RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Bonito – Mato Grosso do Sul

Depois de muito ouvir falar, decidi ir conferir o que tem a oferecer esse lugar que inúmeras vezes recebeu e continua recebendo prêmios nacionais e internacionais de melhor destino de eco viagem do Brasil. Lugar esse que carrega no nome a palavra “bonito”, e agora conhecendo o lugar posso dizer que esse nome é mais do que justo!

A cidade de Bonito – MS está localizada a aproximadamente 300 km da capital Campo Grande. Para quem deseja chegar até lá partindo do interior de São Paulo pode optar por sair pelo aeroporto de Viracopos (voos direto para Bonito as quartas e ao domingo) ou partir para Campo Grande e de lá seguir até Bonito de táxi, ônibus e/ou van. Os hotéis, pousadas e albergues irão auxiliar na indicação das empresas que fazem esses translado. O valor do translado, ida e volta de van custa em média R$ 160,00 por pessoa.

Atualmente o estado do Mato Grosso do Sul vive uma situação delicada com a população indígena, relacionada à posse de terras, trata-se de uma questão (pelo que eu pude ver e ouvir) que está longe de ser resolvida. Alguns viajantes que encontrei após minha chegada disseram que demoraram a chegar devido ao bloqueio da rodovia, portanto se estiver pensando em ir de carro procure se informar e tenha em mente rotas alternativas.

Essa cidade de aproximadamente 20 mil habitantes que recebe anualmente cerca de 500 mil turistas, nos reserva uma experiência fantástica.

Inúmeras são as possibilidades e os lugares a se visitar em Bonito, dentro do que eu havia programado para os meus míseros três dias de estada, estavam à flutuação no rio da prata e a trilha da boca da onça (é importante reservar os passeios previamente).

A flutuação no rio da prata nos proporciona uma experiência fantástica em meio a águas cristalinas e “repletas de vida” num lugar que abriga mais de 54 tipos de espécimes de peixes (informação do guia local) é possível contemplar de maneira particular toda beleza subaquática do rio. A interação com o meio nos faz refletir sobre o quanto é importante preservarmos o que ainda temos e sem duvida alguma nos submete a um exame de consciência sobre “o que realmente importa”.
Sendo pretensioso, mas com uma enorme segurança, posso dizer que a flutuação no rio da prata é com certeza uma das melhores experiências do lugar.

Bonito MS

Turismo em Bonito

No buraco das araras (maior dolina da América do Sul, cavidade com 500m de circunferência), mais especificamente na sua história, é possível entendermos que a conscientização é o início fundamental para qualquer tipo de preservação e perpetuidade da natureza. Procurem pelo Seu Modesto, ele com certeza é a melhor pessoa para contar como tudo aconteceu. Senhor simples e educado, é o dono do lugar.

Aves no Matro Grosso

Buraco das Araras

Araras vermelhas

O balneário municipal foi outro lugar que me surpreendeu, na verdade a natureza por aqui nos surpreende a todo o momento, é incrível. Ele está localizado a aproximadamente 7 km da cidade e é possível ir até lá pedalando (alugam-se bicicletas por aqui) e ou caminhando. Existe um calçamento específico para os pedestres (inacabado), depois é necessário caminhar pela ciclo faixa (eles chamam de ciclo faixa mais a verdade é que se trata de num acostamento).

Peixes em Bonito Mato Grosso do Sul

Devido à chuva de um dia todo que antecedeu a minha chegada a cidade o meu passeio pela trilha da boca da onça foi comprometido, trilha fechada! Como nada é por acaso, tive a oportunidade de conhecer a fazenda Ceita Corê, que em tupi guarani significa “Terra dos Meus Filhos”. Um lugar muito bonito, repleto de belezas naturais, entre aves, cachoeiras e uma vasta flora e possível passar um dia bem agradável e saborear uma boa comida. Mas sem dúvida alguma, o que mais chama a atenção é poder presenciar a nascente do rio Chapeninha. A água é abundante e chega a ser azulada devido aos compostos minerais do lugar. A caverna por onde a água nasce já foi explorada e guiada até os 156m de profundidade que não revelaram o seu fim.

Rio com cachoeira

A culinária local pode ser apreciada em diversos lugares entre eles está “A Casa do João”, um lugar cheio de histórias e de excelente comida. A segunda casa construída na cidade (hoje a mais antiga) faz parte do restaurante e por lá se pode apreciar antiguidades e levar para casa algumas lembranças. A diversidade de frutas típicas (MS) também chama muito a atenção e uma boa maneira de experimentá-las é através das opções de sabores oferecidos nas sorveterias e nos doces locais.

Aves em Bonito MS

Bonito, um lugar que faz jus ao nome e encanta pela sua natureza.
E aí, está esperando o que?

Bons passos, boas trilhas.


Leia também

Karina Oliani no Everest – Acampamento Base

A trilha atá aqui já e digna de um livro de fotos com as paisagens mais lindas do mundo, tanto

Parque Estadual de Ibitipoca – MG

Onde: Minas Gerais – Conceição de Ibitipoca/Lima Duarte Duração da trip: de 2 a 3 dias livres para curtir o

Em busca da Aurora Boreal

Para quem não sabe, vamos definir cientificamente o que é a Aurora Boreal: O nome aurora boreal foi dado pelo

Anderson Testi

Anderson Testi

Técnico e Engenheiro de Telecomunicações, há mais de dez anos atuando no setor. Andarilho e Mochileiro, apaixonado pelas montanhas e por tudo que nelas existe: trilhas, cachoeiras, rios, fauna e flora. No Twitter: @andersontesti


Sem comentários

Deixe sua opinião
Opa! Sem comentários ainda!Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe a sua opinião