RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Raizama e Vale da Lua – Chapada dos Veadeiros – GO

Santuário Ecológico Raizama

O Santuário é uma RPPN (reserva particular do patrimônio natural). O lugar fica a 2km da vila de São Jorge e o acesso é por uma estrada de terra e não tem mistério para ir a pé.

Jeff e eu saímos cedinho do camping (ainda escuro) e começamos nossa caminhada até o Raizama. Chegamos ao santuário com o dia clareando e preparamos o café antes de começar as trilhas.

santuario ecologico raizama

O lugar é incrível! Assim que chegamos a área principal nos deparamos com um palco enorme. O João, idealizador e criador do Raizama, nos contou que ele começou o lugar com crianças estudando música e que hoje grande parte destes jovens são músicos internacionais. Existem muitos projetos artísticos da região acontecendo lá. Quem recebe os visitantes e explica as trilhas é o Sr José, um figura rara, vale muito parar e conversar depois da trilha. Taxa para entrada R$ 20,00 por pessoa.

palco raizama

bate papo raizama

As trilhas são muito bem sinalizadas e levam a uma cachoeira de 40m, canyons e piscinas, inclusive com direito a hidromassagem natural!

trilha raizama

canyon santuario raizama

corrego são miguel

cachoeira raizama

Vale da Lua

O nome se deve as formações rochosas esculpidas pela força da água que se parecem com as “crateras lunares”. O lugar tem piscinas naturais perfeitas para o banho. Na época das chuvas apenas uma piscina fica liberada para o uso, atente para este detalhe. O Vale também fica em propriedade particular e tem toda uma infra estrutura própria, são instalações, trilhas sinalizadas e salva vidas. A taxa, muito justa, para entrada é de R$15,00 por pessoa.

Partimos cedinho para o Vale da Lua através de uma trilha “secreta”, com direito a café na beira da estrada. Para quem está de carro ou agência a entrada fica a 10km de São Jorge mais 4km de estrada de terra. Para quem não está acostumado a fazer trilhas não tente ir por essa “secreta”, pois ela tem alguns pontos de bifurcação e se perder é fácil.

nascer do sol trilha vale da lua

vale da lua

escavações pela força da água

formações lunares

piscina vale da lua

Classificação das 2 trilhas: Fácil
Como citei no texto para se chegar ao Vale da Lua pode ser utilizada agência de turismo. Essa foi a agência que usamos para alguns passeios
Operadora Segredo
Rua 12, qd 7, lt 9 – Vila de São Jorge
62 3455-1040 / 62 8244-9878


Leia também

Dicas para seu mochilão!

Nota: Este texto foi revisado em novembro de 2015. Duas semanas já se passaram depois do meu retorno e eu

Ausangate e o Circuito de Trekking, acima dos 4.000 Metros

Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser conhecida. (Carl Sagan) O Nevado Ausangate é um pico da

Morro e cachoeira do Alicate – Petrópolis – Rio de Janeiro

O Parnaso, PNSO ou simplesmente Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma área de proteção situada na serra de

Elque Silva

Elque Silva

Apaixonada pelas coisas boas da vida: montanhas, trilhas, aventuras, viagens e amigos. Trabalha na área de Administração. Me siga no Twitter: @elquetrekking


Sem comentários

Deixe sua opinião
Opa! Sem comentários ainda!Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe a sua opinião