RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Primeiros Socorros – Extrator de veneno

Quando uma pessoa vai se aventurar em uma trilha ou área desconhecida é normal ter um certo receio sobre a existência de animais peçonhentos na região – principalmente aquelas pessoas que estão começando no esporte e não conhecem os comportamentos de cobras, escorpiões e aranhas. Infelizmente no Brasil as possibilidades de primeiros socorros para este tipo de incidente se limitam a remover a vítima para o hospital ou posto de saúde mais próximo (que tenha um atendimento para casos de picadas de animais) e mantê-la imóvel enquanto esse deslocamento acontece.

Nossas farmácias e mesmo hospitais não vendem soros para picadas de cobras, escorpiões e aranhas. Algo comum em muitos países europeus. Outra coisa útil que não existe a venda no Brasil é um extrator de veneno que permite sugar o veneno logo após a picada. Algumas pessoas sugam o veneno – erradamente – usando a boca, contudo, isso pode fazer com que o veneno atinja a pessoa que está prestando o socorro. E, ao invés de uma, teríamos duas vítimas.

Outro procedimento comum, e igualmente errado, é o uso de garrotes para limitar a área de atuação do veneno. Esses garrotes impedem a circulação do sangue e podem concentrar o veneno em uma determinada região do corpo, gerando ainda mais problemas.

O extrator de veneno é uma bomba de vácuo que é usada para sugar o veneno logo assim que a picada acontece. Ele não elimina a necessidade de remoção da vítima para um hospital, mas elimina grande parte do veneno que foi inoculado na vítima, reduzindo os efeitos. Esse extrator é facilmente encontrado em sites europeus e em farmácias e custa em média de 9 a 15 euros. Os nomes comuns são Venimex e Care Plus.

venimex

A bomba possui dois bicos diferentes, para uso em locais diferentes do corpo e para picadas diferentes. Em caso de aranhas recomenda-se o uso do bico maior, a menos que a picada tenha sido em um local não tão plano, como o joelho por exemplo. Já nos casos de picadas de cobras recomenda-se o uso do bico menor e um tempo de aplicação de 3 a 5 minutos.

Segundo o manual de instruções que acompanha o produto ele pode ser usado mais de 100 vezes. E depois da remoção do veneno recomenda-se que a vítima procure assistência médica. Vale lembrar que esse equipamento é para uso emergencial e não se compara a aplicação do soro indicado para cada caso.

venimex

Recentemente um amigo trouxe um pra mim da França, e essa beleza já está no meu kit de primeiros socorros. E me acompanhará durante o mochilão América do Sul e durante as minhas trilhas habituais.


Leia também

Bota Snake Andina X-Treme

Ontem, terça-feira (08-11-2011), nós fomos até a Adventura no centro do Rio de Janeiro para cobrirmos o lançamento da bota

Mochila de hidratação Atacama da Curtlo

Uma mochila de hidratação é um item que se encaixa em diversos esportes, bike, corridas de aventura, corrida normal, trekking,

Conheça as tecnologias das meias da Lorpen

Não adianta ter a melhor bota ou tênis do mercado se você usar uma meia inapropriada, isso por que meias

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


4 comentários

Deixe sua opinião
  1. peter tofte
    peter tofte 23 julho, 2009, 13:10

    Mario:

    Dica interessante! Mas li em algum livro de primeiros socorros na natureza que estes extratores não seriam muito eficientes. Parece que até pegarmos o extrator e começarmos a usá-lo o veneno já foi carregado pela corrente sanguínea.

    Vc tem alguma informação sobre a efici~encia deles?

    peter

    Responda este comentário
  2. Mario Nery
    Mario Nery 10 agosto, 2009, 12:31

    Olá Peter, já li alguma coisa a respeito também. Na verdade segundo o manual esse equipamento é um paliativo usado para remover parte do veneno inoculado pelo animal, mas o seu uso não garante que a pessoa não sofrerá os efeitos do veneno, o que pode acontecer é que os efeitos sejam retardados ou reduzidos, já que parte do veneno deverá ser extraído com o aparelho.

    Nunca precisei usar o meu (felizmente), mas usaria em caso de acidente. Abraços.

    Responda este comentário
  3. Tiago
    Tiago 13 julho, 2010, 20:52

    Eu e um amigo meu queremos fazer uma jornada, e apareceu esta dica muito interessante, vou já de manhazinha ver se tem na farmácia daqui do lado. Valeu pela dica e que nao costume usar esse aparelho muitas vezes. Boa sorte em sua jornada também.

    Responda este comentário

Deixe a sua opinião