RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Lanterna de cabeça Illumis da Mormaii

Lanternas são um item obrigatório na mochila de qualquer pessoa que caminha por aí. Muita gente ignora mas existe uma regrinha que diz que mesmo em uma trilha curta você deve sempre ter na sua mochila uma lanterna e um anorak. Seguindo essa regra e pensando em facilitar o manuseio de objetos ou mesmo a caminhada o ideal é optar por uma lanterna de cabeça, que alguns chamam também pelo nome em inglês – headlamp.

Quando ouvimos falar da Mormaii pensamos em material para surf e esportes aquáticos, porém a empresa trabalha com uma infinidade de produtos e tem, inclusive, uma linha de camping. Nós recebemos alguns itens para revisar e vamos começar com a lanterna de cabeça Illumis.

Illumis

A Illumis tem características boas para o baixo custo dela: ela pesa pouco – apenas 81 gramas; usa um LED de 0,5 watts com uma lente para ampliar a eficiência da iluminação; são 35 lumens e até 10 horas de luz, segundo dados da Mormaii. Eu testei a lanterna em um final de semana, durante um bivaque. Gostei bastante do conforto dela na cabeça, ela praticamente não pesa, e por ter o compartimento das pilhas na parte de trás da tira de cabeça o peso não incomoda na frente da testa. A tira de cabeça permite o ajuste do tamanho, melhorando o conforto. Não precisei mexer nisso, do jeito que ela saiu da embalagem ela foi pro uso.

Botão liga e desliga

Botão que alterna entre os 3 tipos de iluminação e desliga a lanterna

São 3 modos de iluminação, um mais forte, um mais fraco um pouco e um pisca pisca que serve como forma de sinalização. A troca entre eles acontece através de um botão situado na parte de baixo da lanterna. Além disso o foco de luz pode ser ajustado quanto a sua inclinação, o que permite ao usuário iluminar mais próximo ou um pouco mais longe durante uma caminhada noturna. Andei com ela em algumas trilhas e gostei da iluminação proporcionada pela lanterna bem como do ajuste de inclinação do facho de luz.

Mormaii Illumis

Ajuste de inclinação que permite ao usuário posicionar a luz mais próxima ou mais longe um pouco, útil durante caminhadas

A ligação entre o compartimento de pilhas (são duas pilhas palito – AAA) e a parte da frente da Illumis se dá através de um fio com uma espiral no meio para permitir o ajuste dele de acordo com a cabeça de quem usa a lanterna.

Illumis

Detalhe do fio em espiral na lateral da tira de cabeça

A lanterna é resistente a chuva, mas não é a prova d’água. Uma boa opção em caso de chuva seria usá-la por baixo do capuz do anorak. O compartimento de pilhas tem um acabamento emborrachado na tampa para ajudar nessa proteção. Um detalhe que merece atenção é o fechamento do compartimento de pilhas, ele é feito através de duas travas plásticas que parecem resistentes, porém, por se tratar de plástico rígido é sempre bom tomar cuidado com o manuseio. Outro item ainda referente ao compartimento de pilhas é que as molas que fazem o contato das pilhas são relativamente frágeis, portanto é bom ter cuidado ao colocar e principalmente retirar as pilhas – pra uma pessoa cuidadosa isso não representará maiores problemas.

lanterna de cabeça

Detalhes do compartilhamento de pilhas, onde se vê as travas plásticas e a borracha que protege da umidade

Eu acho que o grande trunfo da Illumis é seu baixo custo (cerca de 60 reais atualmente) e uma boa qualidade geral. Eu recomendaria a lanterna para usuários iniciantes e intermediários. Ela não pode ser comparada as lanternas de grandes marcas importadas, mas está bem acima de muitas lanternas mais baratas, por isso mesmo a minha recomendação.

Avaliação e Nota final – 4.25 (No total de 5 pontos)

Produto: Lanterna de cabeça Illumis
Uso: caminhadas, camping, viagens e uso diário em situações onde se necessita de iluminação e mãos livres
Marca: Mormaii
Site da marca no Brasil: www.mormaii.com.br
Preço médio: 56,00 a 75,00

Ponto positivos: barata e com boas características, como baixo peso, boa iluminação, três ajustes (2 de intensidade e um pisca-pisca), inclinação do foco de luz, compartimento de pilhas na parte de trás da cabeça

Pontos negativos: o compartilhamento de pilhas exige um certo cuidado para ser aberto e fechado por causa das travas plásticas e as molas das pilhas são relativamente frágeis, não é a prova d’água (mas é resistente)

Perfil de usuário: usuários iniciantes e intermediários que pratiquem camping, corridas de aventura, trekking, montanhismo, bike ou qualquer outra atividade onde uma headlamp se encaixe.

Avaliações e Nota Final

Visual★★★★★ 
Acabamento★★★☆☆ 
Resistência★★★☆☆ 
Conforto★★★★★ 
Multiuso★★★★★ 
Facilidade de uso★★★★★ 
Nota Geral★★★★¼ 

Comentários e Extras

As perdas de pontos nos quesitos Resistência e Acabamento se devem as questões relacionadas com o compartimento de pilhas (travas plásticas e molas dos contatos). Porém eu acredito que uma pessoa cuidadosa pode ter uma boa experiência com esta headlamp, já que ela é bem interessante pelo preço que tem.

Para comprar Na Mormaii Illumis:


Leia também

Thule testa as novas mochilas técnicas na Serra Fina

Evento reuniu mais de 20 participantes para um teste da nova linha de mochilas técnicas da Thule. Estive presente no

Salomon XR Crossmax 1 Neutral

Se me perguntassem o que eu mais gostei neste tênis eu diria sem a menor dúvida: conforto e estabilidade! Eu

Colchão Inflável Sleep – Guepardo

Hoje vou falar de mais um produto da Guepardo : Colchão Inflável Sleep para Casal. Eu, sinceramente, não gostava desses colchões

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


1 comentário

Deixe sua opinião
  1. Leandro S. Lima
    Leandro S. Lima 28 Fevereiro, 2015, 19:58

    Vou comprar uma dessa para subir o Pico da Bandeira. Espero que ajude. Pelo menos o preço está ótimo para uma lanterna de marca de renome. Com o seu review fico mais seguro para comprá-la. Valeu Mario! Abraço!

    Responda este comentário

Deixe a sua opinião