RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Canivete Expedition – Mormaii

Mais um review aqui no Trekking Brasil desta vez de um canivete multiuso – que costumamos chamar de “canivete suíço” – da Mormaii, o canivete Expedition. Trata-se de um canivete com 10 ferramentas (ao contrário das 7 apresentadas por aí nas propagandas) e corpo em alumínio anodizado. Ele pode ser útil em situações triviais onde se precisa de uma lâmina de pequeno porte para trabalhos igualmente pequenos.

Canivete multiuso da Mormaii

O canivete é fabricado na China e importado para o país como muitos dos materiais outdoor hoje em dia são, na verdade isto é apenas um comentário, já que vir da China não significa ser de má qualidade, depende muito de como ele foi feito e onde foi feito… Mas isso é só uma nota de um assunto que dá pano pra manga…

O Expedition tem duas lâminas (uma maior 6cm e uma menor de 3,5cm), abridor de garrafas/chave de fenda, tesoura, saca rolhas, abridor de latas/chave de fenda pequena/dobrador de arame (que aliás não constam na descrição da embalagem – por isso a falha nas propagandas) e um punção com furo para uso em costura. No primeiro momento as ferramentas se mostraram bem duras para abrir, o que me chamou atenção e desagradou um pouco. Inclusive a pega para abrir a lâmina principal fica voltada para o lado da tesoura, enquanto o outro lado apresenta uma área livre muito maior…

O corpo em alumínio anodizado preto e as ferramentas riscam com uma certa facilidade,porém dão um aspecto de bom acabamento ao canivete. Por falar no corpo, ele é unido por parafusos estrela que são acessíveis.

Canivetes Mormaii

O Expedition é um canivete de baixo custo para uso básico e eventual não fugindo deste fim. Vale a pena para quem não precisa de lâminas maiores e não quer gastar dinheiro com um canivete suíço de verdade. Eu recomendaria ele para pessoas que estão começando a desenvolver atividades outdoor (principalmente camping e trilhas) e para escoteiros/desbravadores como um canivete para se ter a mão nos momentos de pequenos trabalhos – abrir latas, pequenos cortes, etc.

– Comprimento aberto: 16,2cm;
– Comprimento fechado: 9,8cm;
– Acompanha um estojo básico com suporte para cinto

Canivete com várias ferramentas

Avaliação final e outras informações

Produto: Canivete Mormaii Expedition.
Uso: Trabalhos pequenos no dia a dia ou camping.
Fabricante: Produto chinês importado.
Preço médio: aproximadamente de R$ 35,00 a 40 reais.

Ponto positivos: Baixo custo, acompanha estojo simples, possui um bom conjunto de ferramentas básicas para este tipo de canivete.

Pontos negativos: As ferramentas se mostraram bem duras para abrir nos primeiros usos, o corpo risca a pintura com certa facilidade e a ranhura para abrir a lâmina principal poderia estar do outro lado da lâmina, facilitando a abertura.

Perfil de usuário: O Expedition é um canivete para usuários básicos, que buscam um canivete barato para trabalhos simples e comuns em campings e trilhas.

Para comprar o Canivete Expedition da Mormaii:


Leia também

Pote e Squeeze de silicone com tampa – Guepardo

A Guepardo lançou o pote e squeeze dobráveis de silicone. O que diferencia de outros no mercado é que esses

Meias Lorpen – Trekking Coolmax TCCF

A maioria pensa que meia é tudo igual. Eu também pensava assim. Recebi da Proativa 21 as meias Lorpen para testar.

Review Boné Legionário Lut – Hard Adventure

Review of: Boné Legionário Lut Hard AdventureProduct by: Elque Silva e Jeff AlmeidaReviewed by: Elque SilvaRating:5On 9 Fevereiro, 2015Last modified:19

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


5 comentários

Deixe sua opinião
  1. Felipe Arruda
    Felipe Arruda 5 Fevereiro, 2013, 22:31

    Era fã de carteirinha da Victorinox até trabalhar de verdade com os Leatherman.
    Mas os dessa faixa de preço, acho indispensável pra camping o com Martelo.

    Responda este comentário
    • Mario Nery
      Mario Nery 19 Março, 2013, 15:49

      Eu raramente uso facas maiores, mas uma coisa que sempre anda comigo é o meu Victorinox Climber, é arrumar a mochila de ataque e por ele dentro sem nem pensar. Ainda que raramente eu venha a precisar.

      Responda este comentário
  2. Marcio
    Marcio 22 agosto, 2013, 14:46

    Esse é resistente como um Victorinox? Se menos, muito menos? Se mais, muito mais? Acho o parâmetro importante. Comprei dias atrás um Zeus, da Guepardo (com faixa de preço semelhante a esse da Mormai), e me decepcionei com a resistência à la canivetes ching ling.

    Responda este comentário
    • Mario Nery
      Mario Nery 22 agosto, 2013, 15:06

      Não Márcio, como eu disse no review é um canivete de uso ocasional, não se aproxima em qualidade de um Victoriniox (uso um Climber). Mas atende usuários básicos que precisam de um canivete multiuso para trabalhos comuns no dia a dia. Abs!

      Responda este comentário
      • Marcio
        Marcio 22 agosto, 2013, 15:46

        Valeu pelas informações, Mario!

        Vale observar que, no caso do canivete que comprei, fiquei assustado com a relação custo x benefício. Anos atrás era possível comprar no Paraguai canivetes semelhantes, com preços baixíssimos. Hoje encontramos algo não muito distante custando na faixa de 30 reais.

        Considerando que um victorinox foi também fabricado para o dia-a-dia, isso significa duas coisas: mercadorias de qualidade duvidosa estão ficando mais caras, pressionando um tipo de consumo de alta rotatividade; e os montanhistas, adeptos do consumo consciente, precisam se atentar às questões colocadas atualmente por esses mercados quando o assunto é ecologia e afins.

        Abraços,

        Responda este comentário

Deixe a sua opinião