RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Sensor Climático Guepardo

Pra quem faz trilhas mais longas, como travessias por exemplo, equipamentos de orientação e de auxílio são fundamentais. Uma bússola, um altímetro e um barômetro são indispensáveis para a navegação segura de qualquer um.

A bússola dispensa comentários, o altímetro auxilia muito na orientação usando uma carta topográfica e o barômetro permite ter uma idéia mais precisa de quando o tempo irá mudar. Para lugares mais frios um termômetro pode ajudar o aventureiro a saber com precisão a temperatura do ambiente e da barraca, entre outras situações.

sensor-climatico

No Sensor Climático da Guepardo temos todos esse equipamentos em um só, com ótima portabilidade, confiabilidade e ainda com funções extras, tais como: relógio, alarme, cronômetro, timer e pacer.

Existem duas versões do sensor, uma em formato de relógio e uma que se assemelha a um cronômetro prosissional, que acompanha um cordão para ser usado pendurado no pescoço ou na mochila. Eu testei essa última versão, que se mostrou bem versátil para mim, pois posso carregá-lo no bolso externo da mochila e amarrar o cordão em alguma alça qualquer a fim de não perde-lo, ou então, andar com ele no bolso da frente do anorak e deixar o cordão no pescoço.

Uma das coisas que eu gostei muito é que o sensor apresenta na tela principal, além da função em uso (altímetro, barômetro, etc), duas outras informações úteis, que são a temperatura e o relógio. Assim é possível acompanhar a variação da altitude e manter o olho na temperatura e nas horas sem precisar trocar de função. No modo bússola o marcador de temperatura da lugar ao indicador de direção (N, S, E, W e suas subdivisões), contudo o relógio continua sendo exibido na parte de baixo do visor.

sensor-climatico2

Falando em visor, o sensor climático da Guepardo possui um visor com iluminação, que é acionada através de um botão prateado que fica no meio do corpo do aparelho. Essa função de iluminação é fundamental para poder ajustar ou conferir alguma coisa dentro da barraca a noite, sem que seja preciso usar uma lanterna para isso. Outra coisa que ajuda muito dentro da barraca é o cordão do sensor, assim podemos pendurar ele no teto e acompanhar a temperatura interna do abrigo ou mesmo ajustar o alarme para despertar de manhã e tirar os preguiçosos de dentro do saco de dormir!

Usei o sensor durante o trekking de 4 dias na Ilha Grande, as funções de altímetro, barômetro e cronômetro me ajudaram bastante a monitorar a caminhada, acompanhar o meu rendimento e checar as possíveis mudanças de tempo. Realmente foi muito bom. Qualquer trilha maior que eu faça hoje em dia ele me acompanha.

Outra característica boa do aparelho é que ele usa uma bateria de litium modelo CR 2032, a mesma usada pelas placas mães de computadores, essa bateria custa entre R$ 3,00 e 7,00 – e além de ter uma ótima duração, ela se comporta muito bem em situações de frio extremo e altitude, as baterias de litium são as melhores para uso em ambientes extremos.

A minha opinião com relação ao equipamento é bem simples: ELE É EXCELENTE!

Um resumo das funções do Sensor Climático Guepardo:

– Relógio;
– Sensor Climático;
– 2 Alarmes;
– Timekeeping (medidor de tempos de treino/corrida);
– Cronômetro – medição 99hr 59min e 59.99seg, memória para 100 voltas, resolução 1/100segundos;
– Timer regressivo;
– Pacer (função que provê um ritmo permanente ao treino (definido pelo usuário) e que também serve para contar passos – medição 30 – 180 bips por minuto;
– Dual time (hora para 2 fusos horários);
– Termômetro em graus Celsius (ºC) – medição de -10C à 60C;
– Altímetro (1 em 1 metro) – medição de -706m à 9164m;
– Barômetro (em hpa / mbar) – medição de 300hPa/mbar a 1100hPa/mbar;
– Previsão meteorológica por símbolos amigáveis (sol, núvens, etc.), baseado nas variações de pressão atmosférica;
– Bússola digital com sensor de interferência magnética, que avisa quando algo está interferindo na leitura, permitindo maior precisão e confiabilidade na leitura. Possui ainda a direção de rumo de volta, que permite voltar a um ponto inicial. Ajuste de declinação magnética, para usuários avançado (acompanha quadro com declinação magnética das principais cidades do mundo) – medição de 0 graus à 359 graus, ponteiro de Polo Norte magnético, direções: 16;
– Luz de fundo;
– Indicador de bateria baixa.
– Garantia de 1 ano
– Peso: 100 gramas

Uma foto da versão em relógio do mesmo equipamento testado aqui:

sensordepulso

Para comprar a Sensor Climático da Guepardo:


Leia também

Thule testa as novas mochilas técnicas na Serra Fina

Evento reuniu mais de 20 participantes para um teste da nova linha de mochilas técnicas da Thule. Estive presente no

Guepardo – Barraca Apolo

Mais um review aqui no Trekking Brasil, desta vez fomos até a Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, para

Pá Retrátil e Saco Estanque para Papel Higiênico

A Pocket Trowel e o Outhouse são mais dois produtos versáteis da Sea To Summit para seu acampamento, tanto na

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


4 comentários

Deixe sua opinião
  1. Fernanda
    Fernanda 17 Fevereiro, 2010, 07:18

    Muito bom Mário!!

    Responda este comentário
  2. Fabio Fliess
    Fabio Fliess 19 Fevereiro, 2010, 08:28

    Fala Mário!
    Muito legal o review. Fiquei com vontade de comprar um desses… rsrs
    Abs.

    Fábio

    Responda este comentário
  3. Maurício Reichmann
    Maurício Reichmann 21 Fevereiro, 2010, 10:27

    Parabéns Mário, muito bom!

    Fazem mais 7 meses que tenho o meu e nunca me deixou na mão..

    Abraços,

    Maurício

    Responda este comentário
  4. Andre Luis
    Andre Luis 5 Março, 2010, 20:13

    Muito bacana, também já coloquei na minha lista de desejos.

    Responda este comentário

Deixe a sua opinião