RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Isolante inflável Essential Light Mat – CAMP

Peso!! Pergunte o que qualquer montanhista, trekker ou viajante deseja eliminar da mochila e ele te responderá isso! Mas eliminar peso não necessariamente significa acabar com seu conforto. Pensando nesta opção de equilíbrio entre conforto e peso eu comprei um isolante inflável Light Mat da CAMP, um item da linha Essential desta fabricante de equipamentos outdoor italiana. São míseras 315 gramas! Pequeno o suficiente para caber no bolso da tampa ou nos bolsos laterais das minhas mochilas de montanha sem atrapalhar em nada!

isolante inflável leve

O isolante é bem compacto, como pode ser visto nesta comparação com uma caneta

isolante inflável leve

Essential Light Mat inflado

Antigamente eu usava um isolante normal desses de EVA. a vantagem do EVA é o preço e o peso – ele é barato e muito leve – mas é volumoso, o meu tinha que andar do lado de fora da mochila, por que se eu colocasse dentro ele ocupava um espaço bom até mesmo na minha cargueira maior. Pensando nisso e na possibilidade de andar por aí com uma mochila menor (uns 42 litros) eu ando reduzindo o volume dos meus equipamentos.

Ao ser fechado e guardado na sua embalagem o Light Mat fica com aproximadamente 22cm de altura por 6cm de diâmetro. São 1.80m de comprimento por 45cm de largura quando aberto e cerca de 2,5 cm de altura ao ser inflado. Aliás inflá-lo é bem simples e fácil, como o desenho dele é em dutos fica mais prático inflá-lo sem fazer muito esforço ou precisar de qualquer equipamento extra. São duas válvulas, uma para encher e outra para esvazia-lo. Ele desinfla muito rápido também – aliás aqui vai uma dica: ao desinflar, abra a válvula e venha enrolando o isolante no sentido da válvula, isso fará o ar sair com mais facilidade. Ao terminar feche a válvula e comece a dobra-lo para que caiba na embalagem de transporte com mais facilidade.

isolante inflável válvula de enchimento

Detalhe da válvula de enchimento do isolante

esvaziar isolante inflável

Detalhe da válvula de esvaziamento do isolante

Comparado com um isolante de EVA o conforto proporcionado pelo inflável é infinitamente melhor, mas como todo isolante deste tipo ele pede um ceto cuidado do usuário com objetos perfurantes e cortantes. A grande dica é sempre andar com um kit de silver tape na mochila para qualquer remendo emergencial. E por falar em remendos, ele já acompanha um kit para reparos.

reparo incluso

O kit de reparo já vem incluso na parte de dentro da bolsa de transporte

Ao inflar o Essential Light Mat ele parece ser bem frágil, a parte de baixo do isolante que vai em contato com o chão é mais grossa e resistente do que a parte de cima, uma dica é não inflá-lo ao máximo evitando que qualquer objeto pontiagudo venha a furá-lo com mais facilidade! Essa é uma regra que pode e seve ser usada para qualquer isolante inflável.

O teste do Light Mat aconteceu na Ilha Grande, durante 4 dias. Eu dormi tranquilamente, em qualquer posição, não tive problemas com vazamentos de ar durante a noite. Testei ele inflado parcialmente e mais cheio, nesta última opção ele se mostrou bem confortável, na primeira ele não desapontou também. O único ponto que pode ser negativo para algumas pessoas é a largura dele, são apenas 45cm de largura.

Durante os testes eu não senti frio ou entrei em contato com o chão durante o uso.

Avaliação e Nota final – 3.75 (No total de 5 pontos)

Produto: Essential Light Mat
Uso: isolante térmico inflável 3 estações
Fabricante: CAMP (Itália)
Site da marca: www.camp.it
Perfil de usuário: Montanhista, trekker ou campista que deseja reduzir o peso na mochila sem perder conforto.

Ponto positivos: leve, pouco volumoso, fácil de inflar e de esvaziar, acompanha kit de reparos.
Pontos negativos: aparência frágil, não serve para 4 estações (neve)

Avaliações e Nota Final

Visual★★★★☆ 
Acabamento★★★☆☆ 
Resistência★★☆☆☆ 
Conforto★★★★☆ 
Multiuso★★★★☆ 
Facilidade de uso★★★★★ 
Nota Geral★★★¾☆ 

Comentários e Extras

A perda de pontos no quesito resistência é pela aparente fragilidade apresentada pelo Essential Light Mat, apesar de que eu não tive problemas com ele. O quesito conforto perdeu um ponto pois o isolante poderia ser um pouco mais alto quando inflado, mas ainda assim ele não é nada desagradável! No quesito “multiuso” ele perdeu ponto por ser um isolante indicado somente para uso em 3 estações – ou seja, nada de neve/gelo com ele. Apesar de tudo, o Essential Light Mat é um isolante muito interessante para quem quer reduzir peso sem reduzir conforto!

UPDATE (Janeiro de 2016)
No final de 2015 (três anos após a compra) o Camp apresentou um problema na cola entre o isolante e a válvula de esvaziamento, o que me deixou na mão durante uma noite. O defeito foi reparado após a viagem e o isolante já está OK novamente, mas este problema me fez rebaixar em mais um ponto as notas dos quesitos “resistência” e “acabamento”.


Leia também

Kits de ferramentas para bicicletas

Hoje em dia a prática do cicloturismo está ganhando mais visibilidade, na verdade o ciclismo tem aparecido mais na mídia,

Guepardo – Carregador Solar Green Line

Alguns que me acompanham no Twitter (@trekking) devem saber que eu recebi uma caixa de produtos da Guepardo, uma importadora

Lâmpada Tent Megalite – Guepardo

Review of: Lâmpada Inteligente Tent Megalite GuepardoProduct by: Elque SilvaReviewed by: Elque SilvaRating:4On 28 Fevereiro, 2015Last modified:19 julho, 2015Summary:Uma opção

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


10 comentários

Deixe sua opinião
  1. Larissa Benjamin
    Larissa Benjamin 14 julho, 2012, 20:25

    Na loja adventura o essential esta esgotado mas tem esse aqui http://www.adventura.com.br/isolante-termico-inflavel-light-mat-camp.html. Na outra Makalu tb esta esgotado mas tem esse: ISOLANTE TÉRMICO SMART AUTO INFLÁVEL – GUEPARDO. O que vc pode falar dos dois? Obrigada

    Responda este comentário
    • Mario Nery
      Mario Nery 15 julho, 2012, 17:34

      Larissa, não “conheço” nenhum dos dois (nunca usei eles). Mas no caso do isolante inflável duas coisas são importantes, ter um menor peso e volume e se der acompanhar um kit de reparo. Pensando nestas questões eu iria de CAMP, sem dúvidas!

      Responda este comentário
  2. Larissa Benjamin
    Larissa Benjamin 30 julho, 2012, 11:37

    Mario, comprei o Essential Light Mat e até já usei… realmente, é mt pequeno… coube no bolso da minha mochila. Só de não ter que carregar o combo colchonete + isolante eva.. já ajuda demais!!! Eu senti um pouquinho de dificuldade de encher, mas peguei uma bomba de colchão inflável emprestada e terminei de encher… Realmente, ele é bem fininho, parece que pode rasgar, mas eu coloquei um lençol envolvendo ele por medo de rasgar mas fora isso ele é muito bom… obrigada pela dica!! Foi uma excelente compra!

    Responda este comentário
  3. Renato Soares Moreira
    Renato Soares Moreira 18 Abril, 2013, 10:46

    Onde encontro esse isolante para comprar?

    Responda este comentário
  4. Marcio Furukawa Campos
    Marcio Furukawa Campos 28 setembro, 2016, 20:47

    Olá, gostaria de saber o r-value dele, estou em dúvida em comprar um menor, mais leve, ou os da quechua, mais pesados, sem reparo, mas com preço em conta!

    Responda este comentário
    • Mario Nery
      Mario Nery 28 setembro, 2016, 21:27

      Olá Marcio, infelizmente a CAMP não Informa o valor R dele. Além disso, ele já está fora do mercado brasileiro faz um bom tempo.

      Responda este comentário
      • Igor Pereira
        Igor Pereira 4 Janeiro, 2017, 11:04

        Uma pena, pois queria evoluir meu isolante inflável da Quechua Forclaz Air, que pesa umas 550g e é stressante para desinflar, se estou com pressa pra sair e iniciar a caminhada numa travessia, preciso de uns 5 a 10 minutos só para tirar 90% do ar dele, por que raramente saem 99 ou 100% do ar. e acaba ocupando um certo espaço na mochila!

        Responda este comentário
        • Mario Nery
          Mario NeryAuthor 4 Janeiro, 2017, 11:27

          Pois é Igor, eu tenho um Quechua também e reclamo do mesmo problema. A Sea to Summit está trazendo para o Brasil uma linha de isolantes infláveis, incluindo alguns que suportam temperaturas menores. Segundo sei eles devem chegar no primeiro trimestre deste ano. Eu estou testando um deles, mas é o modelo mais simples e leve, feito para temperaturas maiores. Por enquanto ele suportou bem temperaturas entre 5 e 9 graus positivos, mas ainda não tive chance de testar durante o inverno.

          Responda este comentário

Deixe a sua opinião