RSSFacebookTwitter YouTubeInstagramPinterest





Vibram Five Fingers

ATENÇÃO: O Five Fingers deixou de ser comercializado no Brasil tem alguns anos já, o importador decidiu parar de trazê-lo pouco tempo após o lançamento dele aqui no país, infelizmente. Até o momento (outubro de 2015) não temos notícias da volta deste calçado para o Brasil. Sendo assim a melhor solução é importá-los através de algum amigo ou comprá-los diretamente fora do país, mas uma dica: atente sempre para o fato da numeração não ser tão fácil para acertar como em um tênis, sendo assim, tenha cuidado ao comprar sem experimentar antes.

Para quem não conhece Vibram é uma empresa italiana que desde 1935 se especializou em solados. Tanto para uso militar, para bombeiros e uso esportivo para escaladores e montanhistas.

A FiveFingers é um novo conceito em calçado. Você não o calça, você o veste. São luvas para os pés. Seu conceito é simples, porém inovador. Ele visa a melhora e a correção da pisada, com o fortalecimento de músculos e tendões.

O FiveFingers foi projetado por médicos que tinham como meta melhorar o desempenho dos corredores, com uma ideia simples: voltar as origens.

Os tênis de hoje, principalmente os com amortecimento, alteraram a pisada humana, enfraquecendo os músculos e tendões, pois todo o peso corporal é centralizado no calcanhar. Quem já viu alguma corrida (maratona e afins) percebeu que os kenianos são grandes corredores. Qual o diferencial? Eles treinam e/ou correm descalços. Sua pisada faz com que o peso e pressão do corpo sejam distribuídas de forma correta em todo o pé, e isso melhora e muito os resultados.

FiveFingers

Modelos Bikila (esquerda) e KSO (direita)

Cinco motivos para Usar o Vibram FiveFingers, descritos no site da FiveFingers:

1. Fortalece os Músculos das Pernas e Pés – Usar o Vibram FiveFingers estimulará e fortalecerá os músculos das pernas e pés, melhorando a saúde geral dos pés e reduzindo o risco de lesões.

2. Melhora a Amplitude de Movimentos dos Tornozelos, Pés e Dedos – Chega de “moldes” nos sapatos, os pés e dedos se movem mais naturalmente.

3. Estimula a Função Neural Importante para o Equilíbrio e Agilidade – Ao utilizar o Vibram FiveFingers, milhares de receptores neurológicos nos pés enviam informações valiosas ao cérebro, melhorando o equilíbrio e a agilidade.

4. Elimina o Calcanhar Elevado para Alinhar a Coluna e Melhorar a Postura – Ao diminuir a altura do calcanhar, o peso do corpo é ainda mais distribuído por todo o pé, promovendo a postura adequada e o alinhamento da coluna.

5. Permite que o Pé e o Corpo se Movam Naturalmente – O que apenas nos faz SENTIR-SE BEM.

Eles foram criados para uso nas seguintes modalidades: esportes aquáticos, corrida, fitness, yoga/pilates, trekking, pós prática de esportes, viagens e uso urbano.

Bikila

Modelo Bikila (feito para corrida) - detalhe do solado

A adaptação ao FiveFingers não pode ser feita de forma rápida, pois o risco de lesões é muito grande. Aliás é muito normal sentir a diferença logo no início do uso!

Seguem as dicas para os corredores que pretendem usar a Fivefingers, essas dicas estão no site do produto:

– Não corra mais de 10% da distância que costuma correr nas primeiras 2-3 semanas de uso.
– Depois de 2 a 3 semanas, aumente gradualmente a distância de 10% a 20% em intervalos de duas semanas.
– Caso comece a sentir dor durante a corrida, pare! Você pode tentar de novo após alguns dias.
– Nunca corra 2 dias seguidos no primeiro mês.
– Alongue-se antes e depois de correr, priorize as pernas e os pés porque a corrida com o Vibram FiveFingers estimula esses músculos.
– Se, após diversas semanas de treino, você estiver muito dolorido, será necessário descansar e diminuir a distância da corrida.

Dicas para o uso em trilhas:

– Não começar o uso em trilhas grandes.
– Use primeiro na cidade pisando em vários tipos de piso: asfalto, cimento, pedra portuguesa e etc.
– Comece com trilhas curtas e sempre leve um calçado reserva.

O FiveFingers não foi feito para todas as pessoas. Quem usa prótese ortopédica, tem dedos palmados, sindactilia (dedos juntos como se fossem um) e etc não podem usá-lo, pois ele não foi desenvolvido para pés com necessidades específicas.

O número a ser escolhido pode não ser o mesmo que o usado em calçados tradicionais. O pé tem que estar confortável, porém não pode estar folgado. Pode acontecer de homens terem que usar algum modelo feminino e vice versa. Aliás este é um ponto que merece atenção, antes de comprar uma FiveFingers experimente! A numeração costuma variar na maioria dos casos, por isso mesmo seu número ao invés de ser o 40 habitual (exemplo), poderá ser um 39 no caso deste calçado.

Como esse calçado é uma espécie de luva, (1) os dedos devem ser vestidos primeiro, após encaixar confortavelmente, (2) calçar o calcanhar e, por último, (3) ajustar os velcros.

O FiveFingers tem que cair como uma “luva”.

Os FiveFingers são feitos em poliamida, borracha vibram, poliuretano, micro fibra antibacteriana, solado em eva, entre outros. Os modelos para corrida usam produtos diferenciados. Todos os componentes permitem que eles sejam lavados na máquina de lavar, mas devem secar ao ar livre (evitando a exposição direta ao sol).

Quando eu usei o Vibram FiveFingers KSO em trilha, a parte de baixo do meu pé (aquela mais gordinha embaixo dos dedos), ficou um pouco dolorida, mas dada desesperador. A correção da pisada causa isso. Via-se claramente a forma que meus dedos se abriam/espalhavam a cada pisada. Isso prova a modificação da forma de pisar, tendo o peso e a pressão irradiados por todo o pé.

Depoimento do nosso amigo Red Genaro, usuário de modelo KSO:

“Uso ele somente quando vou à academia, para os exercicios de musculação e corrida na esteira. Na musculação não sinto tanto diferença dela para qualquer outro calçado. Mas quando vou correr na esteira aí sim a FiveFingers mostra as suas vantagens. A sensação é a mesma de quando corremos descalço, ou seja, sensação de liberdade, com a vantagem de não ter nada agredindo os seus pés. Após uns 50 minutos correndo sinto uma pequena dor na sola do pé, mas acredito que seja devido a reativaçao da musculatura atrofiada pelo calçados convencionais, com os exercícios recomendados pela FiveFingers isso passará em breve. No dia à dia já sinto que o uso das FiveFingers tem deixado os meus pés menos cansados. Principalmente quando tenho que andar muito ou ficar algumas horas em pé.”

Para conhecer todos os modelos, acesse o site da FiveFingers Brasil

Avaliação e Nota final – 4.5 (No total de 5 pontos)

Produto: Vibram FiveFingers
Uso: esportes aquáticos, corrida, fitness, yoga/pilates, trekking, após a prática de esportes, viagens e uso urbano.
Fabricante: Vibram (Itália)
Ponto positivos: sistema de ajuste, conforto, design e melhora no desempenho (segundo testes com corredores).
Pontos negativos: necessita readaptação em caso de uso para corrida, algumas pessoas não se acostumam com o solado fino, em caso de uso em trilha funciona melhor em terrenos com pouco cascalho ou pedaços de galhos, terrenos muito “sujos” podem machucar o pé do usuário.

Avaliações e Nota Final

Visual★★★★★ 
Acabamento★★★★★ 
Resistência★★½☆☆ 
Conforto★★★★★ 
Multiuso★★★★★ 
Facilidade de uso★★★★★ 
Nota Geral★★★★½ 

Comentários e Extras

A perda de pontos no quesito “resistência” indica a questão de que mesmo sendo recomendada para trekking a FiveFingers não deve ser usada em terrenos muito acidentados onde haja risco de abrasão da parte de cima do calçado que é feita em tecido. Vale citar novamente que o uso deste calçado para prática de corrida requer uma readaptação gradual do praticante, o desrespeito deste ciclo de readaptação poderá ocasionar lesões.

ATENÇÃO: O Five Fingers deixou de ser comercializado no Brasil tem alguns anos já, o importador decidiu parar de trazê-lo pouco tempo após o lançamento dele aqui no país, infelizmente. Até o momento (outubro de 2015) não temos notícias da volta deste calçado para o Brasil. Sendo assim a melhor solução é importa-los através de algum amigo ou comprando diretamente fora do país, mas uma dica: atente sempre para o fato da numeração não ser tão simples de acertar como em um tênis, sendo assim cuidado ao comprar sem experimentar antes.


Leia também

Mochila Alpina 43 – Trilhas e Rumos

Mochilas alpinas são uma categoria à parte no mundo das mochilas de montanha. Vamos entender isso melhor. A Escalada Alpina

Thule chega ao mercado de mochilas técnicas

Quando ouvimos ou lemos o nome “Thule” logo pensamos em acessórios para carros, como bagageiros de teto, racks ou outros

Headlamp Fuel – Princeton Tec

Para quem não sabe, a Princeton Tec é uma empresa americana que desde 1975 desenvolve produtos para esportes ao ar

Elque Silva

Elque Silva

Apaixonada pelas coisas boas da vida: montanhas, trilhas, aventuras, viagens e amigos. Trabalha na área de Administração. Me siga no Twitter: @elquetrekking


8 comentários

Deixe sua opinião
  1. Tania Edwiges Regis Soares
    Tania Edwiges Regis Soares 27 julho, 2015, 11:48

    Olá… Estou procurando há meses pra comprar.
    Aqui no Brasil é praticamente impossível.
    Como não consigo uma loja pra poder pelo menos experimentar, vou tentar comprar no escuro mesmo… pela internet… Mercado Livre ou algo do genero.
    Corro na areia fofa todos os dias e estou com muito medo de ferir meus pés.

    Responda este comentário
    • Mario Nery
      Mario Nery 27 julho, 2015, 11:55

      Tânia eles deixaram de ser importados oficialmente para o país em 2013. O que você encontrará aqui hoje ou será estoque encalhado de algum lugar ou será importação não oficial. O problema de comprar sem experimentar é que a numeração nem sempre é certa com aquela que você costuma usar… Por isso é sempre um risco, pode ficar apertado demais ou largo… Abraços e boa sorte na compra.

      Responda este comentário
      • Tania Edwiges Regis Soares
        Tania Edwiges Regis Soares 27 julho, 2015, 12:44

        Super obrigado Mário!
        Suas dicas são muito boas… Encontrei no Ali Express… Eles têm a tabela de medida que acredito venha a dar certo, pois baseia-se em centetros de uma régua básica…. Vou arriscar… Abraços!

        Responda este comentário
        • IZIDRO MARTINS
          IZIDRO MARTINS 1 dezembro, 2015, 13:19

          Tania, cuidado com os vendidos no Ali express pois em sua maioria são réplicas. Os Chinas compram o solado original da vibram mas produzem a parte do cabedal. Tem alguns bons… mas tem alguns de péssima qualidade.
          Uso a um bom tempo e por falta do mercado eu comprei um no Ali… quando chegou, só de ver e pegar na mão já vi que não era original, pois tenho vários.
          O problema com a qualidade é o seguinte: se você for usar socialmente, academia e treinos in-door ele até vai bem. Mas se for usar para correr, ainda mais na praia não vai durar 6 meses pois o solado começa a descolar na ponta dos dedos e laterais….
          O meu não durou 2 meses pois sou maratonista e faço treinos de 40k…
          O melhor é pedir para alguém que está indo aos EUA para trazer, pois mesmo os vendidos no ML só dá para saber se é original quando por a mão… o pessoal ta comprando muito no Ali.
          Um que não está sendo copiado e está fácil de encontrar para mulheres no Mercado Livre é o Adidas Adipure Trainer 1.1, o qual considero muito melhor que o Five Fingers, mas a Adidas tirou de linha também e meu numero (41) está quase impossível de se encontrar.

          Responda este comentário
    • Veronica Paula Alves
      Veronica Paula Alves 6 outubro, 2015, 01:45

      Olá Tânia! !
      Tenho alguma suecas disponível ainda se interessar favor entar em contato.
      mvfashion_import@hotmail.com

      Responda este comentário
  2. Victor curioso
    Victor curioso 15 junho, 2017, 10:22

    Olá, gostaria de saber se a situação da importação continua a mesma. achei esse site https://www.trekkinn.com/ e queria saber se é confiável. Obrigado.

    Responda este comentário
    • Mario Nery
      Mario Nery 19 junho, 2017, 14:25

      Sim, até onde sabemos continua a mesma coisa. Já li relatos sobre esse site na internet e eram positivos. Mas nunca comprei lá – ainda – por isso não posso dar a minha opinião pessoal sobre a confiabilidade dele. Abraços!

      Responda este comentário

Deixe a sua opinião