RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Roupas de frio e equipamento de montanha, comprar ou alugar?

Muitas pessoas planejam uma viagem de férias para Bariloche ou mesmo Europa e caem na velha questão: e as roupas de frio que eu não tenho? Seria melhor comprar ou alugar? A resposta pra essa pergunta depende de alguns fatores, e na verdade pode ser que seja mais útil comprar alguma coisa e alugar outras, é o que eu vou mostrar aqui.

Anoraque

O anorak é um tipo de casaco que vale a pena ter. Principalmente se você faz trilhas maiores. Ele pode até ser usado na cidade em dias de chuva ou frio.

Alugar roupas de frio é a melhor solução para quem não voltará a frequentar locais frios por algum tempo, isso evitaria um gasto alto com roupas técnicas para ski, montanha ou até mesmo para uso urbano. Porém se a sua intenção for viajar para locais assim mais vezes ou mesmo se onde você mora faz frio suficiente para usar um casaco mais pesado pode ser que a compra seja a opção mais inteligente. A questão da compra é bem chata quando se trata de roupas para crianças, já que elas se perderão mais rápido com o desenvolvimento da criança. Roupas de frio para crianças são chatas de encontrar no Brasil, as técnicas então são piores ainda – um dos raros locais onde eu vi foi na Decathlon, mesmo assim sem grandes variedades. Mas pelo menos lá se encontra o básico.

Alugar esse tipo de roupa no Brasil não é muito fácil, na verdade em muitos lugares lá fora pode não ser tão fácil achar essas roupas para alugar. Estações de ski costumam oferecer a opção de aluguel de roupas, contudo, se o seu passeio for em um local de temperaturas baixas mas que não tem a estrutura de uma estação de ski, pode ser que a sua ideia de alugar não dê certo… O melhor nesse caso é se informar com alguém que já conheça o local para saber se essa possibilidade é viável.

Fugindo um pouco do tema roupas, é possível alugar equipamentos em muitos lugares. Eu falo de sacos de dormir, barracas, isolantes e afins. Materiais mais volumosos e que muita gente teria trabalho e custos para transportar em uma viagem maior, em geral locais de montanha costumam ter essas opções. Particularmente não acho uma boa ideia alugar material de segurança (cadeirinhas, cordas, mosquetões…) já que não se sabe o histórico do equipamento e eles podem apresentar falhas não tão visíveis, contudo, barracas, sacos de dormir, isolantes e coisas assim podem ser alugadas sem maiores problemas. Quando eu viajo para Bolívia é normal alugar botas de gelo, crampons e piolets, saco de dormir… Assim eu reduzo o tamanho da mochila que vai comigo e evito mais taxas com excesso de bagagem, bem como a chateação de ter que transportar tudo aquilo.

A compra de roupas de inverno ou equipamentos específicos é uma opção boa para quem vai usar mais vezes esses itens, seja em viagens ou mesmo por que o local onde a pessoa mora tem períodos de frio mais forte (como na região sul do país e nas regiões de montanha). Uma coisa inteligente na hora da compra é optar por casacos mais leves (fleece ou lã – dependendo do uso) e deixar opções mais pesadas para comprar lá fora. Entretanto essa estratégia tem um problema, se a sua viagem for do tipo mochilão e você se deslocar entre cidades só irá pensar em comprar roupas mais quentes quando precisar delas – já vi pessoas correndo para comprar roupas em Potosi por que iriam para Uyuni (Bolívia) e souberam que lá estava muito frio, o problema disso é que na hora da correria as pessoas compravam qualquer coisa no primeiro lugar que viam, sem saber se estavam gastando o dinheiro com a melhor opção disponível… Portanto cuidado com essa lacuna.

Eu costumo carregar nas minhas viagens todas as minhas roupas de frio que se encaixam na situação, nunca precisei alugar nada de frio lá fora – além de material técnico, uma vez ou outra – como uma jaqueta de Duvet, já que é um item que eu só usaria em locais bem frios e aqui no Rio de Janeiro seria mais um item para ficar no armário!

Em resumo: alugue quando o uso não for constante, algo como uma viagem isolada. Porém, prefira comprar suas roupas e equipos se a rotina de viagens para os locais frios for constante (uma vez ao ano ou mais)


Leia também

Caminhar com mochilas cargueiras

Este texto do Mario foi publicado no jornal “Mountain Voices” na edição #131, Maio de 2013 – página 08, e

Previsão do tempo nas montanhas

Toda expedição de montanha com recursos tem um sistema de previsão do tempo para poder controlar do acampamento base a

Diagnosticar e prevenir males da altitude

Apesar de não termos altas montanhas em nosso território, estamos cercados por uma das mais belas cordilheiras do planeta, os

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


8 comentários

Deixe sua opinião
  1. Maria das Dores Araujo
    Maria das Dores Araujo 26 outubro, 2013, 06:24

    Gostaria de saber onde alugar roupas de frio por uma semana.
    Moro em Brasília

    Responda este comentário
    • Mario Nery
      Mario Nery 28 outubro, 2013, 15:34

      No Brasil esse comércio não existe, já que não temos demanda que o sustente. Para alugar a melhor opção é buscar lojas no destino da viagem. Por isso que nós aqui costumamos comprar as nossas roupas de frio que usamos nas viagens. Abraços, Mario

      Responda este comentário
  2. Eraldo
    Eraldo 26 novembro, 2013, 08:43

    Alguém pode me informar, onde alugar roupas de frio na cidade do Rio de Janeiro?

    Responda este comentário
  3. Larissa Vale
    Larissa Vale 6 Fevereiro, 2014, 10:42

    Bom dia!

    Estou indo para Alemanha neste mês (fevereiro) passar poucos dias, vc saberia me informar onde posso encontrar roupas de frio para alugar em São Paulo?

    Responda este comentário
    • Mario Nery
      Mario Nery 7 Fevereiro, 2014, 11:05

      Larissa em São Paulo você não vai encontrar, na verdade você aluga no destino, e não por aqui, já que não tem mercado aqui para isso. E em geral o aluguel de roupas é voltado para a prática de esportes – como o montanhismo e o snowboard, então se a sua necessidade é ir pra Alemanha a passeio mas sem necessariamente praticar algum esporte de inverno vale mais a pena comprar alguma roupa “normal” nas lojas de lá. Se preferir sair daqui com alguma roupa dê uma olhada na Decathlon. Eles não tem lojas no Brasil inteiro e o site está fraco ainda, mas eles tem lojas nestes lugares: http://www.decathlon.com.br/encontrar-lojas

      Responda este comentário
  4. Larrubia Pereira Barbosa
    Larrubia Pereira Barbosa 18 julho, 2016, 17:50

    Sabe de algum lugar que alugue saco de dormir no rio de janeiro ou petrópolis? quero fazer a trilha para a pedra do açu e ouvir dizer que está fazendo -6 lá em cima.

    Responda este comentário
    • Mario Nery
      Mario Nery 18 julho, 2016, 19:18

      Infelizmente não! A melhor saída para você seria comprar um ou no mínimo conseguir um emprestado! Outra possibilidade seria pernoitar dentro do abrigo do Açu, o que já ajuda a reduzir um pouco o impacto da temperatura. Abraços!

      Responda este comentário

Deixe a sua opinião