RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Como foi a Adventure Sports Fair 2012?

Sexta, dia 20 de abril, partimos do Rio de Janeiro rumo a Adventure Sports Fair em São Paulo para conferir de perto alguns lançamentos no mercado de equipamentos outdoor, dentre eles a linha de calçados e vestuário da Hi-Tec, a linha Pocket e de calçados da Curtlo e as roupas da Hard Adventure.

A feira tinha um número maior de marcas expondo, mas ainda ficaram de fora alguma marcas grandes, como a Deuter, que expôs somente alguns poucos itens; e a Trilhas e Rumos – ambas concentradas no chamado setor “business” – que não era acessível ao público normal. Assim algumas pessoas – como eu – sentiram a falta de uma presença maior destas marcas. Outra empresa que não apareceu foi a Vento (atual nome da Nômade, fabricante de calçados outdoor). Por falar em calçados, este ano a feira contou com um bom volume de marcas que comercializam este item, com destaque para a Hi-Tec, Salomon, Snake, Timberland e para a Curtlo, que lançou sua linha durante a ASF.

stand hi-tec botas

Stand da Hi-tec, expondo vestuário e calçados outdoor

No stand business da Hi-Tec conhecemos mais de perto a linha de vestuário – fleeces, anoraks, softshells e parkas – e no stand normal vimos detalhes da linha de calçados, com destaques para o tênis V-Lite Infinity e para a bota V-Lite Mach 4 WPI, essa denominação “v-lite” na frente dos nomes dos calçados determina que são itens produzidos com o foco na redução de peso sem reduzir a qualidade e resistência do calçado, como vocês verão nos vídeos abaixo, onde o Bernardo nos explica um pouco das tecnologias usadas pela empresa nos seus calçados.

calçado para corrida de aventura

Tênis V-Lite Infinity, modelo da Hi-Tec para corridas de aventura

A linha de vestuário técnico da Hi-Tec também aparecerá nas lojas em breve, mas nós tivemos acesso as novidades e juntamente com o Fernando, gerente comercial da Hi-Tec, e aproveitamos para gravar um pequeno vídeo para mostrar algumas peças, muitas impermeáveis e respiráveis e algumas com uma incrível coluna d’água/respirabilidade de 10.000mm!

Nos meus pés estava uma bota V-Lite Buxton Mid WP, o lançamento da Hi-Tec que eu estou testando e que vai ganhar um vídeo review em breve. Já a Elque estava com uma bota V-Lite RapidTrail WP. No meu caso a bota foi o único calçado que eu usei durante 3 dias, além dela somente um chinelo para uso no hostel. Neste tempo ela andou muito por São Paulo, pegou chuva, passou por pisos molhados, por barro e em momento algum deixou que a água entrasse ou que faltasse aderência ao solado. Essa questão de aderência me persegue, já que muitas botas nacionais sofrem com esse problema do piso molhado. Neste ponto a Buxton me impressionou, mas não vou citar mais detalhes aqui, o resto fica para o review.

stand da curtlo

Stand da Curtlo mostrando a linha de calçados, a linha pocket e algumas novidades em roupas

A Curtlo apresentou botas mais simples e mais técnicas, em sua maioria modelos masculinos. Alguns exemplares possuem os solados Vibram Outdoor e a membrana AcquaDry, que permite a impermeabilidade e a respirabilidade. Outro destaque da Curtlo foram os itens da linha Pocket, mochilas e bolsas comprimíveis feitas em nylon rip-stop – produto interessante para quem pensa em mochilões urbanos ou até mesmo para o dia a dia.

calçados para trilhas

Parte da nova linha de calçados outdoor da Curtlo

linha de mochilas pocket da Curtlo

Lançamento da linha de mochilas e bolsas Pocket da Curtlo

Falando em bolsas compactas e resistentes, a Proativa – representante da Deuter e da Sea to Summit no Brasil (entre outras marcas grandes) – mostrou a Ultra-Sil Shopping Bag, uma pequena bolsa que suporta até 90kg de carga – segundo os representantes da empresa. Abaixo temos um vídeo da Sea to Summit mostrando melhor o produto (em inglês).

A Snake – tradicional por suas botas – mostrou os modelos da linha de mountain bikes, uma novidade da marca. E apresentou um stand com um mostruário bem grande de calçados (foto abaixo).

botas e bicicletas da snake

Stand da Snake, já conhecida por suas botas, estava expondo a nova linha de bikes

A Hard Adventure – uma nova marca de roupas técnicas para esportes outdoor – expôs algumas peças no setor de business. Nós tivemos acesso a área restrita e conversamos um pouco com o Thiago. A Hard Adventure vem com uma linha de vestuário bem confeccionada, totalmente nacional e com preços muito bons. Destaque para a linha de calças-bermuda, algumas com reforço em cordura e todas com zíperes YKK. A marca chegará adicionando uma boa concorrência no mercado nacional e quem ganha com isso somos nós! Vale a pena ficar de olho na Hard Adventure.

roupas para esportes outdoor

A marca nacional Hard Adventure promete agitar o mercado de vestuário com peças bem acabadas e com bons preços

calças-bermuda

Dois modelos de calças-bermuda da Hard Adventure

Um ramo que está ficando mais forte a cada edição da feira é o de ciclismo, tivemos palestras, expositores de bikes e ciclistas marcando presença e trazendo mais informação para os visitantes. O ciclismo vem crescendo e parece que a ASF e os fabricantes de equipamentos outdoor já se deram conta disso. A feira tem aberto mais espaço para as bikes e as marcas nacionais já estão fabricando e evoluindo suas linhas de mochilas, pochetes, alforjes, camelbacks, etc.

ciclismo e cicloturismo

Mais espaço este ano para ciclismo e cicloturismo!

Além disso a feira contava com expositores de facas, standup paddle, caiaques, brinquedos de rádio controle, patins inline, carros, parapentes, aeroplanos, motos e quadriciclos – bem como a área de turismo. Nesta área a feira encolheu um pouco, ficando o principal destaque para os stands da Argentina, já tradicionais nas últimas edições da ASF e uma fonte de informação bem útil para os mochileiros de plantão que pensam em conhecer a terra dos hermanos.

Outro ponto interessante foram as palestras do Congresso de Aventura e as Oficinas de Aventura, muitas pessoas se apertaram nas salas das oficinas atrás de informações sobre culinária outdoor, mochilão, orientação, cicloturismo… Uma parte bem legal da feira por ajudar a levar informação útil para os novatos.

palestras na asf

Salas das oficinas de Aventura da ASF, algumas palestras estavam bem concorridas!

cozinha na mochila

Carol Emboava - cozinhanamochila.com.br - palestrando sobre culinária outdoor

Conclusão

A ASF é sempre um bom evento para nós, pois podemos trazer as novidades do mercado para vocês e mostrar um pouco das tecnologias presentes nos itens de diversas marcas. Mas este ano eu particularmente achei que a feira encolheu se comparada com 2010 (última edição que eu fui) e perdeu um pouco da força e um pouco do motivo para quem quer visitar o evento atrás de lançamentos e informações sobre produtos – mesmo contando com mais marcas expondo.

Muitas empresas que a organização do evento citou como expositores estavam presentes somente no espaço outdoor business, que não era acessível ao público normal. Além disso a parte do setor chinês da feira não trouxe nenhuma novidade interessante além de alguns modelos de bandanas tubulares (semelhantes a EcoHead) e de uma empresa que estava mostrando fogareiros técnicos e talheres para camping – fora isso alguns expositores tinham blusas de futebol, roupas comuns e mochilas sem nenhuma relação com esportes outdoor…

Alguns expositores merecem nossos parabéns por manter o foco do evento expondo seus equipamentos e levando informações técnicas aos consumidores, dentre eles a Curtlo, Hi-Tec, Kailash, Salomon e Snake seriam alguns – a Bike Town também parece ter feito bonito no quesito ciclismo.

asf salomon

Stand da Salomon, quase uma mini loja!

stand Kailash

A Kailash preferiu usar um visual mais parecido com os portais das provas de aventura!

Minha euforia para ver alguns equipamentos internacionais da Americam Rec foi por água abaixo quando soube que eles estavam expondo somente no setor de negócios e terminou de naufragar ao ver que a linha de equipamentos trazida não incluía barracas e outros itens mais técnicos.

Na minha visão eu considero que algumas palestras e alguns stands da ASF foram muito válidos para o público mais exigente e para os novatos no esporte, mas no geral a feira deveria concentrar o foco em atrair mais expositores de equipamentos e menos de carros, motos…


Leia também

Adventure Sports Fair 2016

Este ano aconteceu mais uma edição da Adventure Sports Fair. O evento foi realizado em São Paulo entre os dias

Rio Mountain Festival 2014

Entre 31/10 e 02/11 acontecerá no Cine Estação Botafogo I, no Rio de Janeiro, mais uma edição do Rio Mountain

Invasão Feminina 2012 foi um sucesso !!!!

A Invasão Feminina desse ano contabilizou 198 mulheres participantes !!! Eu, e outras, temos certeza que haviam mais, mas temos

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


1 comentário

Deixe sua opinião
  1. Raimundo
    Raimundo 28 julho, 2012, 20:19

    Alguém tem uma ideia da qualidade das botas da curtlo? é parecida ou igual a salomon? qual é melhor das duas?

    Responda este comentário

Deixe a sua opinião