RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Livro “K2 Vida e morte na montanha mais perigosa do mundo”

livro sobre o k2 ViestursMais um livro sobre o K2, aliás essa é uma montanha que rende bons livros, em geral boas e trágicas histórias. O K2 é a segunda maior montanha do mundo e além disso ela é conhecida como a montanha da morte. Uma conjuntura de fatores dão este título para ela, mas pesam sobretudo as péssimas condições climáticas da região. O K2 fica no Karakoram (ou Karakorum), uma cordilheira irmã do Himalaia que se situa na fonteira entre o Paquistão, Índia e China – um lugar de acesso complicado e que volta e meia sofre por questões políticas e militares. São “míseros” 8611 metros de rocha, gelo, respeito e imponência.

Ed Viesturs é um dos grandes nomes mundiais da escalada em alta montanha. Neste livro Viesturs juntamente com David Roberts, autor americano de diversos livros sobre montanhismo, relatam histórias de uma série de expedições ao K2, inclusive aquelas feitas antes mesmo da conquista do cume. Nos relatos os autores vão comentando detalhes das equipes e os problemas que eles vão encontrando ao longo das diversas tentativas de chegar ao topo da montanha da morte. Desde os problemas técnicos até os problemas psicológicos de alguns montanhistas ou os erros de logística que podem ser fatais em situações como essas.

O livro mostra alguns dos detalhes das expedições que contribuíram de forma positiva ou negativa para os sucessos ou fracassos dessas tentativas e o mais interessante nisso é que algumas passagens e até mesmo alguns capítulos como o “Irmandade” são verdadeiras lições sobre ética ou sobre o que você deve evitar fazer lá em cima se não quiser se meter em uma roubada muito séria.

É um livro que eu recomendaria para qualquer um que gosta de literatura de montanha, principalmente de alta montanha e também para todos os interessados na história do montanhismo. Aliás o livro mostra alguns pontos de vista sobre o ego e sobre como alguns montanhistas acabaram deixando de se falar por causa de fatos que aconteceram em expedições no K2 – e, é claro, isso não acontece somente lá…

Pra quem não tem conhecimento do que é escalar uma alta montanha e principalmente uma montanha do grupo das 14 “8 mil” vale a pena conferir um vídeo curtinho feito durante uma passagem da escalada do K2 conhecida como “Pescoço da Garrafa”, atentem pro enorme bloco de gelo (serac) logo acima dos escaladores. Acidentes com esses blocos volta e meia fazem vítimas no montanhismo de altitude.

Abaixo vocês conferem o próprio Viesturs em um vídeo de lançamento do livre – em inglês.

Um outro livro sobre o K2 qua é muito bom e que ja teve uma resenha aqui no TB é o “Um sonho chamado K2” do Waldemar Niclevicz, vale a pena ler essa também!

Avaliação e Nota final – 4.75 (No total de 5 pontos)

Título: K2 Vida e Morte na montanha mais perigosa do mundo
Autor: Ed Viesturs e David Roberts
Páginas: 271
Editora: Gaia
Lançado em: 2011
ISBN:978-85-7555-265-0

Encadernação★★★★☆ 
Ilustrações★★★★★ 
Qualidade da Leitura★★★★★ 
Conteúdo Cultural★★★★★ 
Nota Geral★★★★¾ 

Comentários finais

A encadernação é normal e conta com orelhas mas não apresenta nenhum diferencial a mais no quesito de qualidade (capa dura, por exemplo). As ilustrações receberam nota máxima já que o livro contém algumas páginas em papel couché com fotos coloridas e monocromáticas inclusive de expedições históricas.


Leia também

Ebook gratuito com dicas para sua aventura!

A Rede de Blogs Outdoor (RBO) lançou recentemente um ebook gratuito feito por várias mãos com 50 dicas para quem

Filme K2: Siren of the Himalayas

Filmado em 2009 mas lançado somente em 2012 no Banff Mountain Film Festival, “K2: Siren of the Himalayas” é um

23 anos ao redor do mundo em um offroad

Indicação do nosso colunista Gui Guedes. Adaptação do texto: Mario Nery. Em 1989, aproveitando a queda do Muro de Berlim,

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


Sem comentários

Deixe sua opinião
Opa! Sem comentários ainda!Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe a sua opinião