca

Abertura de ventilação da barraca – são duas no total.

Em resumo, a Biak 4 é uma barraca básica para campings estruturados e com clima bom, sem grandes chuvas. Ela será uma opção melhor do que aquelas barracas simples (azuis e amarelas) que se encontram nos mercados, mas não chega a competir com barracas de marcas nacionais tradicionais no mercado de equipamentos outdoor. Uma opção para quem precisa acampar e não tem muita grana pra gastar, não pretende acampar com frequência e/ou não deseja investir em material. Se a sua intenção é ter uma barraca para uso em praia, montanha, campings estruturados, selvagens e cenários diversos de chuva e vento – essa NÃO é uma barraca para você.

Ficha Técnica:

Capacidade (pessoas): 4
Composição/Material: tecido do quarto em Poliéster 190T e sobreteto em Poliéster 190T
Varetas: Fibra de Vidro 7,9mm
Piso: PE 10×10
Porta dupla: Não
Tela mosquiteiro: Sim
Bolso para guardar objetos: Sim
Estabilizadores laterais: Sim
Tipo de sobreteto: Sobreteto completo com ventilação lateral e 800mm de coluna d’água
Dimensões aproximadas (cm) – AxLxP: 130x210x210cm
Peso aproximado (kg): 2,6kg

Avaliação da Barraca Biak 4

Ponto positivos: custo baixo

Pontos negativos: é uma barraca que não oferece conforto em dias de chuva prolongada, já que o avanço é mínimo e a coluna d’água deixa a desejar.

Perfil de usuário: qualquer pessoa sem condições de investir em um modelo melhor, com maior coluna d’água, acabamento e um avanço melhor. Entre a Biak 4 e os modelos com o mini sobreteto amarelo que você encontra nos mercados fique com a Biak, se o dinheiro deixar invista em uma barraca mais forte que a Biak sem pensar muito.

Comentários e Extras

Materiais: perdeu pontos por causa dos zíperes de baixa qualidade e espeques fracos, que entortam com facilidade.
Pontos de especagem: esse é um item que a Biak tem de bom, são pontos bem posicionados, porém, algum deles não ajudam a afastar o sobreteto do quarto da barraca, o que gerou a perda de pontos.
Acabamento: as falhas nas costuras internas foram o grande ponto fraco da Biak na nossa análise.
Resistência: o quesito perdeu pontos por causa das costuras mal acabadas, pelo pouco espaço entre o sobreteto e o quarto e por causa da baixa coluna d’água.
Conforto: ganha pontos por se tratar de uma barraca com um bom espaço, mas perde porque não tem um avanço usável realmente.
Multiuso: A Biak é bem limitada em uso. Ela é alta, não sendo tão recomendada para locais de ventos mais fortes, como montanhas. Além disso a baixa coluna de água dela a impede de ser usada em condições de chuvas mais fortes com total segurança.
Facilidade de uso: um dos pontos fortes da Biak, ela é simples de montar e acompanha manual de instruções.

Para comprar a barraca Mormaii Biak 4:

Materiais
10no total de 5
Pontos de especagem
16no total de 5
Peso
14no total de 5
Acabamento
8no total de 5
Resistência
8no total de 5
Conforto
8no total de 5
Multiuso
8no total de 5
Facilidade de uso
16no total de 5

2.89

2.89 no total de 5
no total de 5 pontos

Leia também

Review: Lanterna Tática Premium Guepardo

Lanternas de cabeça costumam ser instrumentos úteis durante um acampamento, trilha ou escalada. Mas nem sempre precisamos de uma lanterna

Lafuma Tênis Skel

O Lafuma Skel o modelo mais leve da marca francesa, pesa apenas 308g (varia um pouco dependendo do tamanho) Ele

Lanterna que não usa pilhas

No final de 2007 eu ganhei um presente de um dos meus clientes que vai ser muito útil nas minhas

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


Sem comentários

Deixe sua opinião
Opa! Sem comentários ainda!Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe a sua opinião