RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Canivete Mormaii Brigade

O Brigade é um canivete do tipo “resgate”, ele tem uma mini lanterna de LED, pederneira, cortador de cinto/cordas, quebrador de vidro, lâmina dentada e lisa. Apesar de tantas características interessantes em uma mesma peça o canivete não me agradou tanto assim em alguns detalhes, principalmente no design (a pega não é agradável) e fixação da pederneira no corpo do canivete facilita que o usuário acabe perdendo o acessório durante o uso do canivete – principalmente de ele estiver pendurado no cinto pelo clip e a pessoa estiver se deslocando.

canivete de resgate

Brigade

A mini lanterna de LED fica presa por um imã, o que não acontece com a pederneira. O apoio para o polegar na parte superior da lâmina – quando o canivete está aberto – só oferece estabilidade e conforto se a mini lanterna for removida do corpo do canivete, caso contrário ela não permite um apoio tão bom ao usuário.

Brigade Mormaii

Mini lanterna removível, de LED

A lâmina, feita em aço inox 420 com acabamento em preto, tem cerca de 8,5cm de área útil sendo 4,5cm (aproximadamente) de lâmina lisa e 4cm na parte dentada. Na parte de trás do cabo estão a pederneira, o quebrador de vidros e o corta cinto/corda. A lâmina pode ser aberta manualmente com uma das mãos através de um mecanismo de pino que atende as pessoas destras, não servindo aos canhotos.

canivete brigade

Pederneira e detalhes da lâmina – que é lisa e serrilhada

Além dessas características o Brigade conta com clip para pendura-lo no cinto e estojo com passador de cinto. A Mormaii tem um modelo chamado Gaya que se enquadra na mesma categoria de canivetes que o Brigade, só que o Gaya não tem a pederneira e a mini lanterna, porém apresenta uma pega melhor e muito mais anatômica que o Brigade, contando também com o cortador de cinto e o quebrador de vidros.

Canivetes Mormaii

Cortador de cinto/cordas e ponteira para quebrar vidro na parte de trás do Brigade

Avaliação e Nota final – 3.75 (No total de 5 pontos)

Produto: Canivete Brigade Mormaii (tipo: resgate)
Uso: Situações gerais e resgate
Fabricante: Genérico da China, importado pela Mormaii

Ponto positivos: Acompanha mini lanterna, pederneira, cortador de cinto e quebrador de vidros, clip para cinto e estojo, pino para abertura com uma das mãos, baixo custo.

Pontos negativos: A parte anatômica do canivete deixa a desejar, assim como o encaixe da pederneira que não parece muito firme e a posição da mini lanterna que atrapalha o posicionamento do polegar na parte de cima da lâmina quando ela está em uso. O pino de abertura da lâmina não permite o uso por pessoas canhotas.

Perfil de usuário: Alguém que busque um canivete de baixo custo com funções de resgate e que não se preocupe com as questões acima. Uso eventual.

Avaliações e Nota Final

Visual★★★★★ 
Acabamento★★★☆☆ 
Conforto no Uso★★½☆☆ 
Multiuso★★★★★ 
Facilidade de uso★★★☆☆ 
Nota Geral★★★¾☆ 

Comentários e Extras

A maioria dos quesitos perdeu pontos por causa das questões relacionadas com a pega do canivete e o conforto/estabilidade durante o manuseio dele. O quesito “Acabamento” perdeu pontos por causa da pederneira que deveria apresentar um sistema melhor de fixação na minha opinião. “Facilidade de Uso” perdeu pontos por causa do posicionamento da mini lanterna que atrapalha ao usar o canivete e por causa do pino de abertura da lâmina que atende com facilidade somente pessoas destras.

Para comprar o Canivete Brigade:


Leia também

Chega ao Brasil linha de vestuário Hi-Tec

Nota do editor: este é um texto de release de lançamento do produto, as informações aqui contidas são de responsabilidade

Mochila de Hidratação Hidrat 7 – Trilhas & Rumos

Mochila feita para hidratação, com uso indicado para provas de aventura, trekking e bike. A boca larga do reservatório de

Review Mochila Deuter Aircontact Pro 60+15

Deuter?? Deuter (pronuncia-se “dóiter”), marca alemã que soa como sinônimo de qualidade nos ouvidos de muitos trekkers, backpackers e montanhistas.

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


Sem comentários

Deixe sua opinião
Opa! Sem comentários ainda!Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe a sua opinião