RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Garrafa Camelbak Groove – Review

Review of: CamelBak Groove
Product by:
Mario Nery

Reviewed by:
Rating:
5
On 10 Março, 2014
Last modified:19 julho, 2015

Summary:

Avaliação da Carrafa CanelBak Groove de 600ml, uma garrafa que vem com um filtro de carvão ativado que oferece um nível extra de filtragem da água para o usuário.

A Camelbak é um empresa americana com destaque na área de soluções para hidratação, seja na linha esportiva ou na linha militar. A garrafa Groove é um dos produtos da Camelbak que temos no mercado nacional. Ela tem 600ml de volume (um outro modelo dela tem 750ml) e um filtro de carvão ativado que é o grande diferencial da garrafa, esse filtro – que pode ser substituído – age da mesma forma que os filtros de carvão ativado que temos em casa e que são responsáveis por filtrar a água que chega das distribuidoras nas nossas torneiras.

Camelbak Groove

Embalagem da Camelbak Groove

A Groove foi criada pensando em reduzir o consumo das garrafas PET de água que compramos na rua, assim temos três benefícios – reduzimos o nível de garrafas plásticas jogadas fora, reduzimos a produção de garrafas PET (que usa petróleo na criação do plástico) e reduzimos os nossos gastos com a compra de garrafas de água. Benefícios para o planeta e uma economia para nós. Testes já provaram que em alguns casos a água engarrafada que compramos nem sempre é realmente água mineral, em determinadas situações os índices de impurezas podem ser maiores na água engarrafada do que na água de torneira. Com o filtro da Groove essa água de torneira passa por mais um estágio de filtração.

Filtro Groove

Local onde é encaixado o filtro de carvão ativado da Groove, o filtro está nesta embalagem branca que aparece na foto. Ele já vem com a garrafa.

filtro da Camelbak Groove

Filtro que acompanha a garrafa

Outra função do filtro de carvão ativado desta garrafa é remover o gosto de cloro da água. Neste quesito a garrafa se mostrou muito funcional. Coloquei uma pastilha de Clorin (purificador de água) na Groove e aguardamos os 30 minutos que o fabricante da pastilha recomenda para que o produto se dissolva. Quem já usou sabe o quanto o Clorin deixa a água com gosto de cloro – uma coisa que nos incomoda bastante durante as minhas trips. No teste dissolvi uma pastilha recomendada para 1L em 600ml de água, ou seja, o gosto de cloro ficaria bem forte na água que estava na garrafa. Passados os 30 minutos experimentei a água e pude comprovar que o filtro da Groove funciona muito bem na tarefa de remoção do gosto de cloro. Não senti gosto algum de cloro na água que estava na garrafa.

Filtro Camelbak garrafa Groove

Posição em que o filtro é encaixado no tubo da garrafa

Camelbak Groove

Partilha de Clorin (1L) dissolvendo na Camelbak Groove (600ml) para testar o filtro de carvão ativado.

ATENÇÃO: A função deste filtro é agir sobre a água de torneira, ou seja, uma água já tratada. Ele não irá desinfectar a água que você venha a coletar em uma fonte não tratada – como um rio, por exemplo. Em situações como essa recomenda-se que você use purificadores de água baseados em cloro (Clorin, Hidrosteril, etc) e se achar necessário ferva a água. A Groove será muito útil na remoção do gosto do cloro da água desinfectada, como já citei antes.

Eu estou usando a garrafa há uns dois meses já, neste período ela me acompanhou no dia a dia de trabalho na rua, em casa na mesa de trabalho e em outros momentos. Durante esse tempo ela levou alguns tombos e mesmo assim não apresentou problemas. A boca larga facilita que a garrafa seja enchida na torneira, no filtro de parede, bebedouro ou mesmo a partir de uma garrafa da sua geladeira.

O bico de silicone é removível, o que facilita muito a limpeza. Tenho limpado o meu usando um cotonete e água corrente. Por não ser uma garrafa muito volumosa (600ml) a se Groove encaixa muito bem nos bolsos laterais das minhas mochilas de uso urbano, permitindo que eu leve alguma água enquanto estou na rua. Em alguns casos ela gotejou um pouco quando deitada, mas não foi nada constante e que causasse grandes acidentes – apenas algumas gotas. Vale citar que se você remover o bico da garrafa ele pode apresentar um refluxo e acumular água na região ao redor do bico, portanto não recomendo o uso dela sem o bico de silicone encaixado.

O filtro que acompanha a garrafa tem, segundo o fabricante, uma vida útil de 300 usos. A cada vez que você enche e esvazia a garrafa conta como 1 uso, portanto, se você encher a Groove uma vez ao dia, depois de 300 dias você deveria trocar o filtro da garrafa para que ele mantenha a sua capacidade de filtragem. Outro detalhe: o fabricante recomenda que o filtro seja lavado com água antes do primeiro uso.

Avaliação da CamelBak Groove 600ml

Produto: garrafa Camelbak Groove 600ml
Uso: dia a dia, viagens, trilhas curtas e passeios
Fabricante: Camelbak – Estados Unidos
Site da marca no Brasil: www.camelbakbrasil.com.br

Ponto positivos: resistente, fácil de encher e transportar, não deixa gosto na água, possui filtro de carvão ativado, feita para ser usada com água de torneira, remove muito bem o gosto e odor de cloro da água – mesmo com o uso de pastilhas ou gotas purificadoras.

Pontos negativos: o bico dá um pouco de trabalho para ser limpo e precisa de limpeza periódica.

Perfil de usuário: Pessoas que queiram reduzir o uso de garrafas PET de água na rua e pessoas que desejam remover o gosto de cloro da água onde foram usados purificadores. Eu tenho usado o Groove no dia a dia – na rua e em casa, e eventualmente em pequenas trilhas. Segundo estudos americanos pessoas que adotam garrafas reutilizáveis chegam a beber até 24% a mais de água do que aquelas que compram garrafas de água mineral.

Comentários e Extras

A perda de pontos no quesito “Facilidade de Uso”, de deve especificamente na questão de limpeza do bico. Ele suja com relativa facilidade por dentro e para limpa-lo você precisará de um cotonete ou algo similar que permita “esfregar” as paredes internas do bico. Por ser removível, a limpeza fica mais fácil.

No quesito “Multiuso” a Groove perde alguns pontos por se mostrar mais eficiente no ambiente urbano do que no outdoor. Pelo baixo volume a Groove não foi feita para ser usada como única garrafa em uma trilha, mas pode ser uma ótima companheira para quem precisa beber água que foi coletada em rios ou cachoeiras e que foi purificada com cloro, principalmente pelo fato de que o filtro elimina o gosto do cloro e por ele oferecer um nível a mais de filtragem.

Para comprar a Camelbak Groove:

Materiais
20no total de 5
Visual
20no total de 5
Acabamento
20no total de 5
Resistência
20no total de 5
Multiuso
12no total de 5
Facilidade de uso
16no total de 5

4.43

4.43 no total de 5
no total de 5 pontos

Leia também

Jaqueta Jocco da Hi-Tec

Anoraques ou Anoraks, são a última camada de vestuário que usamos na grande maioria das viagens e trekkings, inclusive em

Salomon XR Crossmax 1 Neutral

Se me perguntassem o que eu mais gostei neste tênis eu diria sem a menor dúvida: conforto e estabilidade! Eu

Mochila Alpina 43 – Trilhas e Rumos

Mochilas alpinas são uma categoria à parte no mundo das mochilas de montanha. Vamos entender isso melhor. A Escalada Alpina

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


Sem comentários

Deixe sua opinião
Opa! Sem comentários ainda!Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe a sua opinião