RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Salomon XR Crossmax 1 Neutral

Se me perguntassem o que eu mais gostei neste tênis eu diria sem a menor dúvida: conforto e estabilidade! Eu corri com ele em trilhas e percursos mistos de asfalto, terra e grama, já que é para isto que o XR Crossmax Neutral 1 foi criado. Além dos testes correndo eu tenho usado o XR Crossmax 1 no dia a dia também, justamente pela relação de baixo peso, respirabilidade e conforto que ele me oferece.

Eu costumo correr no asfalto usando um Asics Kayano 18, que fica devendo conforto se comparado com este Salomon. Por incrível que pareça o amortecimento do Salomon – garantido pela entresola em EVA moldado e pelo sistema OS Tendon – se mostrou muito mais agradável para mim. Nas corridas em pisos mistos a estabilidade e a aderência do solado Contagrip me deram uma boa confiança nas passadas. Mas mesmo assim o Salomon não é um tênis exclusivo para o asfalto, o desgaste do solado dele em um terreno mais abrasivo é bem maior do que os dos meus outros modelos de corrida, levando em conta que a atividade dos outros modelos aqui é bem maior do que a do Salomon. Ele é um tênis para pequenos trechos de asfalto e o resto em trilha, pista de terra batida ou grama.

tênis para corrida em trilha

Existem dois modelos do XR Crossmax 1 – o Neutral, para quem tem pisada neutra; e o Guidance, para quem tem pisada pronada. As letras “XR” no nome indicam que este é um modelo para trilha e trechos de asfalto. Os modelos para trail running da Salomon levam as letras “XA” no nome.

Vamos ver parte por parte do tênis para explicar melhor as qualidades e tecnologias presentes neste calçado.

1. Tela Mesh

O destaque desta tela fica por conta da respirabilidade do tênis, até mesmo durante o uso normal no dia a dia é possível sentir o vento entrando pela tela e resfriando a parte frontal do pé. Todo o calçado é construído usando esta tela, em um corpo único sem costuras.

Tela Mesh do Salomon XR Crossmax 1

Tela que permite a respirabilidade de todo o corpo do calçado, com um destaque para a área frontal do pé.

2. Solado Salomon Contagrip

O Contagrip é um solado da própria Salomon famoso pela aderência em pisos diversos, a fama dele veio em parte pelas botas da marca. No XR Crossmax 1 o Contagrip faz exatamente o seu papel, mantém a aderência do tênis mesmo em pisos de terra ou grama úmida. A sola é composta de borrachas especiais feitas para o uso em cada piso, de acordo com a finalidade de cada modelo de tênis.

Solado dos tênis Salomon

Detalhes do solado Contagrip, desenvolvido pela Salomon. As faixas azuis no meio do solado e no calcanhar pertencem ao sistema OS Tendon.

Existem dois tipos diferentes do Contagrip no solado do XR Crossmax 1. O Contragrip LT presente na parte da frente do solado é um composto que oferece tração e aderência em pisos úmidos ou secos. Já na parte do calcanhar a Salomon usou o Contagrip HA, um composto de borracha que resiste mais a abrasão, reforçando a durabilidade em um dos pontos de maior desgaste da sola.

Salomon

Os cravos tem um bom tamanho, não são altos nem baixos demais, mantendo o grip sem oferecer riscos de instabilidade na passada. Outro destaque no solado é a presença do sistema OS Tendon.

3. OS Tendon – absorção e dispersão de impacto!

O OS Tendon é um sistema de amortecimento e distribuição de energia que permite a dissipação e a redução do impacto do movimento, permitindo uma condução melhor da energia do movimento ao longo do solado, do calcanhar até a parte frontal do pé, além de proporcionar um retorno de impulso.

OS Tendon

Detalhe mostrando a faixa azul logo acima do calcanhar, parte do sistema OS Tendon

Uma curiosidade: “OS Tendon” é um nome para “Oversized Tendon” – ou algo mais ou menos como “um tendão maior”

4. Entresola em EVA e palmilha/forro Ortholite

Conforto e estabilidade, aqui atuam a entressola de EVA moldado e a palmilha Ortholite. O destaque da entressola é o conforto, a estabilidade é ótima também, mas o conforto é algo surpreendente. uma curiosidade é que a palmilha deixa o EVA logo abaixo dela marcado com o logotipo da Salomon após o uso, uma “impressão digital”, como se vê na foto abaixo.

Palmilha Salomon Ortholite

Detalhe da marca que a palmilha Ortholite deixa dentro do tênis, logo abaixo da palmilha existe uma entressola de EVA muito macia.

Palmilha Salomon Crossmax XR1

Note as bordas emborrachadas da palmilha, um item que aumenta ainda mais o conforto interno

O forro interior combina a espuma Ortholite com o calcanhar EVA. A espuma cria um ambiente mais fresco, seco, higiênico e acolchoado na planta do pé. A Ortholite é uma espuma feita de material reciclado!

5. Sistema de “amarração” Quicklace

Para quem participa de provas multiesportivas ter um calçado com um sistema de amarração rápido, eficiente e que não deixa pontas que possam prender em algum lugar é uma ótima opção. Assim é o sistema “Quicklace” da Salomon. Um cordelete corre por ilhoses plásticos que não oferecem resistência, o ajuste fica por conta de uma pequena trava plástica. A sobra pode ser guardada dentro de um pequeno bolso de tela localizado no alto da lingueta do calçado.

Sistema de amarração Salomon

Detalhe do sistema Quicklace, um sistema rápido de amarração usado nos calçados da Salomon

6. Sensifit e Sensiflex

O Sensifit é um desenho anatômico que faz com que o calçado se encaixe melhor ao pé do usuário, melhorando a precisão da passada. Já o Sensiflex é uma membrana situada entre a região do cadarço e a frente do calçado que tem como função se contrair e expandir ao longo da corrida de acordo com o movimento, gerando maior estabilidade nesta região onde o pé flexiona.

XR Crossmax 1 Neutral

Detalhe do Sensiflex na parte frontal do calçado.

Avaliação e Nota final – 4.75 (No total de 5 pontos)

Produto: Tênis Salomon XR Crossmax 1 Neutral
Uso: corrida mista entre trilha/grama e asfalto (trechos menores de asfalto)
Fabricante: Salomon
Peso: aproximadamente 322gr – segundo o fabricante

Ponto positivos: Muito confortável, ótima estabilidade e aderência, sistema rápido de amarração, leve e bem ventilado. Não é um modelo exclusivo para o asfalto.

Pontos negativos: Poderia ter uma durabilidade maior do solado em pisos mais abrasivos (asfalto especificamente) e como foi feito para uso em trilha ele poderia ser impermeável.

Perfil de usuário: Trail runners e corredores de asfalto que pensam em passar para um piso misto (com maior uso em terra/grama). Corredores de passada neutra.

Avaliações e Nota Final

Visual★★★★★ 
Acabamento★★★★★ 
Aderência do solado★★★★★ 
Conforto★★★★★ 
Multiuso★★★½☆ 
Facilidade de uso★★★★★ 
Nota Geral★★★★¾ 

Comentários e Extras

Sinceramente, é impossível classificar esse tênis com uma nota ruim. Eu raramente encontro produtos onde eu não tenha alguma coisa para reclamar ou ao menos para tirar algum ponto nas notas – aqui não foi muito diferente, ele perdeu uns pontinhos no quesito “Multiuso” por não ser híbrido pra valer, se ele tivesse uma boa resistência ao desgaste do asfalto esse modelo seria perfeito! Mas nem por isso ele é ruim, é um tênis com tecnologias incríveis, leve, aerado, confortável, com bom amortecimento e aderência – um prato cheio para os corredores de trilha. Ah! Ele não é impermeável!

Para comprar o Salomon XR Crossmax 1


Leia também

Workbook e blog da Deuter

Esta passeando pela internet em busca de mais informações quando encontrei o blog da Deuter (parece que é oficial). Lá

Neo Belt II – Deuter

Review of: Neo Belt II DeuterProduct by: Mario NeryReviewed by: Mario NeryRating:4On 21 novembro, 2013Last modified:19 julho, 2015Summary:Veja o review

Review Mochila Deuter Cruise 30

Review of: Mochila Deuter Cruise 30Product by: Mario NeryReviewed by: Mario NeryRating:4On 5 junho, 2014Last modified:14 Março, 2016Summary:Avaliação da mochila

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


1 comentário

Deixe sua opinião
  1. Raphaella
    Raphaella 8 Abril, 2013, 09:43

    Parabéns pelo review cara! Você sempre consegue passar as informações concretas e completas para termos a certeza na hora de comprar o produto, transparência nota 10! Sou fã em especial do sistema quicklace, como participo de corridas para mim é a melhor coisa…Melhor ainda é quando o calçado possui o elástico de qualidade que não esgarça rápido.

    Abração amigo! Parabéns pelo trabalho!

    Responda este comentário

Deixe a sua opinião