RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Review: X-Cup da Sea to Summit

Versatilidade, praticidade e leveza, na minha opinião estas são as palavras que definem bem essa linha de produtos desenvolvidos pela Sea to Summit para facilitar a vida das pessoas durante suas aventuras e campings por aí. No Brasil esta linha de produtos de camping, conhecida como X-Series, está sendo distribuída pela Proativa. Além do copo, que veremos aqui, temos uma tigela (x-Bowl) e um prato (X-Plate).

x-cup1
X-Cup fechado ao lado da minha caneca comum que eu uso em camping

Peso, essa é uma palavra constante na cabeça de montanhistas, trekkers ou qualquer pessoa que sai rumo a um destino carregando nas costas a casa inteira dentro de uma mochila. A redução de peso é um assunto tão comentado que seus adeptos já deram um nome para quem a pratica, trata-se da “Fast and Light”, uma modalidade – digamos assim – onde o praticante se desloca carregando o menor peso possível para cumprir aquele objetivo. Algo muito semelhante ao que no mundo da escalada chamamos de “escalada alpina”, quando você ataca uma montanha com o mínimo de equipamento e de uma única vez para tentar alcançar o cume.

x-cup2
X-Cup aberto ao lado da minha caneca comum

Tanto os montanhistas de estilo alpino quanto os praticantes de trekking/hikking que seguem a linha do rápido e leve vivem em uma constante busca por equipamentos que possam reduzir a carga das mochilas e ainda sim manterem sua funcionalidade. O X-Cup, um copo dobrável de silicone, supre perfeitamente a necessidade daqueles que desejam ter um copo durante a aventura mas não querem ter que carregar um copo normal, seja pelo peso ou simplesmente por causa do volume que um copo faz em uma mochila média.

O X-Cup é versátil por que pode ser dobrado ficando no formato de um disco, pode receber líquidos com até 180º C de temperatura ou ser resfriado a até -40º C sem ser destruído, mesmo sedo maleável e não muito grosso ele permite ao usuário segura-lo quando está cheio com algum líquido quente sem queimar os dedos. Além disso ele pode ir na lavadora de louças e até mesmo encarar o microondas – claro que isso quando você chegar em casa.

x-cup4
Detalhes da marcação de ml do X-Cup

Falando em limpeza, olhei alguns sites de lojas americanas e vi alguns comentários negativos com relação a dificuldade para limpar os itens da X-Series, os usuários reclamavam principalmente do problema causado pelo silicone, que “agarra” um pouco. Não tive problemas em limpar o meu X-Cup, fiz testes com café e chocolate e não tenho nenhuma reclamação. Claro que se você for limpá-lo no camping usando papel toalha ou mesmo papel higiênico terá alguns problemas pois o papel irá se desfazer por causa do atrito com o silicone, o que não vai dar muito certo e só vai sujar mais as coisas.

Confiram o nosso vídeo review:

Confiram também um vídeo feio pela Elque Silva, nossa mais nova editora do Trekking Brasil:

Produto: X-Cup
Fabricante: Sea To Summit
Tipo: Copo de 250ml dobravél em silicone
Pontos Positivos: leve, pouco volume, versátil, possui graduação de ml e frações, aceita llíquidos quentes ou gelados, pode ser lavado na lava louças e suporta microondas.
Pontos Negativos: Não observamos nenhum até agora.
Uso: Camping, montanhismo, travessias e trekking em geral
Preço: sem referências no Brasil
Para quem: aventureiros que querem reduzir o peso da mochila.

Para comprar o X Cup (ou X Mug, versão igual mas um pouco maior) visite:


Leia também

Mochila Tour 23l – Linha Pocket Curtlo

A Curtlo lançou a linha Pocket, bolsas e mochilas versáteis, práticas e minimalistas (toda linha é dobrável e são guardadas

Pá Retrátil e Saco Estanque para Papel Higiênico

A Pocket Trowel e o Outhouse são mais dois produtos versáteis da Sea To Summit para seu acampamento, tanto na

Bota Buxton Mid WP da Hi-Tec

A Hi-Tec é uma marca européia especializada em calçados e vestuários para prática de esportes outdoor. Uma marca que já

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


6 comentários

Deixe sua opinião
  1. Carol Emboava
    Carol Emboava 5 outubro, 2010, 19:00

    Eu queroooooo! hehe!

    Responda este comentário
  2. Getulio R. Vogetta
    Getulio R. Vogetta 22 junho, 2012, 18:30

    Olá Pessoal!

    Excelentes essa linha X-Series da Sea to Summit. Deixo uma dica, considerando o comentário sobre a dificuldade de limpeza das peças (que já ouvi também de alguns companheiros de trilha): para limpar mais fácil, tanto a X-Cup como a minha X-Bowl, uso uma escova de dentes velha que sempre levo junto nos acampamentos. Basta jogar uma água e passar a escovinha nas ranhuras, limpa rápido e fácil!

    Abraço!

    Responda este comentário

Deixe a sua opinião