RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Reduzindo o volume do Cup Noodles

Atualmente eu uso comida liofilizada para as trilhas de longa duração, mas ainda assim carrego comigo duas coisas que eu gosto muito, sopas individuais Vono e macarrão instantâneo Cup Noodles – aquele “miojo” de potinho. As sopas eu como a noite, antes de dormir, é uma excelente pedida para os locais mais frios. Já os cup noodles funcionam como lanches rápidos no meio de uma caminhada, substituem o almoço em muitos casos ou complementam algum lanche quando eu não posso perder muito tempo ou me alimentar com refeições muito grandes, pois não terei como descansar depois.

Só que os potinhos tem um problema. Eles fazem muito volume na mochila e acabam se tornando péssimos na hora de arrumar as coisas. Pensando em soluções para este problema eu acabei inventando um modo para simplificar o transporte destes potes na mochila e de quebra reduzir o volume de lixo que tem que ser trazido de volta.

O macete é simples, basta esvaziar o conteúdo dos potes em sacos ziplock e assim eliminar os potes deixando apenas um, que será usado no preparo de cada cup noodles durante a viagem. Para limpar os copos é simples, basta lavar ou então usar toalha de papel caso não seja possível desperdiçar água no local onde você esteja. Use toalhas de papel reciclado!

O volume gerado pelos saquinhos é infinitamente menor do que o gerado pelos potes do cup noodles, além disso é mais fácil organizar os sacos na mochila, eles podem ser carregados nos bolsos externos ou em pequenas mochilas de ataque sem atrapalhar a organização. Eu costumo levar um potinho do cup noodles para fazer o macarrão durante a trilha, porém se você quiser, pode medir a quantidade de água necessária para fazer o macarrão e usar uma panela pequena com tampa, e assim eliminar o pote também. A vantagem do pote na minha visão é que ele é mais leve do que uma panela pequena, mas a panela serve para outras refeições também… Experimente e veja o que é melhor para você.

Vou colocar umas fotos aqui para mostrar a redução do volume ao usar este macete e exemplificar a coisa toda:

cupnoodles1

cupnoodles2

Outra vantagem dos sacos ziplock é que eles podem ser usados mais de uma vez, basta chegar em casa e lava-los, assim um saquinho pode durar várias viagens. Para quem não quer gastar mais com os sacos pode usar aqueles sacos da seção de frutas e vegetais do supermercado, porém eles são mais frágeis e tendem a rasgar com mais facilidade durante o transporte.


Artigo etiquetado em:
comidaComida Outdoor

Leia também

Modos de preparar comidas liofilizadas

Atendendo à pedidos nós fizemos um vídeo mostrando algumas das maneiras mais comuns de preparar as comidas liofilizadas da Liofoods,

Receitas: “Crepe” rapidinho!

Eu sempre tive uma limitação quando acampo: não tenho criatividade para comida. Geralmente sigo um mesmo cardápio sempre. Ultimamente isso

Barras de proteína, carboidrato em gel, energéticos…

Muita gente que se aventura por trilhas e montanhas nesse mundo à fora costuma usar suplementos para manter o ritmo

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


6 comentários

Deixe sua opinião
  1. Renata Leão Cristino
    Renata Leão Cristino 29 junho, 2010, 20:46

    muito boa a sua ideia,,, tantos em questões ambientais como tbm e economia de espço…rs
    valeu boa ideia
    bjs!!!

    Responda este comentário
  2. Jeff
    Jeff 6 julho, 2010, 16:17

    Boa!
    Se bem que sou suspeito (viciado em saquinhos Ziplock)

    Abção

    Responda este comentário
  3. Lucas Coelho
    Lucas Coelho 17 agosto, 2010, 23:03

    Oi muito bacana esta dica, eu até postei ela no meu blog.
    visita lá http://www.campingnatureza.blogspot.com
    até + paz de jah

    Responda este comentário
  4. Tacio Philip
    Tacio Philip 12 setembro, 2010, 21:33

    Outra dica: o cup noodles é a mesma coisa que o miojo, então é só misturar o miojo com o tempero e o preparo é igual (água quente e esperar 3 – ou são 5 – minutos). O miojo “normal” tem a vantagem de ser muito, mas muito mais barato que o copo de cup noodles.
    Abs!

    Responda este comentário

Deixe a sua opinião