RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Review Streamer 3.0 Deuter

Product by:
Mario Nery

Reviewed by:
Rating:
5
On 22 Maio, 2014
Last modified:19 julho, 2015

Summary:

Review do Streamer 3.0 Deuter, reservatório de água que atende a praticantes de diversos esportes diferentes. Veja os detalhes do equipamento e o vídeo.

Streamer (se pronuncia “istrimer”) é como a Deuter chama os seus reservatórios de água. A Deuter tem dois modelos de streamer a venda no país atualmente, o que veremos neste review e um outro modelo mais simples conhecido como “blue spring”. A diferença entre os dois está no encaixe da mangueira no reservatório e na tampa de proteção do bico. No caso do modelo mais simples o bico não possui a tampa preta de proteção e a mangueira é encaixada com pressão, ao invés do engate rápido do modelo que avaliamos aqui.

Streamer

Diferenças entre o modelo analisado e o Blue Spring, versão mais simples do Streamer.

Antes de mais nada vale citar que eu deixei de usar reservatórios de água como o Streamer desde 2010 mais ou menos, depois de sofrer com o vazamento de um reservatório de outra marca durante uma viagem pelo Caparaó em Minas Gerais. Desde então eu vinha usando um sistema de garrafas PET adaptadas com uma mangueira e bico. Isso mudou de figura em 2013, quando eu optei por comprar este modelo da Deuter. O motivo principal para isso – além de querer revisá-lo – é que um streamer desses ocupa menos espaço em uma mochila de ataque do que as garrafas que seriam necessárias para transportar o mesmo volume de água. Além disso eu andei pensando em correr com uma mochila de hidratação nos treinos mais longos (acima dos 15-16Km), e neste caso o reservatório me daria mais água, mais estabilidade e um perfil menos volumoso que as garrafas.

O modelo que avaliei foi o de 3 litros, mas a Deuter tem o mesmo item com 2 litros de volume. Este reservatório tem vários diferenciais se comparado com a grande maioria dos outros modelos, mas quatro coisas específicas me chamaram atenção nele:

– Engate rápido da mangueira no reservatório, mesmo com ele cheio a mangueira pode ser colocada ou retirada sem vazamentos;
– Abertura total na parte superior do reservatório, facilitando a limpeza dele após o uso;
– A espessura do plástico usado na bolsa d’água – que dá uma sensação de segurança muito maior do que a apresentada em outros modelos do mercado;
– Tecnologia “Grunge Guard” que evita o aparecimento e a proliferação de fungos no streamer.

O uso do Streamer 3.0 Deuter

Ele está comigo desde agosto de 2013. Usei pela primeira vez em uma trip pela Ilhabela (SP). Na primeira trilha ele levou 3 litros de água ao longo dos 22kms até Castelhanos. De lá para cá ele me acompanhou na Floresta da Tijuca (RJ), Ibitipoca (MG), Ilha Grande (RJ), Três Picos (RJ) e alguns outros lugares – sem apresentar nenhum problema. Nestas trips ele foi usado com mochilas de 10, 20, 30 e 35+ litros, em todas ele foi posicionado na parte interna da mochila, junto do costado. Independente da marca da sua mochila, se ela possuir um espaço para reservatório de água, o streamer deverá encaixar sem maiores dificuldades. No caso das mochilas da Deuter, todas que são compatíveis com os Streamers tem um velcro laranja no interior, bolso para acomoda-lo e a saída para mangueira. Esse velcro laranja permite prender o reservatório evitando que ele “escorregue” para o fundo do bolso quando estiver mais vazio.

Ilhabela SP

Ilhabela – SP | Note a mangueira e o bico laranja do streamer próximo do rosto da Luiza. (Foto: Luiza Campello)

Ilha Grande

Streamer aparecendo na foto feita pela Luiza quando nós voltávamos de Lopes Mendes após a trilha até lá.

Ibitipoca

Mangueira aparecendo sobre a alça da mochila durante uma das trilhas de Ibitipoca (Foto: Luiza Campello)

Floresta da Tijuca

Floresta da Tijuca – RJ | Note o ponto laranja do bico sobre a blusa. (Foto: Luiza Campello)

O bico da mangueira funciona de forma um pouco diferente dos demais modelos do mercado, para abrir ou fechar o fluxo de água basta gira-lo. A vazão é boa e o bico em si não exige esforço para beber.

A tampa preta é um diferencial na proteção. Se comparado com outros sistemas de bico, no que diz respeito ao contato da mão com o bico, a mão acaba por se aproximar um pouco mais da região onde a boca encosta pedindo um pouco de cuidado caso você esteja com a mão muito suja.

A parte plástica branca que fica próxima da abertura superior se mostra fundamental para o manuseio durante o abastecimento do reservatório, principalmente se ele for enchido até a capacidade máxima de cada modelo – situação onde a água chega bem próxima da abertura superior do Streamer. Esta mesma peça plástica tem outra função: ajudar a manter a bolsa d’água aberta quando ela está pendurada para secar (isso você verá melhor no vídeo).

Quanto a questão de gosto na água, até agora depois de quase um ano de uso, ele não apresentou gosto nenhum na água. A única recomendação do fabricante é que você o utilize somente com água.

Teste durante a corrida de rua

Aproveitei para fazer um teste extra com o Streamer, recentemente eu estou aumentando a distancia dos meus treinos de corrida gradualmente até os 21km e por isso senti a necessidade de mais água do que os 400ml que costumo levar em meu cinto de hidratação. Fiz uma corrida de teste usando o Streamer com aproximadamente 1 litro de água. Para transportá-lo escolhi uma mochila Compact 10 AIR EXP também da Deuter. A escolha por ela se deu por causa do costado em tela, alças e barrigueira vazadas. O resultado foi muito positivo, o Streamer não apresentou problemas durante uma corrida de 10Km, o manuseio da mangueira exigiu um pouco mais de trabalho que o habitual com as garrafas mas ela não sacudiu durante a corrida como eu esperava, precisou apenas ser presa no passador da alça da mochila. Resumindo, ele acabou se mostrando bem funcional para uso em treinos de corrida mais longos, principalmente aqueles onde eu passo dos 15km.

Vídeo Review Streamer Deuter

Avaliação do Streamer 3.0 Deuter

Produto: Streamer Deuter 3.0
Uso: trilhas, corridas de aventura, ultramaratonas, longas corridas de rua, escalada, bike e canoagem.
Peso: 185 g
Capacidade: 3 litros
Material: CO – Extruded PE
Dimensões: 42 x 21 cm

Ponto positivos: Resistente, fácil de lavar e encher, bico confortável, não deixa gosto na água, confiável. Além disso ele conta com peças de reposição (bico), kit de limpeza para mangueira, bolsa térmica e capa de neoprene para isolamento térmico – todos esses acessórios são vendidos separadamente.

Pontos negativos: Até o momento não foram encontrados pontos negativos no equipamento.

Perfil de usuário: Qualquer pessoa que precise de uma solução de hidratação confiável para uso esportivo.

Comentários extras

Pra quem não usava reservatórios de água esse modelo da Deuter foi um grande achado que mudou o meu conceito de confiança nas bolsas d’água, pelo menos no que diz respeito a este modelo.

Para comprar o Streamer 3.0 Deuter:

Materiais
20no total de 5
Acabamento
20no total de 5
Resistência
20no total de 5
Conforto
20no total de 5
Multiuso
20no total de 5
Facilidade de uso
20no total de 5

5

5 no total de 5
no total de 5 pontos

Leia também

Isolante inflável Essential Light Mat – CAMP

Peso!! Pergunte o que qualquer montanhista, trekker ou viajante deseja eliminar da mochila e ele te responderá isso! Mas eliminar

Review da Mochila Quechua Arpenaz 20

Eu comprei a Quechua Arpenaz 20 logo que a Decatlhon lançou esta mochila. Dois fatores me levaram a escolher este

Mochila Vancouver 45l – Guepardo

Essa mochila é da nova linha 2012 da Guepardo. É uma mochila intermediária, indicada, principalmente, para trilhas 2 dias no

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


2 comentários

Deixe sua opinião
  1. José Rocha Junior
    José Rocha Junior 17 novembro, 2014, 16:00

    Excelente o review a respeito deste produto. Procurei para comprar, mas em Curitiba, nenhuma loja tem este com a proteção do bocal e a mangueira destacável. Todas as lojas só tem o outro modelo, uns dizem que este do review não vem mais para o Brasil, outros dizem que este é o modelo antigo, o que vem agora, mais novo, não tem o protetor e nem destaca a mangueira. Assim, gostaria de saber onde posso encontrar e comprar este modelo mostrado no review. Muito obrigado.

    Responda este comentário
    • Mario Nery
      Mario Nery 18 novembro, 2014, 00:21

      Olá José a versão mais simples se chama “blue spring”, essa versão com a proteção no bico e a magueira com engate rápido vinha antes do “blue spring” que é mais barato mas não agradou tanto, o meu já tem tempo, por isso mesmo não sei onde você pode encontra-lo exatamente hoje em dia, mas sei quem pode lhe ajudar, escreva para o SAC da Deuter (sac@deuter.com.br) tenho certeza que o pessoal lá poderá te esclarecer onde você encontra este modelo e se ele voltará ou não ao país novamente – creio que voltará sim, mas confirme com eles lá! Abraços e obrigado pela visita. Mario

      Responda este comentário

Deixe a sua opinião