RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Filme K2: Siren of the Himalayas

Filmado em 2009 mas lançado somente em 2012 no Banff Mountain Film Festival, “K2: Siren of the Himalayas” é um filme de alta montanha que mostra a escalada de grandes nomes naquela que alguns consideram a montanha mais difícil do mundo, o K2 – localizado na cordilheira do Karakoram, no Paquistão.

A empreitada de Fabrizio Zangrilli e Gerlinde Kaltenbrunner e dos veteranos Jake Meyer e Chris Szymiec, foi filmada pelo diretor Dave Ohlson no mesmo ano em que se comemorou os 100 anos da Expedição do Duque de Abruzzi, que aconteceu em 1909 e que não atingiu o cume do K2 – a conquista só veio a acontecer em 1954 por dois italianos.

Filmado em 65 dias usando câmeras digitais HD e câmeras Super 16 (filme 16mm) este título mostra o quão difícil é escalar o K2 por mais que ela não seja a montanha mais alta do mundo – ela é a segunda com 8.611m de altitude, ficando atrás somente do Everest. Porém, as dificuldades aqui vão muito além do frio e da altitude, trata-se de uma escalada de alta montanha muito técnica e com uma instabilidade de clima constante, fatos que fazem com que esta montanha seja muito menos procurada do que o Everest e também apresente números muito maiores em termos de acidentes fatais.

Filme K2 Siren of the Himalayas - capa DVD

Capa do filme

Não espere um filme de ação, mas sim um ótimo documentário recheado de boas imagens e detalhes sobre esta montanha incrível e a paixão daqueles que se aventuram a escala-la. Destaque especial para a alpinista Gerlinde Kaltenbrunner, austríaca que escalou sem oxigênio complementar os “14 oito mil”, ou seja, as catorze montanhas acima dos 8000m de altitude.

Informações extras

Título: K2: Siren of The Himalayas
Gênero: Documentário de alta montanha
Direção: Dave Ohlson
Duração: 75 minutos – Cores
Produtora: Ursus Films
Lançado em: pré-estreia em novembro de 2012 no Banff Mountain Film Festival, Canadá. Lançamento nos EUA: 22 de agosto de 2014.

Comentários finais e outras observações

Gosta de alta montanha? Então assista. Este documentário tem nota 8,8 no ranking do IMDB. Recomendo e muito!


Leia também

Programação da 12ª Mostra de Filmes de Montanha Banff 2012

Este ano teremos mais uma edição da Mostra Internacional de Filmes de Montanha Banff aqui no Cine Odeon no Rio

Livro – Manual de Trekking e Aventura

Eu me lembro muito bem que em determinada ocasião eu me deparei com o “Manual de Trekking e Aventura“, do

Trailer “Summits of my life”

Esse trailer mostra uma ideia de filmar uma bateria de montanhas diferentes, dentre elas o Everest, Aconcagua e Matterhorn. Com

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


Sem comentários

Deixe sua opinião
Opa! Sem comentários ainda!Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe a sua opinião