RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Surf Bus – Rio de Janeiro

ATENÇÃO: CONSULTEM SEMPRE O SITE DO BUS, POIS ELE JÁ FICOU PARADO POR UM TEMPO E EVENTUALMENTE DEIXA DE FUNCIONAR PARA MANUTENÇÃO. SITE: http://www.surfbus.com.br/. TELEFONE DO BUS: (21) 98515-2289 (atualizado em janeiro 2014)

O projeto foi ideia de um empresário e surfista de sobrenome Guanabara. Desde jovem ele sonhava em ter algum tipo de transporte para as melhores praias do Rio – Macumba e Prainha. Contudo naquela época o transporte era difícil e eles acabavam surfando pela Zona Sul mesmo. Esse relato foi contado pelo guia do Surf Bus – Rafael Vianna – antes da minha viagem pela orla do Rio dentro desse coletivo laranjão – (atualização: agora em 2014 não é mais laranjão e não conta mais com o Rafael, pelo menos no dia que eu usei o bus em janeiro de 2014. Atualmente a Petrobrás assumiu o SurfBus).

O busão já ficou um tempo sem rodar por falta de patrocínio e recentemente teve a sua passagem reajustada para R$ 5,00 (o valor continuava este em janeiro de 2014). Mesmo tendo uma passagem mais cara que os ônibus normais, o Surf Bus tem suas vantagens, dentre elas podemos citar os suportes para pranchas, o clima tranquilo e a TV que vai e volta passando vídeos de surf.

Além disso é possível saber as condições do mar com o guia do bus e até mesmo ligar para o celular do guia para ser informado sobre os horários e sobre a localização do ônibus. Durante a viagem o guia atendeu ligações de algumas pessoas pedindo que o ônibus parasse em determinado local para que elas embarcassem. Bem diferente do que seria com um ônibus normal….

O que falta é visão por parte dos patrocinadores e mesmo da Prefeitura do Rio, afinal de contas, esse ônibus é um incentivo ao esporte e ao turismo no Rio de Janeiro. Segundo o guia comentou comigo durante a viagem, a vontade deles era ter patrocínio suficiente para manter o ônibus e disponibilizar o transporte gratuitamente para os surfistas, banhistas e turistas que desejassem ir até a Praia da Macumba ou a Prainha.

Durante o verão o movimento é bem misto, incluindo turistas e surfistas. Já no inverno o Surf Bus é basicamente usado por surfistas.

As partidas estão acontecendo nos sábados, domingos e feriados somente (informação atualizada em janeiro 2014). O Surf Bus sai do Largo do Machado, próximo a entrada da estação do Metro na praça (em frente a farmácia Pacheco). Os pontos de embarque e desembarque ao longo do caminho são em frente aos hotéis da orla ou em locais de picos de ondas. Além disso é possível ligar para o Surf Bus e combinar um ponto para ser pego – desde que este ponto esteja dentro do trajeto do Bus.

Horários de Partida – Largo do Machado (ida): 7:00, 10:00 e 14:00 hrs.
Horários de Partida – Mirante da Prainha (volta): 8:30, 12:30, 16:00 hrs.
Atenção: os horários podem sofrer alterações ao longo dos anos e em alguns dias o ônibus não roda para manutenção e afins, portanto sempre consulte o site ou telefone no início deste texto.

Os passageiros podem ficar onde quiserem, desde que avisem ao motorista com certa antecedência. O trajeto percorre as principais praias do Rio – Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra, Recreio, Macumba e Prainha. Na verdade, o ônibus não entra na Prainha, mas deixa os passageiros no ponto final, no Mirante da Prainha, a cerca de 5 minutos de caminhada da praia.

Mais informações e meios de contato (inclusive direto com o Surf Bus):

– Telefone: (21) 2539-7555
– Celular (dentro do Surf Bus): (21) 98515-2289
– Site: www.surfbus.com.br
– No Facebook:


Leia também

Da trilha para a casa da boêmia carioca…

Tem dias que são diferentes, e muito diferentes dos outros. O domingo passado foi assim. Eu e a Dani resolvemos

Parque Nacional do Caparaó – Parte 4

Os últimos dias no parque estavam me deixando chateado. Nenhum problema, apenas a sensação de que estava acabando incomodava. O

Escalada na Pedra do Baú

Texto e fotos Cesar Augusto Neves Acesse site: http://cesaraugustoneves.blogspot.com.br/ Partimos de Campos do Jordão às sete da manhã em direção

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


10 comentários

Deixe sua opinião
  1. nivea tarouquella
    nivea tarouquella 29 julho, 2009, 10:32

    Como tudo na terrinha maravilhosa a intenção é boa mas infelizmente nada funciona como deveria.
    Hj dia 29, maior sol na cidade e o ônibus não passou as 10 no Largo do Machado como está dizendo no site que passaria e ninguém atende nos telefones de contatos.
    O que dizer? Que esse ônibus é a maior roubada carioca?
    Vou pra Ipanema merrrrrmo!

    Responda este comentário
  2. Mario Nery
    Mario Nery 10 agosto, 2009, 12:17

    Olá Nivea, parece mesmo que o ônibus deixou de funcionar. Quando eu fiz essa matéria eles já estavam com alguns problemas de patrocínio, mas segundo um dos funcionários do Bus estavam negociando. Mas parece que não deu certo… Infelizmente.

    Ipanemaaaa, é bom demais mesmo. Beijos e valeu pelo comentário!

    Responda este comentário
  3. Gaston
    Gaston 17 agosto, 2009, 20:40

    Hola:

    Quiero ir con ustedes a Prainha a surfear el 19/08/2009, estoy alquilando un apartamento en Copacabana, Rua Paula Freitas y Avenida Atlantida, quiero confirmar para salir con ustedes temprano alrededor de las 7:00 AM. Voy yo y mi enamorada.

    Saludos Cordiales.

    Gastón.

    Responda este comentário
  4. Jaime Silva
    Jaime Silva 27 agosto, 2009, 10:38

    Fala galera!

    Gostava de saber se Bus afinal tá funcionando ou não..?
    Sou surfista de Portugal e queria experimentar outras praias que não Ipanema..

    Obrigado
    Boas ondas

    Responda este comentário
  5. ale
    ale 20 setembro, 2009, 09:36

    Esperei o surf bus passar e a unica coisa q passo foi a galera me sacagenado q o bus nao existe! Ele funciona? Algum numero q atenda?

    Responda este comentário
  6. Mario Nery
    Mario Nery 20 setembro, 2009, 19:31

    Infelizmente o ônibus não funciona mais. O projeto foi interrompido por falta de patrocínio. Conversei com os funcionários do bus durante a viagem que fiz com eles para esta matéria e eles mencionaram que estavam tendo dificuldades para conseguir patrocínio, principalmente durante o inverno, quando o movimento cai bastante…

    Bem, ficamos órfãos do surf bus.

    Responda este comentário
  7. fernanda tockus
    fernanda tockus 24 setembro, 2009, 20:57

    nossa que pena, o surf bus é um projeto muito legal,
    com tudo para dar certo, a natureza linda do Rio de Janeiro ajuda,
    mas parece-me que a falta de bom senso de alguns não ajuda, patrocinam um monte de merda e esquecem das coisas que realmente vale a pena…
    Fui para o Rio uma vez, me apaixonei, tentei pegar o SurfBus para ir á prainha, mas não deu certo…
    bom espero que um dia possamos andar de SurfBus =]

    fernanda tockus, curitiba/ PR

    Responda este comentário
  8. Luiz
    Luiz 17 outubro, 2009, 09:37

    Sou carioca , atualmente não moro no RIO , todavia sempre que posso tou passando férias lá, em abril depois de sair da praia do Pepê , estava num ponto de ônibus na junção da Pepê c/ a Sernambetiba esperando ônibus de volta p/ Copacabana e uma moça me informou do ônibus dos surfistas (que eu nem sabia que existia),peguei ônibus , achei espetacular , principalmente pq vai pela orla .
    Mês que vem (novembro) vou passar férias de novo na minha cidade maravilhosa e queria conhecer a PRAINHA (por incrível que pareça , sou um carioca que não conheço a Prainha)que dizem ser uma praia paradisíaca ,mas de difícil acesso para quem não está de carro e lembrei do ônibus dos surfitas , só que lendo esses artigos , fico em dúvida se ainda está funcionado ou se parou,o que seria uma pena. Nesse caso alguém poderia me dar uma dica de outra opção de ônibus p chegar até a Prainha ? Desde já agradeço alguma informação

    Responda este comentário
  9. LUIS ANTONIO
    LUIS ANTONIO 31 outubro, 2009, 13:57

    POR FAVOR VOLTEM COM O BUS. DESDE JUNHO ESTAMOS SEM OPÇÃO. QUANDO REINICIAR,ADOTEM O PRIMEIRO HORÁRIO PRA 8 DA MANHA.SETE DA MANHÃ É MUITO CEDO E TÁ AINDA MEIO ESCURO.

    Responda este comentário
  10. caetano
    caetano 17 novembro, 2009, 09:19

    E ai mario!

    Voltou a funcionar o surfbus?
    To de ferias no rio essa semana e to dependendo disso pra ir pra prainha surfar…

    Enquanto isso vou checar a condicao aqui no leblon mesmo..

    veleu..

    Responda este comentário

Deixe a sua opinião