RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Escalada e Trekking em Alta Montanha

Este livro nacional, lançado em Junho de 2010, vem se juntar a outros bons manuais de montanhismo que temos na nossa biblioteca nacional de montanha, entretanto ele apresenta um diferencial. Como o próprio título diz, trata-se de uma publicação para montanhistas que praticam o esporte em uma condição que não temos aqui no Brasil, gelo e neve – alta montanha.

livro1

De autoria do montanhista brasileiro Davi Marski, “Escalada e Trekking em Alta Montanha” é um manual com dicas e técnicas para quem já esteve ou planeja estar neste ambiente hostil. O livro aborda uma gama de assuntos que ajudam a enriquecer o conhecimento de quem pratica este tipo de escalada e trekking, assuntos como esses serão encontrados nas páginas desta publicação:

– Alta montanha – o que é??
– Equipamentos e materiais – tudo e mais um pouco sobre roupas, equipamentos, utensílios e ferramentas usadas em alta montanha
– Navegação com GPS e com bússola
– Rádios de comunicação
– Frio: conhecendo e preparando-se
– O dia a dia das montanhas
– Técnicas de segurança – cramponagem, resgate, gretas, ancoragens e equalizações e mais
– Avalanches – tipos e prevenções
– Preparação física e treinamento
– Saúde e fisiologia
– Males de montanha
– E muito mais…

Além da autoria do Marski o livro conta com textos de outros montanhistas, dentre eles Luis Makoto Ishibe, Maximo Kaush, Pedro Hauck e uma pequena contribuição minha. As partes relacionadas com saúde receberam a supervisão dos médicos Dr. Aldemar Araújo e Dr. Carlos Alberto Gruber.

Outras publicações nacionais são semelhantes ao Escalada e Trekking em Alta Montanha, são elas: “Com unhas e dentes” e o “Escale melhor e com mais segurança”, porém estes livros abordam escalada em rocha mais especificamente, enquanto o livro do Marski fala exclusivamente de escalada em alta montanha. Seria possível compará-lo ao “The Freedom of the Hills” – um livro escrito também por montanhistas e mais voltado para a escalada alpina.

Pra quem tem interesse por questões de fisiologia em altitude vai gostar bastante do livro, ele tem diversos capítulos abordando assuntos como aclimatação, males de montanha e preparação física. Esses capítulos, por mais que não falem sobre equipamentos, técnicas e afins, são fundamentais para o conhecimento dos montanhistas, afinal de contas um dos maiores inimigos em alta montanha é justamente o efeito da altitude no corpo humano.

Algumas sessões extras incluem tabelas de conversão de temperaturas, numeração de calçados, tabela de sensação térmica, regras de mínimo impacto e até a Declaração do Tirol, que fala sobre as boas práticas nos esportes de montanha.

Eu tinha uma idéia engraçada sobre neve antigamente, eu dizia que nunca iria para uma montanha com neve por que eu não sou maluco de escalar uma montanha que pode desabar do nada na minha cabeça… Depois que eu pisei na Bolívia em 2009 mudei esse conceito. Alta montanha é apaixonante, é um degrau a mais na escada do desafio, uma nova batalha na luta de você com você mesmo para atingir o cume. É algo que só quem já viu de perto entende.

O livro foi apoiado por algumas empresas, o que no meu ponto de vista merece ser divulgado, para que outras empresas do ramo ajudem em novas publicações ou mesmo no apoio de nossos atletas. Dentre as empresas que ajudaram no projeto do livro estão: Trilhas e Rumos, Deuter, Equinox, Proativa, TerritórioOnline.com.br, Sea To Summit, Lorpen, Princeton Tec, noZica, BodyAction e o site AltaMontanha.com.

Para todos aqueles que um dia desejam fazer apenas a trilha Inca ou se aventurar pelas altas montanhas das cordilheiras sul-americanas, pensando em um dia escalar o Aconcágua – ou quem sabe algo maior – a leitura do “Escalada e Trekking em Alta Montanha” é mais do que recomendada. Eu estou gostando bastante do que estou lendo.


Leia também

Livro “A Incrível Viagem de Shackleton”

Ernest Henry Shackleton, irlandês de nascimento e britânico de nacionalidade, nascido em 1874 e falecido em 1922, um dos maiores

Red Bull lança série “Atalho do Diabo” com David Lama

A Red Bull lançou uma série de quatro episódios com os escaladores David Lama e Felipe Camargo fazendo a via

Alta Montanha – vídeo do curso de escalada do Marski na Bolívia

Confiram um vídeo feito durante o curso de escalada em Alta Montanha que o Davi Marski ministra na Bolívia. O

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


2 comentários

Deixe sua opinião

    Deixe a sua opinião