RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Review Mochila AC Lite 22 Deuter

Product by:
Mario Nery

Reviewed by:
Rating:
4
On 7 julho, 2014
Last modified:19 julho, 2015

Summary:

Avaliação da mochila AC Lite 22 da Deuter, desenhada principalmente para trilhas curtas com duração de um dia, mas que também se encaixa em outras situações de uso.

A AC Lite 22 é uma mochila leve e funcional da linha de hiking da Deuter. Ela se mostrou versátil também para outros usos fora das trilhas, como: mochila de mão durante viagens de ônibus e avião e para o dia a dia – dependendo dos tipos de objetos que você pretende transportar. Por ser compacta e não apresentar uma barrigueira volumosa a AC Lite 22 servirá perfeitamente para escalada também.

avaliação deuter AC Lite 22

Deuter mochila

Foto da AC Lite 22 durante o uso urbano no sul do país. (Foto: Luiza Campello)

Mochila Deuter

Teste urbano desta vez com uma usuária. A AC Lite 22 é uma mochila unissex.

Trata-se de uma mochila com 22 litros generosos de capacidade, onde cabe sem problemas um anorak, lanches, reservatório de água de até 3 litros, acessórios em geral (canivete, câmera compacta, lanterna, etc), ou seja, uma boa opção de tamanho para quem pratica trilhas de um dia. Ela conta com capa de chuva embutida, suportes para bastões de caminhada, bolsos laterais para pequenos objetos ou garrafas de água e bolsos na tampa (interno e externo). O bolso externo da tampa é bem espaçoso e tem um pequeno gancho para prender as suas chaves, já o interno é um pouco menor, mas tem espaço suficiente para levar uma bússola, canivete, headlamp, pilhas e outras miudezas.

Capa de chuva mochila

Bolso no fundo da AC Lite 22 onde fica guardada a capa de chuva removível da mochila.

O costado em tela, chamado de “Aircomfort”, funcionou bem em situações de caminhada. A tela permitiu uma ventilação melhor da região das costas se compararmos com uma mochila com costado comum. O Aircomfort afasta a mochila das costas do usuário, ele é composto de uma tela e barras metálicas leves interligadas com a parte superior e com a parte inferior, criando a estrutura da barrigueira. Os pontos de contato do costado com as costas do usuário são justamente na altura dos ombros e a linha de cintura.

AC Lite Deuter

Mochila vista de lado, note os pontos de apoio e o arco que afasta a mochila das costas, facilitando a ventilação.

Falando em barrigueira, a AC Lite 22 usa apenas uma fita, sem bolsos ou estruturas maiores nesta parte da mochila. Por ser uma mochila para ataques rápidos ela não deverá estar pesada demais, então a barrigueira serviria mais para uma estabilização do que para distribuição de carga – como acontece em modelos maiores.

Além do costado e do espaço, outro destaque fica por conta do conforto das alças, a mochila não incomoda em nada quando está em uso. Ela possui passador para mangueira do reservatório de água na alça direita, bem como fita de peito – esta fita quando fechada melhorou o “caimento” da mochila nas costas.

Testamos a AC Lite 22 em trilhas de meio dia, deslocamentos de avião e em uso urbano no Rio de Janeiro, Porto Alegre e na Serra Gaúcha. Em todas as situações ela se saiu muito bem, um ponto que devemos mencionar é que por causa do costado arqueado essa mochila não se adequa ao transporte de notebooks – obviamente esta não é uma função natural do projeto da AC Lite 22, mas é bom citarmos caso você pretenda usa-la como bagagem de mão ou no dia a dia.

Teste da mochila

Subidas e descidas em meio a caminhos de terra, lama e asfalto. Um dos testes da AC Lite 22 no sul do país.

AC Lite 22

Esta mochila só tem um pequeno deslize no desenho, trata-se da saída da mangueira do reservatório de água. A mangueira sai pela lateral próximo da abertura da mochila e a tira onde ela passa na alça fica mais embaixo, assim a mangueira acaba ficando com uma boa “folga” entre a saída e a passagem pela tira da alça. Para solucionar este problema a Deuter poderia adicionar um segundo passador um pouco mais acima na alça, como eu exemplifico na foto abaixo.

Um passador na altura onde eu apareço segurando a mangueira resolveria esse problema.

Um passador na altura onde eu apareço segurando a mangueira resolveria esse problema.

Um outro detalhe, que não é um defeito, mas sim uma questão de design, é que a AC Lite 22 não fica de pé se não estiver encostada em algum lugar, como você nota pelo desenho da base dela, na foto abaixo.

Avaliação Deuter AC Lite 22

Base da AC Lite 22, o desenho dela faz com que a mochila não fique de pé no chão sem estar encostada em algo.

Vídeo review da mochila Deuter AC Lite 22

Avaliação Mochila Deuter AC Lite 22

  • Produto: Mochila Deuter AC Lite 22.
  • Uso: Trilhas curtas com um dia de duração, mochila de mão em viagens ou até uso urbano dependendo do material a ser transportado (ela não se dará bem como mochila para uso com notebook, livros, papéis, etc. Porém servirá muito bem para ir na academia, clube, pequenas compras…).
  • Fabricante: Deuter
  • Site: www.deuter.com.br
  • Peso: 930g
  • Dimensões: 55 x 30 x 20cm
  • Materiais: Ripstop 210 / Microrip Nylon (informações aqui)

Pontos positivos e negativos

  • Pontos positivos: Leve, usa materiais de qualidade, tem costado e alças confortáveis, compacta mas com um ótimo espaço e possui capa de chuva.
  • Pontos negativos: Faltou um passador a mais na alça para segurar melhor a mangueira do reservatório de água, apenas isso.

Comentários finais

Os itens “Conforto”, “Acabamento” e “Facilidade de Uso” perdem um ponto cada devido a questão da mangueira do reservatório de água e a falta do passador mais acima na alça, o que não vai ser um problema para quem não usa bolsas d’água. Já o item Multiuso perde um ponto por ser uma mochila que se não se adequa tão bem a todas as situações de uso – principalmente no ambiente urbano.

Conclusão: a Deuter AC Lite 22 é uma ótima mochila para quem busca qualidade de material, conforto e tecnologia em um equipamento para uso em hikings e trekkings rápidos.

Para comprar a mochila Deuter AC Lite 22

  • On The Rocks: consulte e compre aqui.
  • CUPOM DE DESCONTO On The Rocks: nas compras online use o código ACLITE22TB e aproveite essa parceria do TrekkingBrasil com a On The Rocks.
Visual
20no total de 5
Materiais
20no total de 5
Acabamento
16no total de 5
Conforto
16no total de 5
Multiuso
16no total de 5
Peso
20no total de 5
Facilidade de uso
16no total de 5

4.38

4.38 no total de 5
no total de 5 pontos

Leia também

Calça impermeável Climatic – Trilhas e Rumos

Na nossa última viagem para Bolívia levamos alguns equipos da Trilhas e Rumos para usarmos e revisarmos lá. A Calça

Mochila de Hidratação Hidrat 7 – Trilhas & Rumos

Mochila feita para hidratação, com uso indicado para provas de aventura, trekking e bike. A boca larga do reservatório de

Review Mochila Compact Air EXP 10 Deuter

Review of: Mochila Compact Air EXP 10 DeuterProduct by: Mario NeryReviewed by: Mario NeryRating:5On 12 dezembro, 2014Last modified:19 julho, 2015Summary:Avaliação

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


Sem comentários

Deixe sua opinião
Opa! Sem comentários ainda!Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe a sua opinião