RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





14 itens úteis para sua viagem!

Muita gente já viajou e se deu conta de que precisava de um adaptador de tomadas, um power bank para o celular ou uma simples cordinha para improvisar um varal no camping ou no quarto do hostel. Existem diversos objetos que podem tornar a vida de um viajante muito mais fácil. Eu comecei a pensar neste artigo durante uma viagem de ônibus interestadual, após ver como a extensão elétrica de um senhor foi a salvação para várias pessoas que queriam carregar seus celulares dentro do ônibus, e o mesmo acontece nas rodoviárias, hostels, aeroportos… E a extensão elétrica vai até pro camping estruturado, onde você pode usa-la para ligar as mais diversas coisas, desde um simples ventilador até uma geladeira ou televisão (sim, existem campistas que montam uma verdadeira casa dentro da barraca, o que é sempre muito curioso pra mim, já que o meu tipo de camping é outro).

Por causa desta “visão do senhorzinho e sua extensão elétrica” eu resolvi montar esta lista de objetos que podem ajudar bastante durante suas viagens, uma lista que varia de acordo com o tipo de viagem e de viajante, obviamente. É claro que sempre aparecerão itens novos, ou mesmo itens dos quais eu não me dei conta e que você pode fazer uso regularmente. Para isso existem os comentários no final deste artigo, se você tiver alguma sugestão basta comentar, vamos trocar ideias!

1. Caneta e um bloquinho de papel

Uma simples caneta e um bloquinho podem lhe ajudar a anotar qualquer coisa, desde um endereço do hostel até o WhatsAPP daquela pessoa interessante que apareceu mochilando pelo seu caminho. Além disso a caneta também pode ser usada para enrolar um pedaço de silver tape! Ela e o bloquinho também irão facilitar a sua vida quando você precisar desenhar um mapa ou preencher seus dados numa passagem de ônibus, de pé na fila e sem apoio.

2. Silver Tape ou “fita para duto”

Essa fita prateada é bem conhecida por muita gente. Na minha adolescência a galera do basquete e do skate vivia remendando os tênis com ela. Essa fita pode ser usada para tapar um buraco na sua barraca, unir varetas quebradas da barraca, prender a sola de uma bota que está descolando, entre outras mil coisas.

Fita para duto

Rolo da famosa Silver Tape

3. Linha, fio dental, agulha e um isqueiro

A linha e a agulha não precisam de explicações, mas o isqueiro pode ser muito útil caso você tenha problemas com o seu cadarço do calçado ou precise impedir que uma fita da sua mochila desfie na ponta. Quando você perder a proteção da ponta do cadarço ou tiver problemas com as fitas da mochila basta aquece-las de leve com o isqueiro e elas irão parar de desfiar. Além disso, o isqueiro será útil quando você descobrir no meio do mato que o acendimento automático do seu fogareiro parou de funcionar, ainda mais depois de um dia de caminhada pesada e com uma fome gigante. Ah, o isqueiro também é uma opção para enrolar um pedaço de silver tape!

costura

Linha e agulhas, note o potinho das agulhas adaptado feito com o corpo de uma caneta

O fio dental pode substituir a linha de costura em algum remendo básico numa roupa, na mochila ou até mesmo na sua barraca.

NOTA: eu não incluí uma tesoura por causa do item a seguir, mas caso você não leve ele considere levar uma pequena tesoura dobrável.

4. Um canivete suíço e/ou uma multi tool (multiferramenta)

Eles podem lhe ajudar nas mais variadas tarefas, desde abrir uma lata de comida ou uma garrafa de vinho/cerveja até consertar seu carro. Estes dois estão comigo em praticamente todas as viagens que faço, e também no dia a dia. Existem opções para todos os bolsos, tamanhos, pesos e exigências, mas muita gente opta por itens de fabricantes tradicionais e confiáveis como: Victorinox, Wenger e Leatherman.

Canivetes

Canivetes e a pequena multi tool que eu costumo levar nas viagens

Experimente visitar este link do AliExpress e você verá como existem opções de itens interessantes para as suas viagens!

NOTA IMPORTANTE: vale lembrar que objetos perfurantes e cortantes não podem viajar na sua bagagem de mão nos aviões. É necessário que você os despache na bagagem maior.

5. Mini mosquetões

É possível comprar mini mosquetões em lojas de camping ou nos camelôs. Essas pecinhas serão úteis na hora de pendurar alguma coisa no chuveiro, no quarto, na mochila… Eles são leves, não ocupam espaço e podem ajudar bastante!

Carabiners

Mini mosquetões e um mosquetão “de verdade”.

6. Fones de ouvido

Além de uma questão de educação, os fones também funcionam bem quando você não está muito afim de conversar com a pessoa sentada do seu lado. Mas lembre-se, parte da experiência de mochilar/viajar é justamente conversar com as pessoas do local. Então use os fone de ouvido com moderação. ;)

Fones de ouvido

Meus fones de ouvido presos com um clipe fotográfico.

Existem pessoas que preferem os fones de ouvido grandes, aqueles que estão bem na moda hoje em dia, mas lembre-se que eles são um item extra para transportar. Particularmente eu prefiro os fones de ouvido tradicionais, já que eu posso guardar eles facilmente no bolso da bermuda ou da barrigueira da mochila.

7. Power bank, ou bancos de energia, para carregar os seus gadgets

As baterias dos celulares antigos eram uma maravilha, duravam uma semana ou até mais… Já as baterias modernas e os nossos aparelhos fominhas nos deixam sem comunicação muito rapidamente. Algumas pessoas vão falar:

– Ahhhh, desliga o maldito telefone e aproveita a viagem!

Sim, eu concordo com elas, em parte! O smartphone vai muito além das selfies e posts nas redes sociais, ele pode lhe ajudar em vários momentos, desde achar uma rua, verificar o trânsito, chamar um táxi (ou o Uber), descobrir se o taxista não está fazendo um passeio com você pela cidade, ver quais os bares mais legais ao redor do seu hostel, etc… Pensando assim, ter uma opção de energia móvel para recarregar o seu aparelho é uma boa ideia. O Banco de Energia, ou Power Bank, nada mais é do que uma bateria externa que você pode carregar na tomada e depois usar para recarregar seu telefone quando você estiver em um local onde não haja uma tomada. Eu uso um power bank que comprei no AliExpress e que funciona muito bem pro meu celular, já cansei de carregar o aparelho durante viagens de ônibus ou mesmo dentro da barraca. É um item que vale apena ter, que não custa caro e que você encontra facilmente hoje em dia!

Banco de energia

Power Bank (genérico) que eu uso nas viagens e no dia a dia quando estou na rua

8. Carregador de pilhas e pilhas recarregáveis

Se você precisa de pilhas AA ou AAA essa é uma boa opção para não ficar gastando dinheiro com as alcalinas, que costumam ser caras. Eu uso as pilhas recarregáveis no meu GPS.

Pilhas recarregáveis

Carregador de pilhas da Sony que eu uso há muito tempo nas viagens em que levo o GPS

Uma opção para os locais remotos, onde o carregador de pilhas normal não vai ajudar em nada, é usar um carregador de pilhas que seja alimentado por um painel solar, a Goal Zero tem um bem kit interessante e muito usado por quem precisa de energia em locais remotos, mas existem outros modelos genéricos no mercado. Aqui cabe um comentário: eu já tive problemas com carregadores solares antes, os mais vagabundos podem danificar as baterias do seu aparelho, então, cuidado na escolha deles.

Guide 10 Plus

Kit Guide 10 Plus da Goal Zero, uma solução para quem precisa recarregar baterias em locais remotos

10. Leitores de cartão de memória

Leitores de cartão de memória podem ser fundamentais quando você for até uma lan house para descarregar as fotos da sua câmera. Muitos lugares não tem leitores para todos os tipos de cartões ou até mesmo não possuem leitores de cartão. Mas qualquer computador atual possui portas USB, então, ter um leitor de cartão com conexão USB ajuda bastante nestas horas! E um pendrive ou HD externo pode ser uma boa saída para armazenar as suas fotos, caso você não queira envia-las para algum serviço de hospedagem de arquivos na nuvem.

Card Readers

Leitores de cartão de memória (o que eu mais uso é o verde) e um dos meus pendrives.

9. Extensão elétrica e adaptadores de tomadas

Eu já falei um pouco sobre a extensão elétrica no início do texto, ela é muito útil em aeroportos, hostels ou campings que disponibilizam tomadas. Uma boa dica é comprar uma extensão com mais de uma tomada, assim você poderá carregar ao mesmo tempo mais de um aparelho. Eu uso uma extensão com 3 saídas e três metros de comprimento, com a tomada completamente emborrachada – o que funciona muito bem para recarregar os eletrônicos num camping estruturado ou hostel.

Extensão elétrica

Extensão elétrica – util nos campings estruturados e nos hostels

Lembre-se de comprar um modelo que suporte tanto 110 quanto 220 volts, nem todos os lugares tem a mesma voltagem que a sua cidade.

Quanto aos adaptadores de tomada… Bem, eles se tornaram um item quase obrigatório depois que o Brasil mudou o padrão de encaixe das nossas tomadas, principalmente para quem tem carregadores de pilhas e baterias que usam os plugs chatos (americanos), como esses da foto abaixo.

Carregadores de bateria

Carregadores de baterias e pilhas, os plugs diferentes pedem adaptadores de tomadas!

10. Cordinha de varal, paracord ou cordeletes de escalada

É um item útil para quem frequenta campings estruturados e precisa secar as toalhas ou roupas de banho e também para os mochileiros que por ventura venham a lavar alguma roupa no hostel e não tenham como pendura-la dentro do quarto, além disso as cordinhas podem acabar servindo para outras coisas durante a sua trip. Para os mais técnicos existem as opções do Paracord ou os cordeletes de escalada, esses dois são mais válidos quando você está num camping selvagem e irá usar a corda para outras funções como, por exemplo, fixar uma rede de dormir.

Paracord

Paracord, uma boa opção multiuso para o camping selvagem!

11. Travesseiro inflável de pescoço

Vale muito para quem enfrenta longas viagens de ônibus ou avião. É possível substituí-lo por um travesseiro de pescoço em gel (que é confortável, porém é mais volumoso e chato de carregar) ou até mesmo por alguma peça de roupa, como um casaco por exemplo. Quando eu viajo costumo deixar sempre um anorak leve e um fleece na mochila de mão, se o ar condicionado do ônibus não estiver no modo “pólo norte”, o fleece acaba servindo como apoio de pescoço. Caso contrário eu visto o fleece e uso um apoio inflável genérico que me atende bem, similar a este da foto.

Apoio de pescoço

O modelo inflável do apoio de pescoço é menos volumoso do que os tradicionais em gel.

12. Mini Lanterna ou uma lanterna de cabeça

Alguns celulares e canivetes tem esta função, mas tem quem prefira levar uma pequena lanterna na mochila. Algumas opções podem usar apenas uma pilha AAA (palito), o que torna a lanterna bem fácil de transportar e leve. Normalmente eu levo sempre a minha headlamp.

13. Filtro de água portátil

Esse é um item que entrou na lista no ano passado, e que me acompanha quando a viagem é para um local remoto onde eu não posso comprar água engarrafada ou ter acesso a água tratada. Raramente eu ando com ele na mochila em viagens urbanas, mas ele poderia ser usado caso você não confie na água de torneira ou na água comercializada no local. Trata-se do Sawyer Mini, um filtro importado que eu comprei no ano passado e que é bem versátil. O Lifestraw é mais conhecido e comum aqui no Brasil, mas na minha opinião não é tão flexível no uso como o Sawyer.

Sawyer

Sawyer Mini e o pouch dele. Esse filtro pode ser usado diretamente na boca de garrafas PET.

14. Garrafa reutilizável

Uma garrafa reutilizável pode ser uma ótima opção se você tiver possibilidade de abastecer ela em bebedouros ou mesmo direto da torneira, o que é comum em alguns países e até em alguns lugares aqui no Brasil. A capacidade e o tipo de garrafa vai variar de acordo com cada pessoa, aqui nós usamos duas garrafas, uma bem pequena da Alpen Pass (400ml) e uma Groove de 600ml da CamelBak, esta segunda tem uma vantagem: ela possui um filtro de carvão ativado dentro da garrafa e foi desenhada exatamente para oferecer uma filtragem extra para a água de torneira, o que pode ser uma ótima escolha para os viajantes urbanos.

Garrafa Camelbak

Uma garrafa reutilizável pode fazer você economizar dinheiro comprando água e também te ajuda a gerar menos lixo!

Basicamente é isso, essa lista de utensílios pode lhe ajudar em diversas situações. Muitos outros itens poderiam entrar na lista, assim como muitos poderiam sair dela, tudo depende do tipo de viagem e do viajante em si. E se você tiver alguma sugestão ou dúvida deixe um comentário mais abaixo!

Bons ventos e boas trips!


Leia também

Farol de Santa Marta, Santa Catarina

No final de agosto de 2015 eu fui para Porto Alegre passar uma temporada com a Luiza e resolvemos tirar

Clipagem correta

Clipar a corda no mosquetão significa passar a corda por dentro do mosquetão, fazendo um ponto de segurança. Esse procedimento

Travessia Cassino x Chuí – Rio Grande do Sul

Texto e fotos enviados pelo nosso amigo leitor Almir Maciel Em março de 2015 um amigo (Wálter) postou uma mensagem

Mario Nery

Mario Nery

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking


6 comentários

Deixe sua opinião
  1. Jayme Queiroz
    Jayme Queiroz 10 janeiro, 2016, 00:02

    No nr 8 da lista, uma opção no kit da Goal Zero é o Venture 30 recharger. Muito bom! No Nr 13 da lista, outra opção são os produtos da Steripen.

    Responda este comentário
  2. Abilio
    Abilio 10 janeiro, 2016, 20:48

    esse multitool laranja q aparece na foto é leatherman? recomendo os da ganzo na gearbest..são mto mais em conta

    Responda este comentário
    • Mario Nery
      Mario Nery 11 janeiro, 2016, 10:09

      Olá Abilio! Não, este é genérico mesmo. Gosto bastante dele por causa do tamanho e do alicate pequeno, que me ajuda bastante em tarefas menores. Não conhecia o GearBest, vai entrar para a lista aqui. Depois vou dar uma olhada na marca que você citou. Abraços!

      Responda este comentário
      • Abilio
        Abilio 27 janeiro, 2016, 22:13

        eu to com uns canivetes da Ganzo q peguei na gearbest e são muito bons…tem os Sanrenmu e Enlan tb(tudo da gearbest) que são até mais baratos. Na verdade,comecei ate a colecionar essas faquinhas hehe
        Peguei powerbank,baterias 18650,paracord e lanternas(olight s15r e nitecore tube) tb. Menos da metade do preço BR

        Responda este comentário
  3. Samuel Coutinho Campos
    Samuel Coutinho Campos 11 janeiro, 2016, 21:32

    Passei por essas brigas no onibus, viajando do rio para curitiba. Eu comprei uma adaptador de energia com duas tomadas e duas saídas USB na multicoisas e um cabo USB de 3 metros. Coloquei na tomada do ônibus e usei o celular sentado na poltrona. Os demais passageiros usaram as duas tomadas. o power bank foi carregando na segunda USB. autonomia acima de 24:00 usado Internet e GPS.

    Responda este comentário

Deixe a sua opinião